Qual o valor da glicose depois do almoço?

Perguntado por: amaldonado . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

Qual é o nível normal de glicemia? Ao fazer a medição sanguínea da glicemia, ela é considerada normal quando apresenta os seguintes valores: Glicemia de jejum: entre 70 a 99 mg/dL. Glicemia pós-prandial: até 140 mg/dL.

Quando medir: Em jejum e 1h ou 2h após as refeições principais (café da manhã, almoço e jantar). Dependendo do caso, alguns profissionais acrescentam uma medida antes do almoço e do jantar, totalizando 6 medidas no dia. Associação Americana de Diabetes (ADA).

A glicose de jejum entre 100 e 125 mg/ dL é chamada de glicemia de jejum alterada. A partir de 126 mg/dL já temos o diagnóstico de diabetes. Na glicose sem jejum, valores acima de 140 mg/dL remetem ao diagnóstico de Intolerância à Glicose e acima de 200mg/dL, também temos o diagnóstico de diabetes.

Em geral, o valor recomendado para a glicemia duas pós-prandial é < 140 mg/dL, porém esses níveis devem ser individualizados.

De maneira geral, sem a ingestão de alimentos, o ideal é que seus níveis de glicose estejam entre 75 e 140 mg/dL; após o café da manhã, almoço e jantar, entre 75 e 160 mg/dL.

Normalmente depois de 2 horas da ingestão de uma refeição, nas pessoas normais acontece uma rápida elevação da secreção de insulina, alcançando picos máximos após 1 hora, mas depois de 2 horas a glicose fica em valores inferior a 140 mg/dl.

Para baixar a glicose no sangue uma boa opção é ingerir alimentos ricos em fibras, tais como: Leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, soja em grão). Grãos, farelos e farinhas integrais (arroz, linhaça, aveia, cevada, milho, trigo).

Tabela 1. Correlação entre glicemia de jejum e A1C. Adaptado de referência 1.

Hemoglobina glicada A1C< 7,0%
Glicemia pré-prandial70 a 130 mg/dl
Glicemia pós-prandial< 180 mg/dl

O normal é ter um teste de tolerância oral à glicose abaixo de 140 ml/dl. Indivíduos com teste de tolerância oral à glicose entre 140 e 199 mg/dl são considerados pré-diabéticos. Indivíduos com teste de tolerância oral à glicose acima de 200 mg/dl são considerados diabéticos.

Para evitar que ocorram hematomas na região da picada, logo após colocar a gota de sangue na tira do papel, pressione o local com ajuda do dedo polegar da mesma mão por cerca de um minuto.

.Hiperglicemia

  • Urinar em grande quantidade e mais vezes;
  • Ter sede constante e intensa;
  • Sensação de boca seca;
  • Fome constante e difícil de saciar;
  • Cansaço;
  • Visão turva.

Glicose acima de 200 é perigoso? Estar com a glicose superior a 200 mg/dL, mesmo que após a refeição, é perigoso e pode indicar que o paciente está com diabetes, sendo necessária a repetição do exame outro dia para ter a confirmação.

O nível de glicose é considerado normal quando está inferior a 100 mg/dL.

Acontece que lá pelas 2 horas da manhã o nosso organismo começa a produzir uma série de hormônios, entre eles o cortisol. Essas substâncias aumentam a resistência das células à insulina, ou seja, mesmo o fígado tendo liberado um tanto de glicose no sangue ela tem dificuldade de penetrar nas células.

A condição ocorre quando o organismo não produz uma quantidade suficiente de insulina, o que faz com que o indivíduo tenha picos de açúcar no sangue que não serão convertidos em energia para o corpo. “O problema em si não é a insuficiência da insulina. Ela está lá.

Preparo do exame de glicemia
O preparo para realizar o exame de glicemia em jejum, é não ingerir nenhum alimento ou bebida de 8 a 12 horas, exceto água.

Outra boa sugestão de café da manhã, por exemplo, é comer banana, aveia e canela. Essa combinação é interessante para quem está tentando controlar a glicemia, isso porque a canela tem efeito hipoglicemiante. Quando misturada com a aveia, que possui fonte de fibras, ela ajuda a reduzir o índice glicêmico da banana.

Goiaba

Goiaba: Rica em fibras e de baixo Índice Glicêmico, a goiaba é uma das frutas que diabéticos podem comer.

maçã

De acordo com um estudo publicado no International Journal of Pharma and Bio Sciences, comer uma maçã por dia, em jejum, tem um impacto significativo na diminuição dos níveis de glicose, como também no colesterol LDL e nos níveis de gordura.

7 melhores sucos para diabéticos

  • Suco de melancia com aipo. Ingredientes. ...
  • Suco de goiaba com limão. Ingredientes. ...
  • Suco de tangerina com mamão. Ingredientes. ...
  • Suco de maçã com abóbora. ...
  • Suco de batata yacon. ...
  • Suco de pêra com toranja. ...
  • Suco de melão com maracujá

No tratamento do diabetes, o ideal é que a glicose fique entre 70 e 100mg/dL. A partir de 100mg/dL em jejum ou 140mg/dL duas horas após as refeições, considera-se hiperglicemia e, abaixo de 70mg/dL, hipoglicemia.