Qual o valor da creatinina que é preocupante?

Perguntado por: iescobar3 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 9 votos

A avaliação do nível da creatinina é feita mediante à comparação dos resultados. Os resultados considerados “normais” precisam estar dentro dos valores de referência (entre 0,6 mg/dl e 1,2 mg/dl). Aqueles abaixo dos valores de referência (0,6 mg/dl) não são frequentes e não costumam apresentar motivos para preocupação.

Quem deve fazer hemodiálise ? Todos os pacientes que apresentarem doença renal crônica estágio terminal (Clearance Creatinina < 15 mL/min) devem iniciar a hemodiálise (Doença Renal Crônica – Saiba mais sobre essa silenciosa doença).

Quais são os sintomas da creatinina alta?

  1. náuseas;
  2. vômito;
  3. cansaço e fraqueza;
  4. retenção de líquido;
  5. falta de apetite;
  6. falta de ar;
  7. confusão mental;
  8. emagrecimento.

Para mulheres, o recomendado é entre 0,5 a 1,1 mg/dL e, para homens, de 0,6 a 1,2 mg/dL. “Indicamos que seja feito anualmente por pessoas Assintomáticas (saudáveis.)

HIDROCLOROTIAZIDA Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999. Comprimido. Embalagem contendo 20 comprimidos.

Uma dieta hipoproteica, com restrição sobretudo de carne vermelha de origem animal é recomendada. Pacientes com problemas renais devem também restringir sal, alimentos muito ricos em potássio ( como água de coco, banana ) e obrigatoriamente evitar carambola.

Os autores concluem, portanto, que a suplementação de creatina não causa danos à função renal, mesmo havendo doença renal pré-existente.

Antibióticos aminoglicosídeos, como vancomicina e gentamicina, podem causar lesão renal com aumento da creatinina. Cefalosporinas podem aumentar os resultados da medida de creatinina sem que exista lesão renal. Exercício afeta os níveis de creatinina? Exercícios moderados não afetam o nível de creatinina.

Os estágios da doença renal crônica são definidos conforme a taxa de filtração glomerular (TFG),que mostra como os rins estão funcionando por meio da análise da filtragem da creatinina sérica, substância que fica no sangue. Para resultados mais precisos, também considera-se a idade, o gênero e a etnia do paciente.

Com a perda de função, que equivale a menos de 10% da atividade dos rins, a pessoa necessita iniciar o tratamento de hemodiálise, para manter o equilíbrio das substâncias essenciais para o organismo.

Infecção urinária (ardor para urinar ou dor lombar associada a febre, urina com mal cheiro ou turva, dificuldade para urinar ou sentir vontade de urinar muitas vezes ao dia) Sangue na urina.

O valor normal do clearance de creatinina em 24 horas é de 12.10 a 28.90 mg/Kg/24hs em homens e 10.70 a 26.00 mg/Kg/24hs em mulheres. Resultados abaixo da faixa para o sexo podem indicar um problema dos rins, principalmente em caso de diabetes ou pressão alta.

Uma função renal normal é aquela que situa-se entre 70 e 140 ml/min de sangue filtrados por dia. Esse valor varia com idade, tamanho e sexo. Conforme envelhecemos, nossos rins também diminuem a sua capacidade de funcionamento. Idosos chegam a ter rins 30% menores do que quando eram jovens.

Quem necessita fazer esse tratamento? A hemodiálise está indicada para pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica graves. A indicação de iniciar esse tratamento é feita pelo médico especialista em doenças dos rins (nefrologista).

A taxa de creatinina alta pode pode indicar um problema no rim. É imprescindível fazer um diagnóstico precoce de alteração do funcionamento do rim, para que assim, seja possível fazer o seu reparo ou minimizar que este rim fique com cicatrizes irreparáveis.

Sendo assim, o consumo de abacaxi, acerola, ameixa, banana-maçã, caju, caqui, jabuticaba, limão, manga, maçã e laranja-lima está permitido. Por outro lado, é fundamental retirar da alimentação abacate, açaí, água de coco, banana-prata, damasco, figo, goiaba, graviola e demais frutas com alto índice de potássio.