Qual o único versículo no Novo Testamento que se refere a música?

Perguntado por: eAvila . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.9 / 5 8 votos

Muitas passagens do Novo Testamento testificam de uma variedade de instrumentos musicais comuns ao contexto judaico daquele tempo, tais como a flauta (Mateus 9:23; 11:17), os címbalos (I Coríntios 13:1), o shofar (Apocalipse 8:2, 6-12; 9:1-13) e a harpa (Apocalipse 14:2-3), entre outros.

A Bíblia não nos fornece um tratado ou um capítulo sobre música.

A Sagrada Escritura nos ensina que o ministério de música é algo antigo e que foi instituído na casa de Deus através do Rei Davi.

O que Deus diz sobre a Música foi escrito para abordar os temas que são frequentemente levantados a respeito do efeito da música sobre a mente, o corpo e o espírito. Este livro aborda essa três áreas da perspectiva bíblica e científica e não apenas de uma mera opinião pessoal.

Portanto, o primeiro músico mencionado na Bíblia é Jubal, conforme texto extraído do relato bíblico: “Ada deu à luz Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e possuem gado. O nome de seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta” (Gênesis 4:20-21).

2 Cada dia te bendirei, e louvarei o teu nome pelos séculos dos séculos e para sempre. 3 Grande é o Senhor, e muito digno de louvor; e a sua grandeza, inescrutável. 4 Uma ageração louvará as tuas obras à outra geração, e anunciarão as tuas proezas.

“Deus habita no meio dos louvores.” (Sl 22.3 ) Observe como o semblante dessa senhora já não era o mesmo depois do louvor e da palavra. “Deus habita no meio dos louvores.” (Sl 22.3 ) Observe como o semblante dessa senhora já não era o mesmo depois do louvor e da palavra.

Um texto de exemplo na bíblia: Salmos 9:1-2: “Eu te louvarei, Senhor, com todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas. Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo. Prestar culto a um ser superior, a uma divindade.

A música gospel é conhecida como um ritmo e um estilo musical religioso de grupos cristãos. O termo também é utilizado para fazer referência a músicas evangélicas. Presente principalmente em cerimônias religiosas e costuma ter como tema principal a adoração a Deus, a Cristo ou ao Espírito Santo.

O projeto nasceu depois que Geber encontrou centenas de obras inéditas deixadas pelo seu pai. O compositor paraibano Luiz Ramalho, que é primo de Elba e Zé Ramalho, teve como seu maior sucesso a música "Foi Deus quem fez você".

A Bíblia ensina que o que é sagrado tem maior importância do que o secular (Filipenses 3:17-21; Colossenses 3:1-4). C. A Bíblia possui exemplos de música secular. Estas passagens nos mostram que a música secular faz parte da realidade das culturas bíblicas e que este tipo de música não é condenável por si só.

A música é um meio tão intenso e importante de contato dos seres criados com seu Criador que Deus doou a Lúcifer capacidade inigualável para executar e dirigir a música celestial. Assim ficou instituída, desde o Céu, a Música Sacra, separada para um propósito santo – agradar a Deus.

Dizer que Deus habita no meio dos louvores significa que Deus é honrado quando seu povo fiel rende louvores a Ele. Deus não depende de qualquer aclamação ou invocação humana para existir ou se manifestar; mas o seu reino é manifestado aos seus adoradores quando eles lhe adoram.

Escutar música “do mundo” é pecado? Não, escutar música que não é religiosa não é pecado. A mesma canção pode inspirar uma pessoa a atos maus e outra a louvar a Deus! Isso acontece com todos os gêneros musicais, com e sem letra.

O louvor a Deus traz a libertação que nosso coração necessita (Jo 8,31-42)

O louvor que liberta é o louvor ativo, que parte da pessoa para Deus. Simplesmente colocar um CD de louvor na sua casa, e sair, não vai "limpá-la" como muitos crêem. Ouvir louvores no carro não vai te livrar de acidentes no trânsito. CDs de Louvor não são folhas de arruda.

Onde Deus possa me ouvir”, composição de Vander Lee, no programa Sr. Brasil, de Rolando Boldrin!

O homem faz música há pelo menos 35 mil anos
Mas a primeira pessoa a registrar em papel uma música foi Qiugong, no século 6. Esse chinês tocava uma espécie de cítara e teria transcrito a peça Jieshi Diao Youlan.