Qual o único sentido especial que não passa pelo tálamo?

Perguntado por: rgois . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

O tálamo é uma estrutura que recebe impulsos dos órgãos dos sentidos, com exceção do olfato, e os transmite às regiões responsáveis pela sua interpretação no córtex cerebral.

O tálamo é uma região de grande importância funcional e atua como estação de retransmissão para os principais sistemas sensitivos (exceto a via olfatória). Está ainda implicado no controle da motricidade (extrapiramidal), no comportamento emocional e no grau de ativação do córtex.

Convencionou-se chamar de sentidos especiais as cinco modalidades sensoriais cujos órgãos sensoriais encontram-se na cabeça: visão, audição, equilíbrio, gustação e olfação.

Principais funções do tálamo
- Transmissão de impulsos sensitivos originários da medula espinhal, do cerebelo, do tronco encefálico e de outras regiões do cérebro até o córtex cerebral. - Desempenha um papel importante na cognição (obtenção de conhecimentos) e na consciência.

Receptores dos Sistemas Especiais
Os mecanorreceptores respondem a diversas formas de energia mecânica, incluindo pressão, vibração, gravidade, aceleração e som, como na audição. Os termorreceptores respondem à temperatura, e os fotorreceptores da visão respondem ao estímulo luminoso.

Hipotálamo é uma região do encéfalo localizada abaixo do tálamo e que atua na regulação da temperatura do corpo, da fome, da sede e do comportamento sexual. Apesar de ser uma estrutura pequena, o hipotálamo apresenta grandes funções. Hipotálamo é uma região do encéfalo localizada logo abaixo do tálamo.

O tato é o sentido responsável pela percepção do toque, estando relacionado, portanto, com a forma como sentimos o mundo em nossa volta. Diferentemente dos outros sentidos, ele não ocorre em uma região específica, sendo possível a percepção tátil por todo nosso corpo.

As grandes vias aferentes Neuroanatomia Funcional | Colunistas

  • Definição.
  • Via da Dor e da Temperatura.
  • Via Neoespinotalâmica.
  • Via Paleoespinotalâmica.
  • Via da Pressão e do Tato Protopático.
  • Via de Propriocepção Consciente, Tato Epicrítico e Sensibilidade Vibratória.
  • Via da Propriocepção Inconsciente.
  • Vias de Analgesia.

O tálamo é formado por duas massas ovoides, frequentemente unidas pela aderência intertalâmica (massa intermédia). Sua extremidade anterior denomina-se tubérculo anterior do tálamo. Sua extremidade posterior é chamada pulvinar.

Sistemas sensoriais comumente reconhecidos são aqueles visão, audição, tato,paladar,olfato e equilíbrio.

Fisiologia do olfato
Nesse aspecto, o sistema olfatório é diferente dos demais sistemas sensoriais, pois a informação chega ao córtex sem passar pelo tálamo. Os longos axônios das células m/t, reunidos no trato olfatório lateral, não projetam apenas para o córtex piriforme.

As artérias cerebrais posteriores bifurcam-se da artéria basilar para suprir os lobos temporal medial (incluindo o hipocampo) e occipital, tálamo e corpos mamilares e geniculados.

O som tido como perigoso vai, com escala no tálamo auditivo, para a amígdala cerebral, que desencadeia as típicas reações de medo: paralisia de movimentos, dilatação das pupilas, aumento do batimento cardíaco, arrepio, entre outras.

Os cinco sentidos, que estão relacionados com a percepção do meio interno e externo, são o olfato, paladar, visão, audição e tato. O meio interno e o externo proporcionam uma grande variedade de sensações, que são percebidas graças ao nosso sistema nervoso e aos nossos órgãos dos sentidos.

Portanto, é possível explicar o que é sexto sentido de uma forma simples: é uma capacidade do cérebro que envolve o cruzamento de informações dos dois hemisférios - o esquerdo, que é racional, e o direito, emocional. Pessoas mais sentimentais podem desenvolver melhor o dom da intuição.

São eles os sistemas tátil, auditivo, visual, gustativo, olfativo, proprioceptivo e vestibular. O sistema tátil é responsável pela percepção de sensações como temperatura, dor, pressão, texturas, formas e tamanhos. Essas sensações são percebidas por terminações nervosas existentes na pele e interpretadas pelo cérebro.

Qual é a diferença entre o tálamo e o hipotálamo? Tálamo e hipotálamo são nomes de estruturas no cérebro. Enquanto o hipotálamo é em forma de cone, o tálamo consiste em dois lobos conectados, um localizado em cada hemisfério.

Trato espino-talâmico lateral: feixe de fibras sensitivas que levam impulsos relacionados a dor e temperatura. Estas fibras fazem sinapse em neurônios do tálamo, no núcleo ventral póstero-lateral (VPL).

De longe, os órgãos dos sentidos mais importantes são os olhos. Percebemos até 80 % de todas as nossas impressões através da nossa visão. E se os nossos sentidos como o paladar ou o olfato param de funcionar, são os olhos que nos protegem contra qualquer perigo.

exteroceptores, que recebem estímulos do exterior do animal, visceroceptores, que recebem estímulos dos órgãos internos, e. proprioceptores, localizados principalmente nas articulações, músculos e tendões, dão ao sistema nervoso central informações sobre a posição do corpo ou sobre a força que é necessário aplicar.