Qual o único osso do crânio que se move?

Perguntado por: enogueira . Última atualização: 27 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 14 votos

A mandíbula é o único osso móvel do crânio.

Na norma lateral do crânio também observamos a única articulação sinovial do crânio, a articulação têmporo-mandibular (ou ATM). É classificada como articulação sinovial condilar, articulação dependente entre o côndilo da mandíbula e a fossa da mandíbula no osso temporal.

articulação. então isso aqui é considerado que o hióide é o único osso do seu corpo que não está articulado com outro osso que se a gente perceber a gente vai.

O occipital é um osso individual único, uma vez que somente ele se articula com os ossos do crânio e com os ossos vertebrais.

Os ossos do crânio estão ligados de forma que não permitem movimentos. É formado por articulações fixas ou suturas, caracterizando a sinartrose. Outro exemplo é a articulação entre as costelas e o osso esterno, a movimentação quase não ocorre.

O único osso móvel do crânio chama-se mandíbula ou maxilar inferior. A importância desse osso está na articulação dos movimentos da nossa boca, possibilitando-nos a fala e a mastigação, que é um passo importante do nosso sistema digestório.

O osso occipital é plano e forma a base posterior da calota craniana e da base do crânio. Ele articula-se com os ossos parietais na sutura lambdóide e com os ossos temporais nas suturas occiptomastóideas.

Osso lacrimal
Osso lacrimal em verde, dentro da órbita ocular.
Latimos lacrimale

O maior osso, nosso fêmur, na coxa, é bem mais difícil de ser fraturado do que, por exemplo, a clavícula – uma das fraturas mais comuns. Parte disso se deve aos músculos que estão ao redor do osso, que são capazes de protegê-lo e absorver impactos.

fêmur

Essa é uma curiosidade um pouco mais conhecida, mas não por isso menos interessante: o maior osso do corpo humano é o fêmur, também conhecido como o osso da coxa. Além disso, ele também é o mais resistente, podendo aguentar uma pressão de até 1.230 kg sem se ferir.

A mandíbula é o único osso móvel da cabeça e do rosto, mas ela só pode se mover em algumas direções devido às limitações morfológicas e estruturais da ATM (Articulação Têmporo -Mandibular).

A mandíbula é composta pelo osso mandíbula, que forma o maxilar inferior, e pelo osso maxila, que forma o maxilar superior. A mandíbula articula-se com o osso temporal através da articulação temporomandibular (ATM).

Estes ossos se articulam através de três suturas: A sutura coronal: entre os ossos frontal e parietal. A sutura lambdoide: entre os ossos occipital e parietal. A sutura sagital: entre os dois ossos parietais.

Osso hioide

Com exceção das vértebras cervicais, o osso hioide é o único osso localizado na porção anterior do pescoço. Ao contrário de outras estruturas ósseas, não se articula diretamente com outros ossos, e está conectado aos ossos vizinhos através de anexos musculares e ligamentares.

Os ossos do crânio, o esterno e as costelas protegem órgãos vitais como o cérebro, coração e pulmões. Esses ossos são denominados ossos laminares.

A calvária é a parte superior do crânio e é formada pelos ossos: Frontal, Occipital, e Parietais.