Qual o último pecado capital?

Perguntado por: upaz2 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Avareza

Avareza. O último dos 7 pecados capitais do nosso texto de hoje é a Avareza. Ela está ligada a questões monetárias, onde tudo gira em torno de dinheiro. Mas mais do que isso, é quando os bens materiais estão acima de qualquer bem imaterial.

São elas: avareza, gula, inveja, ira, luxúria, preguiça e soberba. Os pecados podem ser vistos como a contraparte das virtudes, qualidades que constituem bons indivíduos, como humildade, generosidade, empatia etc.

Gula

6. Gula. A gula é o pecado associado ao desejo de comer e beber de maneira exagerada, para além das necessidades. Esse pecado tem a ver com a perda de controle em relação ao próprio corpo.

Os pecados eram: Orgulho, Avareza, Luxúria, Inveja, Gula, Ira, Preguiça, Heresia e Mentira.

Soberba

1. Soberba. A soberba pode ser definida como orgulho excessivo. É a tendência de se considerar melhor do que as outras pessoas.

No Cristianismo, as condutas desviadas são conhecidas como pecados ou vícios. Na tradição cristã, existem os sete pecados capitais: luxúria, gula, avareza, preguiça, ira, inveja e soberba.

Nesta passagem do livro de Provérbios, Deus mostra que alguns são mais graves que outros. Os pecados capitais são: orgulho, inveja, ira, preguiça, avareza, glutonaria e sensualidade.

Os sete pecados capitais são: inveja, gula, ira, soberba, luxúria, avareza e preguiça. A palavra “capital” vem do latim caput – que significa “cabeça” e também “doutrina”.

Mt 12, 31). O único pecado que Deus não perdoa é a blasfêmia contra o Espírito Santo. Para o crente, não há pecado que o sacrifício de Jesus não cubra; não há pecado que Deus não possa perdoar, mesmo que o consideremos o “pior” (veja 1 Timóteo 1:15).

Pecado mortal é aquele que é grave, normalmente contra um dos Dez Mandamentos de Deus: matar, roubar, adulterar, prostituir, blasfemar, prejudicar os outros, ódio etc.

Gula é o desejo insaciável de comer e beber em excesso.

Preguiça. De todos os pecados financeiros é a preguiça que oferece mais riscos para as pessoas.

Segundo o catolicismo, a luxúria é um dos sete pecados capitais, porque indica uma atitude de amor aos prazeres da carne e a comportamento sexuais exagerados e muitas vezes promíscuos. Quem vive uma vida de luxúria é classificado como luxurioso ou lascivo.

Luxúria: popularmente relacionada à busca excessiva pelo sexo, também é um pecado ligado à paixão pelo poder e pelo dinheiro, de acordo com a perspectiva de São Tomás de Aquino. A luxúria é se deixar dominar pelas paixões.

No Novo Testamento, Paulo relaciona dezessete pecados mortais: “Adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias.” Há os pecados contra a fé (incredulidade de Deus e heresia), contra a ...

Os pecados capitais são aqueles que mais são praticados como vícios de conduta pelos homens. A partir da percepção dos pecados mais praticados, foram reunidos e enumerados no século VI pelo papa Gregório Magno, mas foram definitivamente incorporados e firmados no século XIII pelo teólogo São Tomás de Aquino.

Podemos dizer que são necessários quatro passos. No primeiro, a pessoa deve colocar-se em oração, pedir a Deus a graça de uma sincera contrição; no segundo, fazer um bom exame de consciência ao rezar, lembrar como foi a caminhada da última confissão até o presente; depois, buscar o sacerdote e confessar.

A manipulação genética, o uso de drogas, a desigualdade social e a poluição ambiental estão entre os novos pecados capitais pelos quais os cristãos devem pedir perdão, segundo a nova lista apresentada pela Santa Sé. O Vaticano atualizou a lista de pecados capitais para adaptá-la à "realidade da globalização".

Por fim, a explicação acima em torno da passagem de Mateus se aplica igualmente bem a Lc 12,10: “Todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do Homem será perdoado, mas quem blasfemar contra o Espírito santo não será perdoado.”.