Qual o último órgão que se desenvolve no feto?

Perguntado por: scosta . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 5 votos

As células nervosas, ou neurónios, são produzidos no feto à velocidade de 25 mil por minuto. Os pulmões são os últimos órgãos a desenvolverem-se no bebé.

Com cerca de 5 semanas de gestação, o coração do seu bebê começa a bater. Nesta fase, a frequência cardíaca fetal é um pouco maior que a da mãe: cerca de 100 batimentos por minuto (BPM). A partir deste ponto, a frequência vai aumentar cerca de 3 batimentos por minuto por dia durante esse primeiro mês.

Não há um tempo exato da "viabilidade" fetal (a habilidade de sobreviver fora do útero), mas um feto que tem ao menos 24 semanas pode ser "viável" (sobreviver) se for dado cuidado intensivo após o parto.

O coração é o primeiro órgão a ser formado no período embrionário e todos os eventos seguintes na vida do organismo dependem da habilidade deste órgão de equivaler o seu rendimento com a demanda do organismo por oxigênio e nutrientes.

O terceiro trimestre de gestação é uma fase muito importante para o bebê e para a mãe. É nesse período que o desenvolvimento fetal está se finalizando e é quando a futura mamãe fica mais ansiosa com a chegada tão esperada do seu filho, que está mais perto do que nunca.

SEMANA 4 – 3º dia
A placenta – órgão que conecta a sua circulação com a do embrião – começa a ter forma e se adere à parede do útero no lugar da implantação.

Consumir atum, salmão, arenque ou sardinha pelo menos três vezes por semana é indispensável para a formação do cérebro e do sistema nervoso do feto. “Esses peixes são ricos em ômega 3 (um tipo de gordura boa), proteínas, ferro, fósforo, magnésio, diversos tipos de vitaminas, como A, B, D, E, K”, explica o obstetra.

Estudos neurobiológicos indicam que, a partir das 30 semanas, o feto tem capacidade anatómica e funcional para sentir dor.

Provavelmente, ele já está de cabeça para baixo, a posição ideal para o parto. Mais de 90% dos bebês escolhem, naturalmente, essa posição – ele fica com o rosto virado para a sua barriga. Cerca de 4% dos bebês ficam sentados dentro do útero.

Dá-se quando o embrião ou feto morre ou deixa de se desenvolver, mas fica retido, juntamente com os produtos da conceção (feto, placenta e saco amniótico), no útero materno, durante semanas e até meses. É mais frequente suceder no primeiro trimestre da gravidez, ou seja, até à 12ª semana.

O período embrionário define a fase do desenvolvimento que se prolonga desde a fecundação até à 8ª semana da gestação altura em que o embrião se passa a chamar “feto”.

Os pulmões são os últimos órgãos a desenvolverem-se no bebé.

O maior órgão do mundo encontra-se na Convention Hall da Organ Society em Atlantic City (Estados Unidos).

pele

Talvez você esteja pensando que são os pulmões, intestinos ou até mesmo o cérebro, mas o maior órgão é a pele e, por isso, ela precisa de uma atenção especial. Uma pele saudável precisa de cuidados e a pele de alguém que está doente, seja em casa ou no hospital, merece ainda mais cuidado.

A gente sabe que a vida do bebê dentro da barriga da mãe é a maior mordomia. O neném não sente frio, nem fome, não precisa tomar banho, não tem que trocar fralda e nada de trabalho. No entanto, se engana quem acredita que ele está ali de férias, só aproveitando a folga. Nada disso.