Qual o último grau de óculos?

Perguntado por: epeixoto9 . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

Bom, na realidade não existe um grau maior para óculos de grau. O que existe é uma classificação que define os tipos de grau, que são: Baixo grau: 0 a 3 graus.

Nesse sentido, quem tem miopia enxerga os objetos de longe de maneira embaçada, além de apresentar visão turva.

Os graus da miopia começam em -0,25 e não tem um limite de progressão, no entanto graus de alta miopia, acima de -6,25 são mais raros. A miopia pode ser dividida em baixa miopia até -3 graus de dioptria e a alta miopia, com graus maiores que -6,25.

É considerada portadora de deficiência visual quando apresenta acuidade visual igual ou menor que 20/200 no melhor olho, após a melhor correção, ou campo visual inferior a 20º (tabela de Snellen), ou ocorrência simultânea de ambas as situações (art. 3º, I e II, combinado com art.

Dessa forma, pessoas com grau elevado de miopia ou estigmatismo, por exemplo, ou que apresentam alguma doença tratável, não são considerados deficientes visuais. Escala oftalmológica considera que a visão normal é 20/20, a baixa visão varia entre 20/60 até a falta total de percepção de luz, sendo a cegueira total.

Quando varia entre 3 e 6 graus, pode-se dizer que ele é moderado. Já quando o grau é maior que 6, é considerado alto.

Alta miopia é o nome dado a todos os casos de miopia que ultrapassam os 6 graus de refração. Nestes casos, os sintomas costumam se manifestar com ainda mais intensidade, muitas vezes impossibilitando que o paciente enxergue sem óculos.

Uma dioptria de -8 (8 graus de miopia) indica que o paciente consegue focar objetos até 0,125 metros de distância (12,5 cm). Uma dioptria de -0,5 ( 0,5 grau de miopia) indica que o paciente consegue focar objetos até 2 metros de distância (200 cm).

Infelizmente não é possível o grau de óculos diminuir naturalmente ao longo do tempo. Ainda mais, devido ao uso dos óculos que é para correção da alteração ocular. Ou seja, os óculos te auxiliam a enxergar melhor e “corrigem” o que está errado.

Enquanto a miopia apresenta dificuldades para enxergar objetos de longe com nitidez. O astigmatismo consiste na dificuldade de ver tanto de perto como de longe. Diferente do astigmatismo, as pessoas míopes conseguem enxergar perfeitamente os objetos de perto, essa é uma grande diferença entre elas.

Segundo pesquisas, já se estima que passar mais tempo em ambientes internos propicia o desenvolvimento e o aumento da miopia. Os estudos ressaltam que o perigo maior está no tempo em que as crianças passam nesses tipos de ambientes, expostas mais à luz artificial do que à natural.

Traumas oculares também costumam aumentar o grau da visão, no caso do astigmatismo. Algumas das causas mais frequentes deles são acidentes, doenças preexistentes (como a miopia, por exemplo) ou cirurgias feitas na região ocular.

A miopia patológica (MP), também chamada de miopia degenerativa ou maligna, é um tipo raro de miopia e afeta 3% da população mundial. A MP é uma forma grave de miopia que é acompanhada por alterações degenerativas que ocorrem, particularmente, no segmento posterior do globo ocular causando danos à retina.

Classificação dos tipos de graus

  • baixo grau: 0 a 3 graus;
  • grau moderado: de 3 a 6 graus;
  • e alto grau: mais de 6 graus.