Qual o tratamento para tinnitus pulsátil?

Perguntado por: upereira8 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

Zumbido pulsátil: tratamento com clonazepan e propranolol.

A mais comum das palpitação no ouvido é conhecida como zumbido pulsátil. O zumbido pulsátil é causado pelo sangue circulando dentro ou próximo às orelhas. Diferentemente da maioria dos tipos de zumbido, o zumbido pulsátil tem uma fonte física de som que seus ouvidos captam.

Zumbido agudo: dura menos de três meses e normalmente desaparece de forma espontânea.

  • Acupuntura. Além dos inúmeros benefícios da acupuntura, o tratamento do zumbido no ouvido tem se destacado recentemente, segundo estudos e testes científicos. ...
  • Ginkgo biloba. ...
  • Drenagem da tuba auditiva. ...
  • Suplementos. ...
  • Ruído branco.

Na maioria dos casos, o zumbido é uma percepção auditiva “fantasma”, percebida apenas pelo paciente, característica que dificulta a investigação do problema. Pode parecer um chiado, apito, cigarra, cachoeira, panela de pressão ou, mais raramente, o barulho do coração batendo no ouvido ou alguns cliques ou estalos.

Tratar a perda auditiva e usar o aparelho auditivo
Outra forma de atenuar o zumbido nos ouvidos é através do tratamento da doença subjacente, tal como a correção da perda auditiva. A colocação de prótese auditiva, por exemplo, ou outros tratamentos para a perda auditiva, alivia o zumbido em cerca de 50% dos pacientes.

Evite ansiedade e/ou estresse, pois pode agravar o zumbido. Procure aplicativos e equipamentos que podem ajudar na hora de dormir para tornar mais fácil pegar no sono. Saiba que o zumbido pode ser controlado mesmo que não tenha cura.

Vitamina B12 para o tratamento de zumbido no ouvido.

Dada a informação de que o zumbido é um sintoma, e não uma doença, quando o problema causador tiver sido solucionado, ele deverá sumir. E como foi explicado anteriormente, o surgimento do zumbido pode acontecer por diversas causas. Por isso, não há um tratamento em comum para todos os pacientes.

Como diz Maria, o zumbido pode ser um indicativo de problemas que não estão diretamente relacionados com a audição, como doenças cardiovasculares, tumores de cabeça e pescoço, distúrbios metabólicos, como diabetes, e até desvio de coluna.

Se não houver uma causa a tratar, você ainda pode fazer algumas coisas para aliviar os sintomas.

  1. Evite o que faz os zumbidos aumentarem. ...
  2. Mude de medicamentos. ...
  3. Mascare o som. ...
  4. Experimente terapia comportamental. ...
  5. Pratique uma boa higiene do sono.

Conclusão: O extrato de Ginkgo biloba 761 apresentou eficácia, segurança e tolerabilidade satisfatórias no controle do zumbido quando administrado na posologia de 120mg duas vezes ao dia por 60 dias.

Porém, se o ruído for persistente e te acompanhar durante o dia, e durar semanas, está na hora de procurar um médico! Ter o zumbido por muito tempo, pode ser sinal de perda auditiva, ou sintoma de outras doenças. Por isso é importante não ignorar – e nem acostumar – com esse problema.

O uso excessivo de medicamentos ou a implementação de tratamentos inadequados pode alterar o equilíbrio químico no organismo e desencadear a sensação de zumbido no ouvido. Certos antibióticos, diuréticos, remédios para tratamento do câncer e antidepressivos estão entre os culpados nesse caso.

O zumbido no ouvido não tem cura, mas pode ser tratado com a Terapia de Ambientação Sonora e aparelhos auditivos que minimizam a predominância do barulho na audição.