Qual o tratamento para sobrecarga atrial esquerda?

Perguntado por: lantunes . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

Dependendo da intensidade pode gerar sintomas e arritmias cardíacas. Entretanto, (nem sempre) pode ser necessário um tratamento medicamentoso ou mesmo um procedimento invasivo como cirurgia ou “plastia” da válvula.

A sobrecarga atrial esquerda (SAE) corresponde a um aumento anormal em um dos átrios. A detecção é identificada por meio das interpretações do eletrocardiograma (ECG).

Há alguns sinais de aumento de átrio esquerdo (AE) que podem ser observados na radiografia de tórax em PA. O primeiro é o sinal do duplo contorno. Normalmente vemos do lado direito da coluna do paciente (portanto a nossa esquerda na radiografia) apenas o átrio direito (AD).

A hipertrofia ventricular esquerda devido à cardiomiopatia hipertrófica pode ser tratada com medicamentos, dispositivos implantados e mudanças no estilo de vida.

Hipertrofia ventricular esquerda aumenta chance de morte súbita. Estudos demonstraram que o problema aumenta o risco de desenvolver algumas doenças, como insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral (AVC), doenças coronarianas e até de morte súbita.

O aumento do átrio esquerdo parecia ser uma consequência direta do grau de refluxo, mas seu aumento e principalmente a indexação de seu volume à superfície corporal do indivíduo parece ser um preditor incremental independente de eventos como arritmias e mortalidade.

O aumento do átrio esquerdo frequentemente está relacionado com hipertensão arterial ou com alguma condição que dificulte o relaxamento do ventrículo esquerdo, dificultando assim o esvaziamento do átrio na diástole (o que geralmente é chamado de déficit de relaxamento ou disfunção diastólica).

A dilatação atrial esquerda (DAE) é uma alteração morfológica cardíaca que acompanha grande parte das insuficiências cardíacas, podendo ser consequência de sobrecarga de volume ou de pressão. São variadíssimas as doenças capazes de conduzir a DAE, destacando-se a lesão degenerativa crónica da valva mitral (LDCVM).

A sobrecarga atrial esquerda está relacionada com a duração da onda P, que será maior que 120 ms. A sobrecarga atrial direita, por sua vez, estará relacionada a sua amplitude, sendo maior que 2,5mm.

A insuficiência ocorre quando um pedaço do coração fica enfraquecido e o resto do órgão fica sobrecarregado, ou quando todo o coração perde força. Os fatores que levaram à disfunção podem variar: “A causa mais comum é o infarto do miocárdio.

O diâmetro látero-medial em normais é de 3,1-5,5 cm. A área da cavidade atrial esquerda é uma boa indicadora do seu tamanho, é preferivelmente medida por planimetria da cavidade atrial no corte apical de quatro câmaras (Fig. 7.37). Seu valor normal é de 10,2-17,8 cm2..

O átrio esquerdo é preenchido pelo sangue que acabou de ser oxigenado, proveniente dos pulmões; o átrio direito é preenchido com sangue rico em gás carbônico, proveniente do restante do corpo. Todo sangue, seja ele rico em oxigênio ou em gás carbônico, chega ao coração através das veias.

Na sobrecarga de volume, ocorre dilatação da cavidade, alteração de sua forma para uma figura mais esférica e possível perda de complacência. Já na sobrecarga de pressão, há hipertrofia progressiva, dilatação, perda de função contrátil e regurgitação tricúspide secundária.

O tratamento adequado para a reversão baseia-se na remoção de fatores precipitantes citados acima e controla pressórico adequado com o uso de IECA, antagonistas de cálcio, betabloqueadores e diuréticos (eficácia de formadecrescente).

Significado de Sobrecarga
substantivo feminino Carga excessiva; aquilo que se acrescenta à carga normal. [Figurado] Excesso: sobrecarga de trabalho.

A HVE pode ser diagnosticada pelo eletrocardiograma (ECG) ou pelo ecocardiograma, sendo este o procedimento de escolha por ter sensibilidade muito maior que o ECG.

Em adição aos estudos realizados com drogas hipotensoras, foi demonstrado que medidas não-farmacológicas, tais como redução de peso, restrição de sal na dieta e aumento da atividade física, resultam também na redução da massa ventricular em hipertensos(15).

Miocardiopatia dilatada não tem cura, mas diversos pacientes conseguem ter controle com a melhora dos sintomas.