Qual o tratamento para Secretário Municipal?
Senhora Secretária ou Senhor Secretário, 2. No caso de cidadã ou cidadão comum cujo cargo não precisa estar em destaque, o vocativo deverá ser composto pelo pronome de tratamento seguido pelo nome da destinatária ou do destinatário ou por um adjetivo seguido pelo pronome de tratamento.
Quando se usa Excelentíssimo Senhor?
Do Poder Judiciário
O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo, por exemplo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República. É usado o pronome Vossa Magnificência para as comunicações endereçadas a reitores de universidade.
Qual pronome de tratamento para servidor público?
O decreto determina “ o único pronome de tratamento utilizado na comunicação com agentes públicos federais é “senhor” /”senhora”, independentemente do nível hierárquico, da natureza do cargo ou da função ou da ocasião.
Como tratar as autoridades?
Vossa Senhoria (V. S. ª): Todas as autoridades, exceto aquelas com tratamento de "Vossa Excelência".
Qual o feminino de Exmo?
Feminino: Ex.ma. Ver também resposta à dúvida: abreviatura de excelentíssimo.
Como devo me dirigir a um vereador?
SR. VEREADOR, Cumprimentando-o cordialmente e, em resposta ao requerimento n°.
Quando devo usar Vossa Excelência ou sua excelência?
3) Quando se fala diretamente à pessoa tratada (pessoa com quem se fala), usa-se Vossa. Ex.: "Vossa Excelência, senhor Deputado, é muito corajoso" (fala-se com a autoridade). 4) Quando se faz referência à pessoa tratada, mas se conversa com outrem (pessoa de quem se fala), emprega-se Sua.
Onde é usado Vossa Excelência?
Vossa Excelência (V. Ex. ª):destinado às altas autoridades do Estado (Judiciário, Legislativo e Executivo) e alguns militares (oficiais generais, por exemplo). Aqui também entram Reitores de Universidades (faremos uma explicação breve a seguir).
Quais são os pronomes de tratamento adequado?
Exemplos de pronomes de tratamento: você, senhor ou senhora, vossa senhoria, vossa excelência, vossa magnificência, vossa santidade, vossa reverendíssima, entre outros.
Quando se usa digníssimo?
1. Muito digno. 2. Forma de tratamento cerimonioso que se dá a pessoas de certa consideração (abreviatura: Dig.mo).
Como usar o Exmo?
Excelentíssimo é uma forma de tratamento cerimoniosa e formal usada para pessoas de uma alta posição social:
- Excelentíssimo convidado, seja bem-vindo!
- Ex. mo convidado, seja bem-vindo!
- Ex.mo convidado, seja bem-vindo!
- Exmo. convidado, seja bem-vindo!
Quando usar meritíssimo?
O termo “Meritíssimo” é um adjetivo que significa “de grande mérito”. Portanto, como regra, sendo um adjetivo, ele deve estar sempre acompanhando de um substantivo. Sendo assim, a forma de se referir é “meritíssimo juiz”, evitando o uso do termo “meritíssimo” isoladamente.
Como se referir ao procurador do município?
6) Com essas premissas, forçoso é concluir, em resposta à indagação da leitora, que o tratamento a ser conferido a um procurador da Fazenda estadual é a forma genérica de respeito prevista para as pessoas de um modo em geral: Vossa Senhoria.
Qual é a abreviação de Vossa Excelência?
Já Vossa Excelência é também um pronome de tratamento, que possui abreviação grafada como V. Ex. ª.