Qual o tratamento para nódulo benigno na tireoide?

Perguntado por: lsiqueira . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.3 / 5 16 votos

A técnica ablação de tireoide por radiofrequência é utilizada para tratar nódulos benignos na tireoide através da radiofrequência. O procedimento é realizado sob anestesia local com o paciente acordado.

Sendo o nodulo benigno, quando necessário, existem outras formas de tratamento tais como radiofrequência, alcoolização e até mesmo cirurgia. O seu médico saberá dizer o que é o melhor em cada caso!

Ainda não há um completo conhecimento sobre as causas da formação dos nódulos tireoidianos, mas entre os fatores de risco identificados estão: Falta de iodo na alimentação. Obesidade. Idade e sexo: a incidência é alta em mulheres a partir dos 50 anos.

Geralmente, os nódulos na tireoide não causam sintomas. Mas, a depender do tamanho, eles podem ser vistos pelos pacientes, aparecendo como “caroços” no pescoço. E apesar de ser raro, também é possível ter dificuldade para engolir ou respirar.

A maioria dos nódulos tireoideanos é benigna e não traz repercussões ao paciente. Os maiores perigos estão relacionados ao aumento de tamanho desses nódulos, causando sintomas compressivos, como disfagia (dificuldade de engolir / engasgos), disfonia (mudança da voz) e dispneia (dificuldade de respirar).

Principais tratamentos para nódulo na tireoide

  • Acompanhamento clínico. Realizado pelo médico especialista, tanto através do exame físico, como complementado com exames de imagem ou de sangue, e deve ser realizado a cada 06 ou 12 meses;
  • Cirurgia. ...
  • Terapia com Iodo radioativo. ...
  • Ablação da tireoide.

“Tanto os cistos como os nódulos, também chamados de nódulos coloides, são benignos e não se transformam em câncer. Eles podem, inclusive, desaparecer sozinhos ou após cirurgias, ablação ou até mesmo após punção realizada para diagnóstico.

O nódulo na tireoide é perigoso quando o nódulo é maligno. Porém, o nódulo maligno assim como o benigno tem tratamento. Vale ressaltar que toda questão de saúde não deve ser encarada como um perigo, mas caso dê atenção médica.

O principal tratamento para nódulo benigno tireoide é a ablação de tireoide, um procedimento minimamente invasivo realizado a partir da radiofrequência que necrosa o nódulo e conserva as funções do órgão.

Quando o nódulo tem mais de quatro centímetros; Quando o nódulo provoca sintomas, geralmente devido ao tamanho, como dificuldade de engolir e dificuldade de respirar – que são chamados de sintomas compressivos.

Um nódulo benigno pode virar maligno? Não. Um nódulo benigno não pode virar maligno, seja na mama, na tireoide ou em qualquer outro local do corpo. Um tumor benigno será sempre benigno e não pode tornar-se um tumor maligno (câncer).

Também se deve evitar alimentos refinados, como pães, massas e doces, e os que contenham gorduras saturadas e gorduras trans, como carnes vermelhas e processados. Os açúcares adicionados, como o açúcar de cana, o açúcar mascavo, o mel e os de determinados xaropes também podem agravar o hipertireoidismo.

Conheça alimentos que ajudam a regular a tireoide

  1. Sal iodado ou marinho. O iodo é o principal elemento que atua na produção de hormônios da tireoide, sendo essencial para essa função. ...
  2. Castanha-do-pará ...
  3. Peixes e algas marinhas. ...
  4. Abacate e sementes de chia e linhaça. ...
  5. Leite e derivados.

A indicação clássica de cirurgia é para nódulos benignos maiores de 4,0cm. Mas na prática diária, nós cirurgiões vemos que quem tem nódulos benignos que passam dos 3,0cm dificilmente vai escapar de uma cirurgia na tireoide.

Um tumor de tireoide benigno é uma massa de tecido tireoidiano ou um cisto cheio de líquido que se desenvolveu no local.

A forma mais simples e menos invasiva de realizar esse procedimento é por meio da punção aspirativa por agulha fina (PAAF). Essa é a técnica usada de biópsia na tireoide, e permite que sejam retiradas células e tecidos para avaliação especializada, como o exame citológico.

Distúrbio na tireoide causa tontura? Em alguns casos sim, principalmente quando ocorre uma produção insuficiente de hormônios que regulam o organismo (hipotireoidismo). Além da tontura, essa deficiência também pode provocar outros sintomas como intestino preso e diminuição do apetite.

Devemos ficar atentos, entretanto, se houver rápido crescimento do nódulo, surgimento de rouquidão persistente, mudança no timbre da voz e dificuldade para deglutir. Esses sintomas podem estar relacionados com nódulos malignos.

Para preparar um chá para tireoide, você só precisa misturar uma planta medicinal benéfica para a tireoide, como fucus, dente-de-leão ou erva-cidreira, com água fervente.