Qual o tratamento para insuficiência aórtica leve?

Perguntado por: efigueiredo . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Tratamento. O tratamento clínico dos pacientes inclui redução da pós-carga e diuréticos. Vasodilatadores ou inibidores da enzima conversora da angiotensina são possíveis de serem utilizados.

A insuficiência aórtica crônica geralmente se desenvolve de maneira lenta e insidiosa, com uma morbidade muito baixa durante uma longa fase assintomática. Alguns pacientes com insuficiência aórtica crônica discreta permanecem assintomáticos por décadas e raramente necessitam de tratamento.

A insuficiência da valva aórtica, ou insuficiência aórtica, é uma doença degenerativa. Ela decorre da falha de coaptação entre os folhetos da valva aórtica e decorrente retorno do sangue para dentro do coração. Consequentemente um esforço progressivamente maior é realizado pelo coração para bombear o sangue pelo corpo.

A indicação cirúrgica geralmente é guiada pelo surgimento de sintomas. Além disso, em pacientes com disfunção ventricular e importante dilatação sem outro motivo cardiológico devem ser considerados para tratamento cirúrgico.

É o refluxo de sangue para o ventrículo esquerdo (VE), através da válvula aórtica, durante a diástole. É consequência do encerramento incompleto dos folhetos valvulares (que normalmente facilitam o fluxo unidirecional de sangue do ventrículo esquerdo)

A insuficiência da válvula mitral acontece quando esta válvula não se fecha corretamente após a passagem do sangue e uma pequena quantidade retorna para o átrio. Esta condição pode ser um problema de nascença, mas também pode acontecer com a idade mais avançada ou após um infarto.

A cirurgia de válvula aórtica é tradicionalmente realizada com incisões de 25cm, seja para plastia ou para a troca valvar por uma prótese. No entanto, nos últimos anos, avanços na cirurgia cardíaca revolucionaram o procedimento de troca de válvula aórtica. Hoje, é possível optar pela técnica minimamente invasiva.

A válvula aórtica é uma estrutura muito importante. Ela controla a saída de sangue do ventrículo esquerdo do coração, como uma porta. Assim, ao abrir e fechar, permite que o sangue siga apenas em direção à artéria aorta – evitando refluxos.

Sim. De acordo com a Lei Nº 8.213/91, cardiopatia grave está na lista de doenças que garantem o direito a aposentadoria por incapacidade permanente.

Dor no peito, normalmente, sentida como uma pontada prolongada. Falta de ar. Tontura. Desmaio.

O que é: A insuficiência mitral ou regurgitação mitral ocorre quando a válvula mitral não fecha totalmente, fazendo com que um pequeno volume de sangue retorne para o átrio esquerdo e pulmões, em vez de sair do coração para irrigar o corpo.

Indicado aos portadores de estenose aórtica que sejam pacientes de risco para a cirurgia convencional. É um procedimento de alto custo, aproximadamente entre R$ 75 mil a R$ 85 mil e muitas vezes o segurado não tem condições de arcar com as despesas, tendo que recorrer ao plano de saúde.

As doenças da válvula aórtica são muito graves, elas causam angina, insuficiência cardíaca e morte súbita, nesta sequência.

Quando a estenose da valva aórtica está avançada, os principais sintomas que podem aparecer são:

  • Falta de ar;
  • Cansaço;
  • Desmaio;
  • Dor no peito;
  • Incapacidade para fazer esforço físico.

O procedimento é geralmente realizado sob anestesia geral e leva de 3 a 5 horas para ser concluído.

Como exemplo, podemos considerar o caso de utilização de válvula biológica em posição aórtica. A sua durabilidade média é de oito a dez 8 a 10 anos, em um paciente de 35 anos de idade. Aos 65 anos, esta pessoa poderá estar indo para a sua terceira cirurgia cardíaca, para a troca de válvula.

O Implante Percutâneo de Válvula Aórtica (TAVI) costuma durar cerca de duas horas e possui os mesmos resultados da cirurgia cardíaca convencional. “Hoje, em alguns casos, já é possível realizar o procedimento de TAVI sem a anestesia geral, apenas com o uso de sedação.

O tratamento da regurgitação aórtica pode envolver a reparação ou a substituição da válvula. O seguimento regular dos doentes com insuficiência aórtica crónica permite determinar se são candidatos à substituição da válvula, bem como o momento adequado para essa intervenção.

Tratamento de regurgitação mitral
Se a regurgitação mitral for leve, pode não ser necessário nenhum tratamento específico. Entretanto, a regurgitação pode piorar aos poucos; portanto, faz-se um ecocardiograma periodicamente para ajudar a determinar se será necessária uma cirurgia.