Qual o tratamento para estenose de traqueia?

Perguntado por: ecavalcanti9 . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Os sintomas mais comuns são falta de ar e estridor (ruído quando se tenta “puxar” o ar). Em casos selecionados, pode-se realizar a ressecção do segmento traqueal doente. Este é o tratamento ideal para a estenose de traqueia.

Ele é realizado no centro cirúrgico sob anestesia geral. Após abertura da pele e dissecção até a traqueia, esta é dissecada na região da estenose. É identificada com cuidado a região doente e esta é retirada, inclusive com a traqueostomia caso o paciente o possua.

Atualmente têm sido usadas estatinas para retardar a evolução da estenose aórtica. Medidas medicamentosas podem ser usadas para compensação do paciente, na preparação do tratamento cirúrgico, ou quando não há indicação deste. Entre as drogas usadas destacam-se os digitálicos e os diuréticos.

Em alguns casos, as dores na coluna e nas pernas causadas devido à estenose espinhal podem ser tratadas com medicação, injeções de corticosteroides, descanso e fisioterapia.

Quando os incômodos causados pela estenose impedem que o paciente realize suas atividades cotidianas normalmente ou quando o tratamento não-invasivo é incapaz de aliviar os sintomas, pode ser preciso realizar uma cirurgia para descomprimir as raízes nervosas.

O melhor procedimento para realizar o diagnóstico de estenose da traqueia é a endoscopia respiratória. O diagnóstico precoce e a definição do tratamento são muito importantes.

A Estenose de Traqueia é um estreitamento da luz deste órgão, o que pode causar problemas respiratórios graves. Quase sempre é causado por um período longo de intubação orotraqueal e ventilação mecânica, o que chamamos de Estenose pós-intubação.

A traqueostomia é um procedimento cirúrgico que consiste em criar uma comunicação da traqueia com o meio externo. É indicada para os casos em que há obstrução das vias aéreas superiores ou necessidade de ventilação mecânica do paciente por período prolongado.

A estenose da traquéia, nada mais é do que um estreitamento traqueal, dificultando a passagem de ar aos pulmões, e em casos mais graves podendo gerar grave insuficiência respiratória (falta de ar).

Porém, em muitos casos, o paciente não responde aos tratamentos mais conservadores, neste cenário o ortopedista especialista em coluna pode indicar a cirurgia de estenose de canal lombar.

Existem basicamente três tipos de tratamento para os pacientes com estenose carotídea: endarterectomia, angioplastia com stent e tratamento farmacológico. A modalidade de tratamento mais adequada para cada caso depende da idade, do grau de estenose e dos sintomas do paciente.

O pneumologista se dedica ao estudo do sistema respiratório, especificamente as vias áreas inferiores - traqueia, brônquios, bronquíolos e pulmões.

Tratamentos para o Colapso de Traqueia
O colapso de traqueia é uma doença progressiva e crônica. Nos estágios iniciais, o veterinário pode recomendar o uso de medicamentos para facilitar a respiração. Em alguns casos, nos estágios mais graves, ela pode ser corrigida com uma cirurgia para a colocação de uma prótese.

O tratamento da estenose pulmonar consiste em valvoplastia com balão, indicada para pacientes sintomáticos com estenose valvar moderada ou grave e pacientes assintomáticos com estenose grave.

A estenose lombar é uma condição que envolve o estreitamento do canal vertebral na região lombar da coluna vertebral. Isso pode comprimir as estruturas nervosas na área, causando sintomas como dor nas costas, dor nas pernas, dormência, fraqueza e formigamento.

Quando os sintomas aparecem – desmaios, dor ou pressão no peito, sensação de fadiga e falta de ar, entre outros – é porque a doença já está num patamar considerado grave. Em geral, a estenose aórtica – em qualquer fase – é detectada durante o check-up cardiológico.

Estenose de uretra é uma doença urológica em que a uretra, tubo que conduz a urina da bexiga até o meio externo, está parcialmente ou totalmente obstruída. Como a uretra masculina é mais longa, esta doença é mais frequente no sexo masculino.