Qual o tratamento para eimeriose?

Perguntado por: ilopes . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.1 / 5 17 votos

Para o tratamento e controle da eimeriose são recomendados medicamentos à base de sulfa, amprólio, antibióticos ionóforos e salinomicina (Fitzgerald & Hansfield (1978) e Nagy et al. (1987). Estas drogas redu- zem a liberação de oocistos, mas não curam a eimeriose (Lima 1980).

A eimeriose ou coccidiose dos pequenos ruminantes é uma doença, causada por protozoários do gênero Eimeria, que se caracteriza por alterações intestinais, diminuição do apetite, redução no desenvolvimento corporal e às vezes morte (Howard, 1986; Lima, 1991a; Vieira, 2000).

Entre as drogas recomendadas para o tratamento profilático da eimeriose, as mais utilizadas são os antibióticos ionóforos, destacando-se a monensina, a salinomicina e a lasalocida.

Eimeria é um coccídeo que ataca principalmente o epitélio digestivo de aves e mamíferos domésticos, sendo um importante agente causador de diarreias prejudiciais a estes animais.

Isocox®é um agente anticoccidiano para suínos, bovinos e ovinos. Suínos: A coccidiose causa diarreia principalmente em leitões com idade entre 5 a 30 dias. Isocox® atua em todas as fases de desenvolvimento do parasita e é indicado para profilaxia e tratamento da coccidiose (isosporose suína).

No mercado nacional, hoje, temos duas bases de medicamentos que podem ser utilizados no combate da coccidiose, a sulfa e o toltrazuril.

A coccidiose é uma doença que atinge principalmente os bezerros e cordeiros. Ela é causada por um protozoário e pode causar grandes danos ao rebanho. O principal tratamento dessa doença é com a medicação pelo Baycox.

A Eimeriose Aviária é uma infecção parasitária, causada por protozoários intracelulares do gênero Eimeria, que são responsáveis por infecções subclínicas até surtos com alta mortalidade, geralmente atrelados a altas temperaturas e alta umidade da cama do aviário.

Saiba que isso pode ser coccidiose. Essa doença é causada por parasitas que habitam o intestino delgado de cães e gatos. A principal forma de transmissão desse parasita é pelo contato com o material fecal. Os ovos de coccídeos estão presentes nas fezes do animal e ficam contaminadas de formas diversas.

Para tratamento, utilize a dose de 1 mL de Isocox Pig Doser para cada 2,5 Kg de peso dos animais (equivalente a 20 mg/Kg de peso). Em casos de propriedades com alto desafio, a dosagem pode ser repetida após cinco dias ou a critério do médico-veterinário.

A eimeriose ovina é uma doença infecciosa causada por protozoários coccídicos do gênero Eimeria que acomete principalmente caprinos e ovinos jovens. Os oocistos deste coccídeo são frequentemente encontrados nas fezes de ovinos, permitindo desta forma, a contaminação do ambiente e reinfecção dos mesmos.

O toltrazuril, derivado da triazina, é um agente quimioterápico comumente utilizado na avicultura e suinocultura para o tratamento da coccidose, que não apresenta nenhuma relação química com outros anticoccidianos utilizados na espécie caprina.

A coccidiose é uma das enfermidades parasitárias que mais acomete cães e gatos de todo o mundo. É uma doença infecciosa causada por protozoários do gênero Cystoisospora (também chamado de Isospora) que causa um quadro clínico de diarreia.

O que é criptosporidiose? Criptosporidiose é uma doença intestinal causada por um germe (um parasita) denominado Cryptosporidium parvum. Foi reconhecido pela primeira vez como causador de doença humana em 1976.

Baycox é indicado no tratamento e prevenção da coccidiose em aves. É um excelente produto para evitar a morte de suas aves pela coccidiose, doença muito comum em galinhas, frangos de corte, frangas de reposição e perus.

Aves menores: 2 a 3 gotas, no bico, a cada 12 horas; Aves maiores: 3 a 5 gotas, no bico, a cada 12 horas. Atenção: Antes de utilizar qualquer medicamento veterinário sempre leia as instruções que acompanham o produto (bula ou rótulo).

Modo de usar: 1 cápsula em 50ml de água no bebedouro. Por 10 dias, trocando a água todos os dias. Neste caso como fortificante e preventivo.

O tratamento deve ser feito com anti-helmíntico de amplo espectro de ação, como o Ricobendazole 10 ou Ricobendazole Oral, à base de sulfóxido de albendazole, vermífugo este que combate ovos, larvas e vermes adultos.

Medicamentos são substâncias que objetivam curar doenças ou aliviar sintomas. São usados para trazer bem estar, porém, se os devidos cuidados não forem tomados, podem causar problemas.