Qual o tratamento para desgaste da cartilagem do joelho?

Perguntado por: obarbosa . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Como já dito em diversos artigos, o tratamento do desgaste envolve recursos como a fisioterapia, a infiltração articular com ácido hialurônico (viscossuplementação) e tratamento cirúrgico em técnicas como a mosaicoplastia, micro-fraturas, transplante de cartilagem e membrana de colágeno.

Para regenerar a cartilagem, é muito importante manter uma alimentação rica em aminoácidos, já que nos ajudam a absorver o cálcio e a produzir colagénio para reconstruir os tecidos danificados.
...
Os alimentos que contêm um alto nível de lisina são:

  1. Os legumes;
  2. O bacalhau;
  3. A cerveja;
  4. Os ovos;
  5. Os frutos secos;
  6. A gelatina.

Dependendo do grau do desgaste, alguns casos podem responder bem ao tratamento conservador sem a necessidade de cirurgia e inclui o uso de Aines (anti-inflamatório não esteroides), fisioterapia, injeções com anti-inflamatório e viscossuplementação.

Agachamento Livre
O agachamento é um dos melhores exercícios de fortalecimento do joelho. Para praticá-lo, você precisa apenas ficar em pé, mantendo as pernas afastadas, mais ou menos na largura dos ombros. Estenda as mãos para frente, de modo a ter equilíbrio na hora de executar o movimento.

Pessoas que apresentam problemas no joelho podem ter uma maior estabilização dessa articulação com o uso de joelheiras ortopédicas. Esse equipamento ajuda a proteger essa parte do corpo e evitar lesões, bem como favorecer a recuperação quando a pessoa já passou por algum problema.

As melhores joelheiras ortopédicas são produzidas em neoprene. Esse material é uma borracha de cloropreno com propriedades térmicas, compressivas e elásticas que contribuem na recuperação de lesões. A compressão faz uma drenagem linfática na região, capaz de aumentar a circulação e aliviar dores.

A musculação pode ser indicada, mas é preciso muito cuidado na escolha dos exercícios para que não haja prejuízo maior ao seu joelho. O mais indicado seria que você primeiramente procurasse um fisioterapeuta, que irá avaliar de forma adequada seu quadro e prescrever os exercícios que você poderá fazer.

Quando o desgaste da cartilagem do joelho está avançado e ocorre em toda a articulação (o chamado “osso com osso”), a cirurgia indicada é a prótese total do joelho que é o recapeamento da cartilagem desgastada com substituição por peças metálicas no fêmur e na tíbia interpostas por um plástico de alta resistência ( ...

O melhor colágeno para articulações é o colágeno tipo 2, pois é a principal proteína estrutural encontrada nas cartilagens e articulações. O uso de suplementos de colágeno tipo 2 é uma ótima opção para ajudar o metabolismo a repor o colágeno perdido.

Os principais medicamentos que podem ser indicados para tratamentos nos ossos e cartilagens são:

  • Risedronato Sódico;
  • Ácido mefenâmico;
  • Osteotrat;
  • Fixenato;
  • Alendronato de Sódio;
  • Fixare Pro ;
  • Ibandronato de Sódio;
  • Condroflex e Tangerinas.

A causa do desgaste da cartilagem da condromalácia está intimamente ligada a maus alinhamentos entre a patela e seu trilho (tróclea) e a distúrbios biomecânicos como o valgo dinâmico, no qual existe uma falta de sincronismo entre a musculatura do quadril e do joelho, principalmente em descidas.

A artrose do joelho não tem cura, uma vez que o desgaste da cartilagem não é reversível. Porém, isso não significa que os sintomas não possam ser tratados e controlados: com o tratamento adequado, é possível grande melhora clínica. Da mesma forma, a progressão da artrose pode ser controlada com o tratamento.

Quais os exercicios de academia próprios para quem tem desgaste na cartilagem dos joelhos por exemplo a bicicleta é aconselhavel? Bicicleta é ótimo, mas deixe o banco alto. Evite os exercícios com agachamento, agachamento e pesos.

O tratamento para aliviar a dor no joelho pode ser feito com fisioterapia e com remédios analgésicos e anti-inflamatórios prescritos pelo médico como Paracetamol, Ibuprofeno, Diclofenaco ou Coltrax, por exemplo.

Estalos no joelho são normais e acontecem na maioria das pessoas. Porém quando os estalos são frequentes, acompanhados de dores, e outros sintomas como inchaço, imobilidade, sensação de areia ou de algo preso dentro do joelho, podem ser sinais de lesão e requer alerta.