Qual o tratamento para cisto Anexial?

Perguntado por: samorim6 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

Tratamento. Praticamente todas as cirurgias ovarianas/anexiais podem ser realizadas de maneira minimamente invasiva (laparoscopia ou sigle-port), inclusive as cirurgias de emergência, o que permite uma melhor visualização da anatomia e todos os benefícios pós-operatórios de uma cirurgia realizada desta maneira.

A região anexial corresponde a todas as estruturas “anexas” ao útero, como: tubas uterinas, ovários, ligamentos e o complexo vascular adjacente. Na maioria dos casos, esses tumores se originam no ovário e são benignos (como acontece com o cisto no ovário).

[ Anatomia ] Relativo aos anexos do útero, isto é, ao conjunto formado pelas trompas de Falópio e ovários (ex.: região anexial; tumores anexiais).

Sim. Normalmente cistos maiores que 5 a 7cm devem ser operados, pois estes dificilmente desaparecerão sozinhos. Além disso, ao atingirem esses tamanhos, há um maior risco de ruptura ou torção.

Cistos ovarianos geralmente apresentam sintomas quando maiores que 6 cm. Ruptura do cisto e a torção das tubas uterinas são possíveis complicações. Na grande maioria das vezes, regridem sem tratamento específico. Seu diagnóstico é feito pela ultrassonografia.

Na maior parte dos casos a recomendação é para o uso de uma pílula anticoncepcional hormonal de uso contínuo, que inibe completamente a ovulação e, por isso, além de atuar como método contraceptivo, previne o surgimento de cistos no ovário.

Possíveis tratamentos para os cistos ovarianos
A maioria dos cistos ovarianos costuma desaparecer espontaneamente, mas quando isso não ocorre, bem como quando é acompanhado de algum sintoma específico ou quando existe a suspeita de malignidade, a retirada do cisto deve ser realizada de forma cirúrgica.

De acordo com o Dr. Márcio Alcântara a resposta é sim, quem tem cisto pode engravidar! O médico explica que ao contrário do que muita gente pensa, o cisto no ovário não é impedimento para engravidar, mas ele pode dificultar o processo devido às alterações hormonais produzidas pela situação.

São considerados cistos gigantes aqueles que possuem tamanho superior a 15cm e que são passíveis de complicações como rotura e torção.

Uma lesão anexial indeterminada em ecografia é definida como uma lesão complexa que mesmo após avaliação com Doppler não pode ser determinada com confiança como sendo benigna ou maligna; ou cujo local de origem, ovário, útero ou outras estruturas pélvicas, permanece indeterminado na avaliação ecográfica13,14.

Se você tiver cistos no ovário, isso não é motivo para ficar em pânico. O perigo só existe quando eles são maiores do que 10 centímetros e possuem áreas sólidas e líquidas, o que só pode ser verificado com os exames adequados indicados pelo seu médico. Nesse caso, a cirurgia é o tratamento indicado.

Ainda, para avaliar se um cisto pode se transformar em um câncer no ovário, o médico deve solicitar o exame de sangue CA 125. Caso o valor seja elevado, pode indicar um tumor maligno. Apenas nos casos de endometrioma ovariano, esse resultado pode não representar um câncer.

Eventualmente, os cistos nos ovários causam problemas. Neste caso, eles podem crescer e causar desconforto. O principal sintoma é a dor na pelve, geralmente de um lado só. Mas a mulher também pode sentir desconforto abdominal, inchaço, vontade de urinar frequentemente e dor durante a relação sexual.

Massas anexiais complexas
A exérese da massa deve ser feita de forma a evitar o rompimento e disseminação de células neoplásicas e o diagnóstico anatomopatológico do espécime é realizado por exame de congelação. O tratamento cirúrgico definitivo e padronizado deve-se seguir ao diagnóstico de congelação.

Ruptura do cisto
As rupturas geralmente ocorrem durante um esforço físico ou relação sexual. Raramente, a ruptura do cisto pode provocar hemorragias graves. Sangramento vaginal pode até ocorrer, mas não é um sintoma comum do cisto de ovário rompido.

O ultrassom é geralmente o primeiro exame realizado se existe uma suspeita de câncer de ovário. É útil para diferenciar um tumor do ovário de um cisto cheio de líquido.

Continuar lendo O que é massa Anexial?