Qual o tratamento mais moderno para câncer de mama?

Perguntado por: mbarros . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

“O pembrolizumabe representa uma revolução no tratamento, uma vez que estimula o sistema imune da própria paciente a identificar e atacar as células tumorais”, diz o especialista.

Aqui, a melhor alternativa terapêutica é o tratamento com terapia sistêmica (medicamentosa). Câncer de mama inflamatório: pode apresentar-se no estágio 3 ou 4 da doença, a depender se disseminou ou não para outras partes do corpo.

Um dos tratamentos mais modernos e revolucionários para o câncer é a terapia CAR-T (receptor de antígeno quimérico), uma forma de imunoterapia que reprograma as células do corpo contra a doença.

A tecnologia CAR-T utiliza células do sistema de defesa humano, chamadas linfócitos T, que combatem microrganismos nocivos, como alternativa ao tratamento contra o câncer. A técnica, considerada um tipo de imunoterapia, retira e isola as células do sistema imunológico em um primeiro momento.

Câncer de mama inflamatório:é um tipo raro, que representa 1% a 3% dos cânceres de mama e difere dos outros tipos quanto aos sintomas, prognósticos e tratamento. Na maioria dos casos, o câncer de mama inflamatório já está disseminado no momento do diagnóstico, o que torna mais difícil o tratamento.

Câncer de mama triplo negativo
Esse é um dos tipos de câncer de mama mais agressivos. No triplo negativo, as células dos tumores não produzem uma proteína específica, chamada HER2, nem têm receptores de hormônios sexuais femininos, como o estrogênio e a progesterona.

Estágio 4. Nesta fase o câncer se espalhou para outros órgãos do corpo e é chamado de “câncer de mama avançado” ou “câncer de mama metastático”. Para o tratamento da doença no estágio 4 são feitas terapias sistêmicas, que incluem quimioterapia, terapia hormonal, terapia alvo e imunoterapia.

Pesquisa revela que o tempo entre diagnóstico e terapêutica do câncer de mama pode levar de 2 meses a 4 anos.

O câncer de mama pode ser curado. Quanto mais cedo ele for detectado, mais fácil será curá-lo. Se no momento do diagnóstico o tumor tiver menos de 1 centímetro (estágio inicial), as chances de cura chegam a 95%. Os sinais e os sintomas do câncer podem variar, e muitas mulheres podem não apresentar nenhum deles!

Efeitos Colaterais
Sintomas semelhantes aos encontrados na menopausa, com fogachos (calores), sudorese noturna, secura vaginal, alterações de humor. Sangramento vaginal e trombose venosa profunda. Esses são efeitos colaterais raros, mas os principais para quais é preciso ficar atento durante o uso do Tamoxifeno.

Embora a cirurgia possa não ser uma opção curativa para o câncer de mama avançado, ainda pode ser útil em algumas situações, por exemplo: Quando o tumor está provocando feridas abertas na mama. Para tratar pequenas áreas de disseminação da doença, como metástases cerebrais.

O "cloridrato de erlotinibe", conhecido comercialmente como Tarceva, mostrou ser tão eficaz quanto à quimioterapia administrada na veia em pacientes que apresentam a doença, mas que sofrem de uma mutação diferenciada do tumor.

A quimioterapia pode ser administrada de diferentes formas: pela boca (via oral), pela veia (intravenosa), pelo músculo (intramuscular), abaixo da pele (subcutânea), sobre a pele (tópica) ou no líquido cerebroespinhal (intratecal).

Imunoterapia pode substituir quimioterapia no combate ao câncer - PFARMA.

Confira a seguir os sete tipos de câncer com maior chance de êxito nos tratamentos, de acordo com a American Cancer Society:

  • Câncer de mama. ...
  • Câncer de próstata. ...
  • Câncer testicular. ...
  • Câncer de tireoide. ...
  • Melanoma. ...
  • Câncer do colo do útero. ...
  • Linfoma de Hodgkin.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o Brasil deve registrar cerca de 700 mil novos casos de câncer por ano, durante o período entre 2023 e 2025.