Qual o transtorno de personalidade mais grave?

Perguntado por: rnogueira . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

Transtorno de Personalidade Emocionalmente Instável (Borderline) A instabilidade das emoções é o traço mais marcante deste transtorno. A pessoa borderline costuma ter variações rápidas e intensas no estado de humor de um momento para outro, sem um motivo aparente.

Na esquizofrenia há presença de sintomas positivos(delírios, alucinações) e negativos(apatia, desânimo, embotamento afetivo). No transtorno de personalidade Borderline prevalece sintomas como a instabilidade emocional e do humor, sensação de vazio crônica, baixa autoestima, automutilação, irritabilidade, impulsividade.

Na classificação internacional de doenças (CID), é chamado de transtorno de personalidade dissocial (Código: F60. 2).

Por mais que o paciente borderline também tenha oscilações de humor, elas são mais instáveis e efêmeras, diferentemente do que ocorre na bipolaridade, em que há dois polos bem marcados que duram um período maior. O primeiro desafio que um portador enfrenta é conseguir um diagnóstico.

Embora os sintomas do transtorno bipolar possam ser controlados com medicamentos e psicoterapia, eles ainda podem prejudicar os relacionamentos, talvez especialmente os românticos.

A psicopatia é um transtorno mental comum, caracterizado por traços de personalidade que incluem egocentrismo, falta de empatia e remorso, além de comportamento antissocial com dificuldade de inibir ações prejudicais às pessoas.

Por exemplo, quem possui o transtorno de personalidade antissocial não consegue reconhecer os sentimentos e necessidade de outros, podendo agredir, roubar e mentir repetidamente para as pessoas, além de poder ter comportamentos ilegais.

Quem tem borderline é manipulador ou mente muito? Por conta do comportamento mais agressivo e a instabilidade emocional dos pacientes borderlines, é comum que muitas pessoas o vejam como manipuladores ou calculistas, mas essa não é uma verdade.

O borderline no exame de sangue, ou hemograma, é identificável, assim como a sorologia. Ambos são utilizados na comparação e descarte de outras doenças mentais como depressão ou esquizofrenia, por exemplo.

5 CELEBRIDADES COM TRANSTORNO BORDERLINE:

  1. Princesa Diana (Lady Di) A Princesa Diana foi diagnosticada com Transtorno de personalidade limítrofe (TPL), o Borderline, após a sua morte. ...
  2. Marilyn Monroe. ...
  3. Amy Winehouse. ...
  4. Jeffrey Dahmer. ...
  5. Raissa Barbosa.

A síndrome de borderline tecnicamente não tem cura, mas o devido tratamento pode melhorar a qualidade de vida dos pacientes e lhes ajudar a manter relações saudáveis. Outro ponto importante é que as manifestações tendem a ser menores com o passar dos anos.

Diferentes tipos de pensamentos podem afetar alguém com borderline, incluindo: Pensamentos perturbadores: pensar que é uma pessoa terrível ou sentir que não existe; Breves episódios de experiências estranhas, como ouvir vozes.

Um comportamento anormal se torna patológico na medida em que traz sofrimento para o indivíduo e para outros. Uma palavra mal colocada, uma situação inesperada ou uma frustração podem levar o borderliner a um acesso de raiva. Na maioria das vezes, a crise dura poucas horas.

A linguagem corporal do psicopata
O Coringa possui um sorriso diferente dos sorrisos habituais. Enquanto a maioria dos sorrisos sociais faz ativação da AU12, que se refere ao músculo Zigomático Maior, o sorriso do Coringa faz uso da AU13, Levator Angulis Oris, um músculo que fica entre o Zigomático Maior e Menor.

O CID Z76. 5 – “Pessoa fingindo ser doente” [simulação consciente] é usado por profissionais de saúde em atestados médicos para caracterizar uma situação em que uma pessoa finge estar doente com motivação óbvia. Portanto, não se trata de código de uma patologia a ser investigada.

- Nos assassinos encontramos maxilares grandes, maçãs do rosto muito separadas, cabelos escuros e grossos, barba rente e rosto pálido. - Assaltantes têm braquicefalia (crânio arredondado) e mãos longas; raramente tem testa estreita.

As mulheres com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) apresentam grande necessidade de afeto e demandam atenção excessiva. Seu comportamento se dá de maneira disfuncional por meio de raptus furiosos e impulsivos tendo como alvo habitualmente pessoas do convívio mais íntimo.