Qual o trajeto do sangue na circulação pulmonar?

Perguntado por: icamacho3 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

O circuito pulmonar segue a sua própria lógica, sendo ela: o sangue é conduzido do coração até o pulmão e, logo após, volta ao coração. É pertinente ressaltar o caráter químico desse sangue nessa etapa da circulação, sendo caracterizado como venoso, ou seja, um sangue pobre em oxigênio.

Resumidamente, a circulação pulmonar é composta por: átrio direito - ventrículo direito - artéria pulmonar - pulmão - veias pulmonares - átrio esquerdo - ventrículo esquerdo.

A circulação sistêmica transporta sangue oxigenado a partir do ventrículo esquerdo do coração, fluindo através das artérias até os vasos capilares espalhados em todo corpo. Nos mesmos capilares do tecido, o sangue “impuro” retorna através de um sistema de veias para o átrio direito do coração.

O sangue sai do coração pela artéria pulmonar em direção ao pulmão e retorna pela veia pulmonar.

A circulação sistêmica garante oxigenação e nutrição para todas as células do corpo, enquanto a circulação pulmonar garante que o sangue a ser distribuído tenha a quantidade de oxigênio necessária para cada célula.

A pequena circulação transporta sangue do coração aos pulmões e, destes, novamente ao coração (coração – pulmão – coração). A grande circulação conduz o sangue do coração a todos os órgãos do corpo e é responsável pelo seu retorno ao coração (coração – corpo – coração).

Podemos dividi-las em duas etapas: Pequena circulação ou circulação pulmonar e Grande circulação ou circulação sistêmica.

O sangue proveniente de todas as partes do corpo (cabeça, tronco, rins, fígado, pernas etc) chega ao coração pela veias cavas (superior - região da cabeça e inferior - tronco e abdômen) e entra pelo átrio direito. Depois, sai do átrio direto e vai para o ventrículo direito onde se inicia o processo de arterialização.

A circulação pulmonar, é um processo vital que permite a oxigenação do sangue e a remoção do dióxido de carbono, garantindo a entrega de sangue oxigenado a todas as células e tecidos do corpo.

O sangue que chega ao coração vindo do corpo é rico em gás carbônico. Ele entra no coração pelo átrio direito, por meio da veia cava inferior e superior. Do átrio direito, o sangue segue para o ventrículo direito, que o bombeia em direção aos pulmões pela artéria pulmonar.

O sangue presente no átrio direito segue para o ventrículo direito, que o bombeia em direção aos pulmões. O sangue segue para os pulmões por meio das artérias pulmonares.

o sangue rico em gás carbônico chega ao coração pela artéria aorta até o átrio esquerdo, que se contrai e envia o sangue para o ventrículo esquerdo, e depois o sangue é transportado aos pulmões e fígado.

Na grande circulação o sangue sai do VE pela artéria aorta que o leva a todas as partes do corpo. O sangue venoso, regressa ao coração pelas veias cavas superior e inferior, entrando no AD.

Nele desembocam três veias: veia cava superior, veia cava inferior e seio coronário. O ventrículo direito comunica-se com o átrio direito e dele parte a artéria pulmonar, que leva sangue aos pulmões.

O sistema circulatório é responsável por conduzir elementos essenciais para todos os tecidos do corpo: oxigênio para as células, hormônios (que são liberados pelas glândulas endócrinas) para os tecidos, condução de dióxido de carbono para sua eliminação nos pulmões, coleta de excretas metabólicos e celulares, entrega ...

Conduzido pelas veias no retorno ao coração na circulação sistêmica, também não é chamado de venoso por circular em veias, pois na circulação pulmonar o sangue venoso é carreado através das artérias pulmonares, e sim por conta da concentração dos gases respiratórios.

Há quatro veias pulmonares, superior direita, inferior direita, superior esquerda e inferior esquerda, que irão recolher sangue venoso dos segmentos pulmonares. As veias pulmonares são a exceção no sistema venoso, já que são as únicas a transportarem o sangue oxigenado.

Nos alvéolos ocorrem trocas gasosas, fazendo com que o sangue que chega aos pulmões seja oxigenado. Nos alvéolos pulmonares, ocorre o processo conhecido como hematose (troca gasosa), que garante que o sangue pobre em oxigênio torne-se oxigenado.