Qual o trabalho de um conselheiro?

Perguntado por: acaldeira . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 13 votos

O dicionário Houaiss define que conselheiro é aquele que orienta, indica, sugere, recomenda, troca ideias, opiniões ou que se reúne para debater assuntos com o objetivo de chegar a um consenso. Mas quais habilidades um conselheiro precisa ter e qual o papel dele dentro de uma família empresária?

Fiscalizar venda e consumo de bebidas alcoólicas a menores de idade: não é tarefa do conselheiro tutelar fiscalizar bares, eventos, festas, lanchonetes e restaurantes que estejam comercializando bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes. Quando isso estiver acontecendo, a Polícia deverá ser chamada.

Já no conselho as habilidades solicitadas passam, principalmente, por pensamento estratégico, escuta ativa, fazer boas perguntas e provocações positivas para inspirar a gestão. São habilidades que ajudam na construção de um consenso. É uma postura por vezes diferente da de um executivo.

Os conselheiros de administração habitualmente recebem remuneração fixa mensal. A remuneração é estabelecida conforme os padrões do mercado e o nível de dedicação de cada membro, conforme sua função no Conselho, participação em Comitês e a outras funções de interesse institucional da empresa.

Em relação à escolaridade, é exigido somente o ensino médio completo. No entanto, os interessados na função de conselheiro tutelar deverão fazer uma prova de conhecimentos específicos de caráter eliminatório. No exame, o candidato precisa acertar pelo menos 60% das questões.

Existem três tipos diferentes de conselheiros: os conselheiros internos, externos e independentes.

As principais funções dos conselhos municipais são propor diretrizes das políticas públicas e fiscalização, controlar e deliberar sobre tais políticas. Muitas vezes, é o Conselho Municipal de cada área que aprovará uma lei ou ação que o Estado queira tomar sobre determinado assunto.

Ademais, o Município deve estabelecer, em lei municipal, a remuneração dos membros dos Conselhos Tutelares, bem como quando tais estipêndios serão efetivados e pagos, observadas as diretrizes do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA).

Art. 35. Serão eleitos como titulares os 5 (cinco) candidatos mais votados dentro da área de abrangência de cada Conselho Tutelar, que serão diplomados Conselheiros Tutelares para um mandato de 4 (quatro) anos.

O conselho tutelar é previsto no ECA — Lei 8.069/1990 — como órgão permanente e autônomo, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. São cinco os conselheiros, escolhidos pela população por meio de eleição, com mandato de quatro anos.

A função de membro do Conselho Tutelar exige dedicação exclusiva, vedado o exercício concomitante de qualquer outra atividade pública ou privada.

Serão escolhidos pela comunidade, em eleições que vão ocorrer no dia 01 de outubro de 2023, 05 (cinco) Conselheiros Tutelares titulares e 05 (cinco) Conselheiros Tutelares suplentes.

Atualmente, se uma criança matriculada deixar de frequentar as aulas, cabe à escola notificar o Conselho Tutelar, órgão responsável por verificar a motivação para a ausência. Se for constatada a evasão escolar, o Ministério Público é acionado.

Acompanhar e orientar a estratégia da organização; Contratar e avaliar a performance do CEO/presidente da organização; Acompanhar o orçamento anual da organização; Deliberar sobre investimentos e movimentos estratégicos.

Têm reputação de dar conselhos sábios e ponderados, objectivos, esclarecedores e positivos. Têm um histórico de sucesso comprovado com base em conhecimento especializado, experiências únicas, educação contínua e um sentido realista e honesto de si próprio.

Os conselhos municipais são compostos por representantes da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP) e da sociedade civil. O caráter permanente desses conselhos possibilita que a participação do cidadão efetivamente se converta na formulação, implementação e avaliação das políticas públicas municipais.

4. Quais as cinco funções dos conselhos?

  • Função deliberativa. ...
  • Função consultiva. ...
  • Função fiscalizadora. ...
  • Função mobilizadora. ...
  • Função pedagógica.