Qual o torque de aperto de roda?

Perguntado por: ipaz . Última atualização: 21 de maio de 2023
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torque indicado para uma roda de carro varia entre 95 até 130 Nm, dependendo do fabricante. Se o valor aplicado for muito superior ao torque especificado, pode ocorrer desde o rompimento do parafuso até a impossibilidade de soltar as rodas com uma chave de roda tradicional, em caso de furo de pneu.

29) Na montagem das rodas, sempre aperte os parafusos com o torque correto: 100 Nm (±20 Nm).

Lembre-se que cada parafuso foi calculado para sofrer determinado torque, previamente calculado por um engenheiro, e que esse torque é suficiente para deixar o parafuso preso sem danificá-lo, portanto você não precisa forçar o aperto até o máximo possível.

O diâmetro da roda influencia na movimentação de maneira inversa, quanto maior o diâmetro, menor será o esforço para superar obstáculos e vice versa.

Normalmente o torque é medido em Nm (Newtons x metro) ou Kgfm (quilograma x força x metro). Para calcular, basta multiplicar a força aplicada pela distância entre o local de aplicação de força e o centro da rotação.

T(Nm)= Força(N) x Raio (m)
Se dobrarmos o tamanho da manivela, a Força F será diminuída pela metade.

Este torque faz com que o parafuso “estique” dentro da faixa da deformação elástica, por isto é fundamental o controle da carga submetida no aperto, pois excedendo a tensão elástica, o parafuso deforma plasticamente e perde suas propriedades mecânicas de tensão por tração.

O torque, geralmente expresso em kgf. m (quilograma força por metro) ou Nm (Newton por metro) é a capacidade do motor de fazer um esforço, ou seja, gerar energia.

Olhando a tabela de torque de parafusos, a coluna de rosca refere-se ao diâmetro do parafuso em milímetros (mm). Um parafuso com rosca M3 tem 3 mm de diâmetro e, da mesma forma, um parafuso com rosca M5 tem 5 mm. Quanto maior o parafuso, mais torque é necessário para atingir a força de união necessária.

O valor máximo de um torque costuma aparecer somente em um momento específico, geralmente entre 2.800 e 4.000 rpm. No entanto, alguns propulsores mais modernos já conseguem entregar torque máximo de maneira constante e linear, em uma faixa de giros mais ampla.

Medida:M14 X 1,50.

Caso o parafuso seja apertado demais, o material começa a entrar na zona plástica do material, fazendo com que as deformações sejam irreversíveis, não gerando a força de compressão necessária para a junta.

Os métodos comuns de anti-afrouxamento do parafuso incluem: travamento por fricção, travamento mecânico e travamento permanente. O travamento por fricção inclui arruelas de pressão, porcas autotravantes e porcas duplas. A desvantagem do anti-afrouxamento por fricção é que é fácil afrouxar sob a força do impacto.

então. três parafusos ainda tá dentro do limite de segurança quebrou. um o ideal é andar com os quatro né quebrou.