Qual o título de quem faz um MBA?

Perguntado por: ialmeida6 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 2 votos

MBA é a sigla para Master in Business Administration, que em tradução literal significa Mestre em Administração de Negócios. Trata-se de uma das modalidades de pós-graduação voltada para profissionais que pretendem seguir no mercado – característica que a diferencia da especialização, do mestrado e do doutorado.

Contudo, MBA não é mestrado, mas um curso de especialização lato sensu, já que é direcionado para a prática profissional. É correto ver o MBA como uma metodologia de formação de executivos e gerentes de projetos. Por suas características, ele costuma ser procurado por profissionais que desejam crescimento na carreira.

Vamos lá? Ao começar as aulas da pós-graduação, o estudante poderá ser chamado de pós-graduando. Mas, ao finalizar o curso, que poderá ter duração de 1 a 2 anos, o aluno terá o título de pós-graduado ou especialista.

A sigla em inglês MBA (Master in Business Administration) dá nome à pós-graduação lato sensu voltada para a Administração e à prática profissional, que trabalha, ao mesmo tempo, soft skills (competências) que são relevantes para tomadas de decisão e liderança.

Dos quatro tipos de cursos de pós-graduação existentes, existe a possiblidade de conquistar 3 titulações diferentes. São elas: Mestre: para quem completa o mestrado.

Fazer uma especialização, MBA ou mestrado antes de ingressar no doutorado ajuda a construir essa maturidade. Tanto é que a maioria dos programas de doutorado dá preferência para quem cursou o mestrado previamente.

Depois de concluir um MBA também pode ser a hora de se formar em uma área específica da atuação profissional com uma especialização. Esses cursos têm duração de, no máximo, dois anos. Por isso, podem ser boas opções para quem busca uma rápida formação, sendo possível completar um curso em apenas seis meses.

Nesta categoria entra o Master in Business Administration (MBA), que é voltado a profissionais do mundo empresarial. Logo, pode-se dizer que uma das principais diferenças entre um mestrado e um MBA está no tipo de pós-graduação a que pertencem. O mestrado é stricto sensu, enquanto o MBA é lato sensu.

Para fazer MBA precisa ser graduado? Sim, ter um diploma de nível superior é um pré-requisito para fazer MBA, da mesma forma que um mestrado e os cursos de pós-graduação. Lembrando que o MBA não habilita a dar aulas na graduação, como acontece com quem faz mestrado.

Existe diferença entre lato sensu e MBA? É comum usar a expressão lato sensu como sinônimo da especialização. Porém, como você viu, o MBA também é um tipo de pós-graduação de sentido amplo. Então, se você tem dúvida sobre qual a diferença entre lato sensu e MBA, a resposta é que o primeiro engloba o segundo.

O nível 1 compreende as pessoas com ensino fundamental incompleto, o nível 2 compreende as pessoas com fundamental completo e médio incompleto, o nível 3 as pessoas com ensino médio completo ou superior incompleto, o nível 4 compreende as pessoas com nível superior completo e o nível 5 compreende pessoas com alguma pós ...

Pondere o seu objetivo
Se você procura uma especialização em alguma área específica ou busca um conhecimento novo em outro segmento, a pós pode ser a melhor escolha. Por outro lado, se pretende alcançar um cargo de gestão, o MBA é a alternativa mais adequada.

Falando sobre a diferença entre as duas modalidades, esses cursos têm práticas distintas e são voltados para públicos diferentes. Como visto, o MBA é destinado a pessoas que atuam na área de negócios, enquanto a especialização é direcionada para qualquer profissional que queira aperfeiçoar os seus conhecimentos.

A diferença principal entre pós-graduação e MBA é o foco do grau acadêmico. O MBA tem o foco para a formação empresarial e executiva. Já a pós-graduação é uma formação voltada à especialização em determinada área. Desse modo, podemos dizer que cada especialização tem como foco um público diferente.

Isso quer dizer que “Philosophy Doctor” pode ser entendido como Doutor em alguma área do conhecimento. Por isso, o título na prática é concedido a pessoas que atingem o nível acadêmico mais alto em sua área de estudo – e o significado de PhD é, a rigor, o mesmo que o de um doutorado.

Assim, o postdoc irá desenvolver uma pesquisa aplicada e, em alguns locais, este pesquisador, que passará a ser chamado de estudante de pós-doutoramento, será, por exemplo, convidado a dar cursos, palestras e orientar ou co-orientar alunos de mestrado e doutorado.

A modalidade mestrado concederá ao egresso o título de mestre, seja ele oriundo de curso de pós-graduação de mestrado ou mestrado profissional. Já a modalidade doutorado concederá ao egresso do curso o título de doutor.

Vamos começar do básico, a nomenclatura: a pós-graduação lato sensu, ou sentido amplo, compreende programas de especialização, geralmente voltados ao mercado de trabalho. Esse tipo de curso tem duração mínima de 360 horas e, ao final, o aluno obtém um certificado.

Em relação à idade, a maior parte dos mestres tem de 30 a 34 anos, enquanto os doutores têm de 35 a 39 anos.

Sim, é possível realizar duas pós-graduações ao mesmo tempo. Porém, é preciso se organizar para conseguir criar uma rotina saudável de estudos. Ao montar um cronograma será preciso considerar o tempo que será gasto com as aulas, leituras, atividades e com as avaliações das duas pós-graduações.