Qual o tipo textual de uma reportagem?

Perguntado por: ealves . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

Reportagem é um texto pertencente ao gênero jornalístico que tem como principal função expor, opinar ou interpretar informações do cotidiano.

Chamamos de gênero textual as classificações criadas para agrupar textos de acordo com as suas características. Existem diversos tipos de gêneros textuais, que vão desde o romance e a fábula, até a bula de medicamentos, passando ainda por notícias. Alguns textos podem ainda ser compostos por mais de um gênero textual.

Na notícia, os textos são sempre escritos de maneira neutra, não havendo citações de pessoas envolvidas nos fatos. A reportagem é o gênero do jornalismo que trabalha com a checagem da fonte da notícia, assim como o seu aprofundamento, sempre se baseando nos fatos ocorridos.

O que são os Tipos de Texto:
São tipos textuais o narrativo, o descritivo, o dissertativo, o injuntivo, o explicativo e o preditivo. Gêneros textuais (romances, poemas, relatórios, e-mails, teses, verbetes etc.) são compostos por tipos textuais.

Tipos e gêneros textuais

  • Texto narrativo;
  • Texto descritivo;
  • Texto dissertativo expositivo;
  • Texto dissertativo argumentativo;
  • Texto explicativo injuntivo;
  • Texto explicativo prescritivo.

Embora preze pela objetividade, característica importante dos gêneros jornalísticos, a reportagem invariavelmente apresenta um retrato do assunto a partir de um ângulo pessoal, por isso, ao contrário da notícia, ela é assinada pelo repórter.

A Reportagem é um tipo de texto que tem o intuito de informar ao mesmo tempo que prevê criar uma opinião nos leitores, portanto ela possui uma função social muito importante como formadora de opinião. A Reportagem pode ser um texto expositivo, informativo, descritivo, narrativo ou opinativo.

Trata-se de um texto informativo sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculada pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.

De acordo com a tipologia textual, eles são classificados em 5 tipos: texto narrativo, texto descritivo, texto dissertativo, texto expositivo e texto injuntivo.

Texto narrativo é um tipo de texto que esboça as ações de personagens num determinado tempo e espaço. Geralmente, ele é escrito em prosa e nele são narrados (contados) alguns fatos e acontecimentos. Alguns exemplos de textos narrativos são: romance, novela, conto, crônica e fábula.

Exemplos de gêneros textuais narrativos: romance, conta e novela. Exemplos de gêneros textuais descritivos: biografia, cardápio e notícia. Exemplos de gêneros textuais dissertativos: monografia, artigo e resenha. Exemplos de gêneros textuais expositivos: seminário, palestra e entrevista.

O texto jornalístico (de uma notícia ou reportagem) é composto por algumas partes: título, lide, corpo do texto e imagens. Os títulos devem ser claros, informativos e atrativos.

O que é um texto jornalístico. De modo geral, um texto jornalístico é qualquer texto que seja veiculado por um jornal, site, revista, televisão ou rádio. É preciso que ele contenha alguma informação e obedeça alguns critérios técnicos.

Uma notícia é qualquer acontecimento considerado relevante para o conhecimento do público. A reportagem é o aprofundamento da notícia, trazendo detalhes significativos para os interessados em determinado assunto.

Tipos textuais

  • narrativo.
  • descritivo.
  • dissertativo.
  • expositivo.
  • injuntivo.

Tipos textuais

  • narrativo;
  • descritivo;
  • dissertativo;
  • expositivo;
  • injuntivo.

O texto injuntivo ou instrucional é o tipo de texto que contém instruções ou explica como fazer alguma coisa. São exemplos de texto injuntivo as receitas de bolo, bulas de remédio, manuais de instruções, editais e propagandas. A função do texto injuntivo é explicar algo ao leitor, em vez de apenas fornecer informações.

Os tipos textuais dividem-se em: narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo e injuntivo. Portanto, para compreender a diferença básica entre as duas classificações, é necessário entender que gênero textual é a parte concreta e tipologia textual é a parte que integra um campo mais teórico, mais formal.

A tipologia textual abrange 5 tipos de textos diferentes — narrativo, descritivo, expositivo, dissertativo e argumentativo.