Qual o tipo de vitamina que aumenta a imunidade?

Perguntado por: aamorim . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.3 / 5 19 votos

Sistema imunológico: 6 substâncias importantes para turbinar a imunidade

  • Vitamina C.
  • Vitamina E.
  • Vitamina D.
  • Vitamina A.
  • Zinco.
  • Selênio.

Vários fatores contribuem para o enfraquecimento do sistema imunológico. Alguns deles são as doenças. Estresse, dormir pouco, alimentação desequilibrada, obesidade, tabagismo, drogas, sexo sem proteção, alcoolismo e vida desregrada são causas da baixa imunidade.

A baixa imunidade é uma deficiência na resposta do sistema imunológico diante das infecções gerais que, naturalmente, o organismo pode entrar em contato. Basicamente, esse sistema, formado por células chamadas de glóbulos brancos e leucócitos, nos protege de vírus e bactérias.

Muitas pessoas acreditam que o único sinal de que estamos com a imunidade forte é o fato de não ficarmos doentes. No entanto, isso é um equívoco. Outros fatores como sintomas em menor intensidade e recuperação acelerada de uma doença, por exemplo, também são indícios de que está tudo certo com seu sistema imunológico.

"O exame mais comum para avaliar a imunidade é o hemograma. Trata-se de uma fotografia geral das células de defesa de um organismo, analisando o que é conhecido como a parte vermelha, como plaquetas, e também a parte branca, que contem os linfócitos, células responsáveis por produzirem os imunizantes".

Cada organismo reage de uma forma, dependendo de fatores como a faixa etária e o próprio sistema imunológico da pessoa. Em geral, em duas semanas após a segunda dose estaremos protegidos, pois esse é o tempo que nosso sistema leva para criar anticorpos neutralizantes, que barram a entrada do vírus nas células.

Carnes, oleaginosas e leguminosas: carnes, cereais, castanhas e leguminosas, como o feijão e a lentilha, são ricos em zinco e auxiliam o sistema imune a combater doenças como gripes e resfriados.

A maiorparte das pessoas que se recuperam da infecção têm anticorpos contra o vírus. Porém, é importante dizer que não são todos, e que os anticorpos não são a único mecanismo de proteção imunológica contra os vírus.

Palidez, manchas e erupções cutâneas. Além das mucosas, a pele também fornece sinais de alerta que indicam queda na imunidade. Nesse caso, é comum apresentar uma palidez incomum ao indivíduo, manchas brancas ou avermelhadas pelo corpo e, em alguns casos, até mesmo erupções cutâneas e abscessos.

Para a imunidade, a vantagem é que o inhame tem vitamina C, A e diversas vitaminas do complexo B, contribuindo, assim, para a manutenção das funções biológicas, além de estimular a produção de células de defesa e ajudar na eliminação de toxinas do organismo.

Para produzirmos a quantidade ideal de vitamina D, recomenda-se nos expormos aos raios solares, sem protetor solar, por pelo menos 140 minutos por semana, sendo que esse efeito é acumulativo. Ou seja, podemos tomar 20 minutos de sol todos os dias ou 1h10 em dois dias da semana, por exemplo.

De maneira geral, o sistema imunológico pode ser fortalecido com a obtenção de hábitos saudáveis, como uma boa alimentação rica em nutrientes, variada e equilibrada, exercícios físicos e uma boa noite de sono.

Os laboratórios que fazem testes para contabilizar os números de leucócitos no nosso organismo podem mensurar de maneira diferente. Além disso, idade e o sexo da pessoa podem influenciar na variação desse número. Mas, de modo geral, os glóbulos brancos costumam permanecer na faixa de 4,500 a 10,000.

Para identificar o câncer podem ser solicitados pelo médico a realização da dosagem de marcadores tumorais, que são substâncias produzidas pelas células ou pelo próprio tumor, como o AFP e o PSA, que se encontram elevados no sangue na presença de determinados tipos de câncer.

As frutas cítricas são ricas em vitamina C e também fibras, estimulando a resistência a infecções, aumentando as propriedades anti-inflamatórias e a imunidade do corpo, o que ajuda a reforçar as defesas. Podemos destacar como frutas cítricas: laranja, limão, morango, kiwi, mexerica, etc.

8 frutas com vitamina C para combater a gripe

  • Laranja. A laranja é a fruta com vitamina C mais conhecida e associada ao nutriente. ...
  • Acerola. A acerola é uma fruta tropical muito popular no Brasil. ...
  • Caju. ...
  • Mamão papaia. ...
  • Goiaba vermelha. ...
  • Limão. ...
  • Morango. ...
  • Abacaxi.

O sentimento frequente de cansaço ou aquele desânimo para encarar as tarefas comuns do dia a dia podem ser sinais de um corpo inflamado, sabia? Insônia, mal-estar, espinhas e falta de apetite também estão entre os principais sintomas.

Para saber se está bem de saúde é importante consultar o médico de forma regular para que se possam ser solicitados e realizados exames que indicam como está a saúde, como por exemplo a medição da pressão arterial, concentração de açúcar no sangue e realização de exame de urina.

Então, continue acompanhando!
...
4 sinais que indicam que está na hora de ir ao médico

  1. Falta de ar. A falta de ar é caracterizada pela sensação de dificuldade de respirar e ofegância. ...
  2. Emagrecimento repentino. ...
  3. Perda de apetite. ...
  4. Febre.

coriza; – tosse; – dor de garganta; – dificuldade para respirar.

A transmissão da doença pode ocorrer diretamente, pelo contato com pessoas infectadas, ou indiretamente, pelo contato com superfícies ou objetos utilizados pela pessoa infectada. Evidências atuais sugerem que a maioria das transmissões ocorre de pessoas sintomáticas para outras.