Qual o tipo de verme que causa tosse?

Perguntado por: lnogueiras . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.1 / 5 3 votos

“Alguns vermes, como Ascaris lumbricoides, Strongyloides stercoralis, Necator americanus e Ancylostoma duodenale, podem passar pelos pulmões durante seus ciclos reprodutivos e causar comprometimento respiratório nos pacientes infectados, provocando tosse seca, falta de ar, chiado no peito, desconforto torácico e febre ...

Além disso, a lombriga pode ser detectada a partir de outros sinais, como fraqueza, febre, perda de peso, fome excessiva ou perda de apetite e presença de vermes nas fezes. Para confirmar o diagnóstico, é necessário fazer exame laboratorial de fezes, que identificará a presença dos ovos do parasita no organismo.

Vários fármacos podem ser usados no tratamento da ascaridíase, as opções mais comuns são:

  • Albendazol 400 mg em dose única.
  • Mebendazol 100 mg, 2 vezes ao dia, durante 3 dias consecutivos.
  • Levamisol 150 mg, em dose única.

Entre as causas pode ser uma alergia causada pela exposição a algum elemento presente no ar.A tosse persistente é o sinal da presença de alguma doença, sendo as causas alérgicas as principais e mais comuns: a asma brônquica, a rinite alérgica e a sinusite alérgica.

Como um hábil trapaceiro, o parasita causador da esquistossomose – o verme Schistosoma mansoni – facilmente dribla as defesas do organismo humano e se instala na parede de vasos sangüíneos do intestino.

E quanto tempo leva para o albendazol fazer efeito? “O início da ação ocorre logo após a ingestão”, esclarece a farmacêutica. Como o medicamento também é indicado para crianças com mais de 2 anos, há a opção de suspensão oral, ou seja, em forma de líquido. Aí basta agitar e beber.

Geralmente, os sintomas do verme são diarreia, anemia, dor abdominal, náuseas com ou sem vômitos, perda do apetite, emagrecimento, e outros sintomas que iremos falar.

Albendazol é indicado para o tratamento de uma grande variedade de condições causadas por vermes ou parasitas, especificamente infecções causadas por: Ascaris lumbricoides, Enterobius vermicularis, Necator americanus, Ancylostoma duodenale, Trichuris trichiura, Strongyloides stercoralis, Taenia spp.

Ivermectina é indicada para o tratamento de várias condições causadas por vermes ou parasitas. Estudos demonstram que a ivermectina funciona no tratamento das seguintes infecções: Estrongiloidíase intestinal: causada por um parasita denominado Strongyloides stercoralis.

O exame parasitológico de fezes é muito importante para o combate correto aos parasitas que infestam o intestino.

Probióticos: são ótimos aliados para melhorar a flora intestinal e o sistema imunológico do indivíduo. Sucos cítricos de limão, laranja, maracujá e abacaxi: são bebidas ricas em antioxidantes e em vitaminas importantes para o corpo. Água: sempre é muito bem vinda e também ajuda a eliminar as toxinas através da urina.

400 mg ou 10 ml da suspensão oral (40 mg/ml) 1 vez por dia por 5 dias para adultos e crianças acima de 2 anos.

Portanto, o vermífugo é um remédio que deve ser tomado apenas com prescrição médica. Então, isso deve acontecer após a detecção de sintomas muito evidentes ou de um exame de fezes como o parasitológico de fezes, por exemplo, ou quando há recomendação de órgãos de saúde pela região.

No entanto, a tosse pode ser decorrente de um processo inflamatório, infeccioso ou alérgico, portanto não deve ser considerada inofensiva. Ela pode indicar doenças como asma, bronquite crônica, infecções respiratórias (gripes, resfriados, tuberculose etc.), alergias, doença do refluxo gastroesofágico, entre outras.

Beba bastante água para manter a garganta hidratada
Beber água ajuda a manter a hidratação, umedecer a garganta e limpar o esôfago de qualquer partícula que possa estar alojada no local, provocando a tosse.