Qual o tipo de trauma mais comum?

Perguntado por: eneves . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

Fraturas, entorses, luxação e contusão são lesões traumáticas muito comuns e podem ser causadas por quedas em casa, acidentes de trânsito, traumas esportivos ou até mesmo em situações do nosso cotidiano como uma pisada em falso, por exemplo.

Baseado nos princípios da prevenção de lesões, o atendimento da vítima traumatizada pode ser dividida em 3 fases: pré- impacto, impacto e pós-impacto.

Traumas psicológicos são sequelas emocionais, deixadas por uma experiência que causou imensa dor e sofrimento ao traumatizado, tal experiência (também chamada de evento traumático) é de tal magnitude que afetam profundamente o comportamento, pensamento e sentimentos do indivíduo, e este, por sua vez, fará de tudo para ...

Traumas de infância: Consequências e Como Superar com a...

  • 1- Invalidação constante de sentimentos.
  • 2- Abusos físicos ou psicológicos.
  • 3- Bullying e agressões.
  • 4- Abandono ou rejeição.
  • 5- Relacionamentos problemáticos na família.

O traumatismo craniano é uma lesão no crânio causada pelo impacto. Além da contusão, a depender da gravidade, pode atingir o cérebro e causar sangramentos, formação de coágulos e edemas. Nestes casos, é classificado como traumatismo cranioencefálico grave, visto que representa risco à vida do paciente.

Os princípios de atendimento ao trauma consistem numa adequada avaliação da vítima, por meio de uma avaliação inicial, métodos auxiliares do atendimento inicial e avaliação secundária.

Para facilitar o estudo, os traumas abdominais foram divididos em: trauma aberto (ferimentos por armas de fogo ou por arma branca) e trauma fechado (contusão). Dentro de cada divisão foram analisadas as vísceras e as regiões associadas mais atingidas.

Durante a avaliação secundária, o exame físico segue a sequência: cabeça; estruturas bucomaxilofaciais; coluna cervical e pescoço; tórax, abdome e pelve; períneo, reto e vagina; sistema musculoesquelético e sistema neurológico. Todos esses sistemas devem ser avaliados de forma minuciosa e direcionada ao trauma.

Segundo Otto Rank e o próprio Freud, o nascimento é fonte do primeiro trauma humano, que é a separação da mãe, expulsão do paraíso (útero materno). O nascimento nos leva ao desamparo por toda a vida e à angústia.

O trauma inicia com a transferência de energia para o corpo a partir de uma força externa. A transferência de energia cinéti- ca pode ser de natureza contundente ou penetrante. Além desses mecanismos, existe a energia térmica na forma de calor, frio ou agente químico, que gera calor ou frio.

A ansiedade, o medo, a insegurança e até transtornos psicológicos são algumas consequências. Com isso, o indivíduo que sofre com traumas costuma ter dificuldades para conviver em sociedade, se relacionar, apresentam baixa autoestima e agressividade.

O teste de trauma de infância viralizou no TikTok após usuários compartilharem o quão ruim foi essa etapa de suas vidas. Gratuito, o quiz pode ser feito no site BetterMe, uma plataforma de saúde mental que também oferece planos de assinatura de meditação e ioga.

Como disse acima, não é possível esquecer um trauma – ele irá acompanhar você pelo resto da vida. O que podemos fazer é ressignificá-lo, ou seja, dar um novo sentido para o que aconteceu. Isso irá lhe dar capacidade de superar o trauma passado e olhar para o futuro com esperança.

O mal-estar emocional é marcado pela presença de sentimentos subjetivos que variam em intensidade. Podem ocorrer sentimentos variados, tais como tristeza, vulnerabilidade, medo, insegurança, confusão e preocupação ou sintomas mais severos como a ansiedade, a depressão, a raiva, o isolamento social e a desesperança(2).

Na verdade é indicado que você marque uma consulta quando perceber sintomas de medo, tristeza, ansiedade, depressão, raiva, angustia, desânimo e procrastinação começarem a ser constantes em sua vida e que não melhoram com o passar dos meses. Nestes casos, quanto antes você buscar um atendimento especializado melhor.

Esses traumas podem ser resultados de abusos emocionais, físicos ou sexuais sofridos durante relacionamentos passados, gerando sintomas físicos e psicológicos duradouros, que atrapalham a sua vida.

Evite voltar em lugares que trouxeram dor para você. Por exemplo, você pode voltar à sua cidade natal para fazer de novo as coisas que costumava fazer e tentar recuperar suas memórias de infância. Use, por exemplo, cheiros familiares, seus brinquedos preferidos e fotos antigas para estimular sua memória.