Qual o tipo de tomada para microondas?

Perguntado por: anunes . Última atualização: 13 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

Se seu produto for 110V, precisará de uma tomada de 20A; se for 220V, uma tomada de 10A. Providencie o aterramento conforme a norma NBR5410, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Nunca conecte dois eletrodomésticos na mesma tomada, use uma tomada exclusiva para cada produto ou poderá haver sobrecarga na rede elétrica e prejudicar o funcionamento do seu produto resultando, inclusive, em acidentes envolvendo fogo. Também não utilize adaptadores T ou benjamim em seus produtos.

A diferença está nas tomadas. Para correntes de 10 A, os conectores são menores e mais finos em comparação aos de 20 A, com diâmetro padrão de 4 mm. A tomada de 20 A, por sua vez, tem diâmetro maior, de 4,8 mm.

Quando o equipamento precisa de uma carga mais reforçada para funcionar de mais de 1000 W, como é o caso de aparelhos de ar-condicionado, secadores de cabelo profissionais e secadoras de roupa, entra em cena a tomada de 20 A, com plugues mais grossos e capacidade maior de transmitir energia com segurança.

Veja quais são os mais comuns no Brasil:

  • Tipo N: 3 pinos. No Brasil, atualmente os plugues de tomada utilizados são os de 3 pinos. ...
  • Tipo C: 2 pinos. ...
  • Tipo A: 2 pinos chatos. ...
  • Tipo B: 2 pinos chatos e 1 redondo.

Posso usar um adaptador para conectar o plugue 20A na tomada 10A? Não é indicado, pois como os aparelhos de 20A possuem maior potência, ao ligá-lo em um ponto não projetado especialmente para esta carga, há risco de superaquecimento e curto-circuito.

Não. Os adaptadores de tomada não devem ser utilizados, pois podem causar danos no cabo de força do aparelho.

Diâmetro dos fios: para instalar tomadas de 20A com segurança, a grossura dos fios deve ser de, no mínimo, 2,5 mm². Ou seja, o diâmetro do fio desencapado deve ser maior que 1,8 mm. Se os fios forem mais finos, por segurança, você deve optar por instalar tomadas de 10 A.

O microondas é um aparelho que possui corrente nominal superior a 10A, por isso necessita de uma tomada de uso específico para alimentar exclusivamente esse aparelho. Sobre o padrão de plugues, o microondas possui o padrão de plugue de 20A, e pelo padrão do plugue é possível saber se o aparelho exige maior carga.

Vale ressaltar que, você precisa preparar um circuito elétrico (cabos e disjuntores) exclusivo para o uso do forno. Além disso, a tomada deve ser tripolar, também conhecido como conector de 3 pinos.

O “Benjamin” é um nome popular para adaptadores de tomadas, que também podem ser chamado de “T” ou “Te”. É um dispositivo elétrico usado para multiplicar os espaços para a conexão de plugs em tomadas, podendo assim ligar diversos aparelhos e eletrodomésticos em uma mesma tomada.

As tomadas com os buraquinhos de 4,8 mm de diâmetro são as tomadas de 20 ampères. Utilizadas nos aparelhos que “puxam mais energia”, como, o micro-ondas, secador de cabelos, forno elétrico e a airfryer. A intensidade da corrente elétrica dessa tomada é de 20 ampères.

Um circuito feito com um cabo de 2,5 mm2 (a bitola mais comum em residências) a uma tensão de 110 volts pode conduzir algo em torno de 1 200 a 1 500 watts. Assim, será possível ligar cerca de dez tomadas de 100 watts cada, já prevendo uma margem de segurança.

Normalmente isso ocorre porque a tomada está operando com uma corrente nominal (Ampéres) superior à sua capacidade (especificação), acarretando um superaquecimento e muitas vezes, chegando a derreter a tomada e o plugue do equipamento, podendo gerar um princípio de incêndio.

Tipos de Tomada - Tomada da Europa tipo C
Ele possui dois pinos arredondados justapostos e, normalmente não apresenta aterramento. Onde é utilizado: é um dos tipos de tomada mais comuns no mundo. Ele é utilizado principalmente na África do Sul, Índia, Rússia, Alemanha, Espanha, Portugal, Chile e Uruguai.

Nos Estados Unidos o mais comum é o tipo A ou B, com pinos chatos. Já no Brasil, o padrão é o tipo N, com três pinos redondos.

Caso você opte por um caminho mais discreto, basta seguir a proposta do ambiente. Dessa forma, em paredes escuras, opte por placas escuras. Assim no caso de paredes claras, escolha peças claras. E em paredes coloridas, siga a mesma cor na escolha das tomadas e interruptores.

Elas são ideais para ambientes como cozinhas, banheiros e lavanderias, onde são instalados os equipamentos que precisam de mais capacidade elétrica. Se você não tem certeza sobre como será a disposição dos equipamentos, é sempre melhor garantir com a instalação de tomadas de 20A.

Mas afinal, pode ligar vários aparelhos ao mesmo tempo na mesma tomada? Na Norma Brasileira Regulamentadora (NBR) 5410, feita pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) não há nenhum item que contraindique o uso de vários aparelhos ao mesmo tempo, ligados a um benjamim ou filtro de linhas.

Em uma tomada de 20A, a capacidade de corrente total dos equipamentos conectados a ela não deve exceder 20A. A potência máxima permitida em 127V é de 2540W (127V*20A), e para 220V a potência máxima permitida é de 4400W (220V*20A).

Os fios da rede elétrica devem ser de cobre e ter seções mínimas conforme a ABNT (NBR – 5410); o do produto precisa estar conectado a um disjuntor termomagnético exclusivo.