Qual o tipo de tinta para pintar MDF?

Perguntado por: esoares . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

tinta acrílica

O primeiro passo para aprender como pintar MDF é escolher a melhor tinta. Para esse tipo de material, o mais indicado é utilizar uma tinta acrílica.

Pode usar tinta guache em madeira? Não há nenhuma contra-indicação quanto a pintura de MDF com tinta guache, no entanto, não é o ideal. Existem produtos específicos para esse fim como as tintas látex PVA, acrílica, spray e automotiva, por exemplo, que garantem excelente cobertura e alta qualidade de acabamento.

O primeiro passo para aprender como pintar MDF é escolher a melhor tinta. Para esse tipo de material, o mais indicado é utilizar uma tinta acrílica. Ela cria uma camada protetora contra a umidade, o que preserva a estrutura.

Cuidado especial com as tintas
O esmalte sintético automotivo, por exemplo, é de secagem rápida, tem boa resistência a riscos, aceita verniz e polimento, pode ser utilizado com pincel ou pistola de pintura e tem melhor preço. O primer, neste caso, é obrigatório.

Passo a passo para pintar MDF

  1. Verifique se a peça tem partes sem acabamento e lixe essas áreas. ...
  2. Pinte com a tinta branca para fazer a base e ter uma pintura mais duradoura;
  3. Aplique a tinta colorida com, pelo menos, duas demãos;
  4. Aguarde a secagem da peça;
  5. Sele com o verniz acrílico.

A pintura é aplicada em excesso, fazendo com que a camada de tinta fique demasiada espessa para a cura adequada e secagem. Muitas vezes, causado pela tentativa de aplicar uma demão com tinta espessa demais sem necessidade em uma superfície porosa demais.

Em média, um usuário conseguirá achar tinta pva por valores entre R$ 35,28 e R$ 589,90.

A melhor opção é usar tintas acrílicas ou látex MDF não à base de água.

A Coverti apresenta as tintas especiais à base d'água indicadas para aplicação em MDF. Com esse produto fica muito mais seguro utilizar móveis de madeira em ambientes de piscinas, banheiros e outras áreas úmidas, sem riscos de danificar ou estufar o material.

1. Látex PVA. Se você sabe qual tinta para MDF é a melhor enão tem prática com pintura ou deseja um acabamento mais fosco, essa é, sem dúvida, a tinta ideal para usar nos seus projetos.

É possível encontrar também Tinta Acrílica Fosca para pintar MDF, para quem deseja obter um acabamento fosco sem utilizar a tinta PVA. A tinta acrílica fosca é muito utilizada em artes decorativas e quando diluída em água pode ser lixada para obter o efeito de pátina.

Tinta acrílica de super cobertura. Ideal para trabalhos de artesanato. Pode ser aplicada em diversos materiais como: madeira, papel, cerâmica, isopor, gesso, couro, cortiça, vidro e PET (preparados com Primer Acrilex).

Sabia que a tinta PVA é ótima pra artesanato? Pois é! Isso porque é feita de látex, o que facilita pintar bem materiais como gesso, cerâmica, EVA, papéis, madeira e até isopor. E o legal é que seca rapidinho, dura bastante tempo e tem um acabamento fosco lindo, metálico e até cintilante.

Tirando a principal dúvida do caminho: não é recomendável usar tinta de parede na madeira. Os produtos possuem propriedades direcionadas para cada tipo de superfície. Aqueles direcionados para parede não são facilmente absorvidos pela madeira, gerando não só um resultado insatisfatório, mas menor durabilidade.

Sim, neste caso acredito que queira manter a coloração natural característicos do MDF, portanto escolha o tipo de verniz (brilho ou sem brilho) e proceda as demãos de acordo com a intensidade que queira ter no produto.

Como os puxadores dos armários de cozinha são geralmente feitos de metal, você não pode usar a tinta que usou para pintar os armários de cozinha. Em vez disso, use tinta spray adequada para superfícies de metal.

A aplicação do primer para madeira evita o desperdício de tinta e a necessidade de várias aplicações. O produto, indicado para aglomerados, MDF, MDP, compensados, madeira maciça, entre outras, oferece secagem rápida, elevada cobertura e fácil lixamento.

A melhor tinta para madeira é aquela que, além de proteger a superfície do material, entrega o efeito que você deseja em sua decoração. Entre os tipos que podem ser utilizados, estão as clássicas acrílica, látex, spray e epóxi.