Qual o tipo de solo do mangue?

Perguntado por: iximenes . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.1 / 5 7 votos

Os Solos Indiscriminados de Mangues (SM) são solos halomórficos muito pouco desenvolvidos, lamacentos, escuros e com alto teor de sais provenientes da água do mar, formados em ambientes de mangues a partir de sedimentos flúvio-marinhas recentes misturados com detritos orgânicos, de natureza e granulometria variada, ...

Os mangues são vegetações formadas no litoral das regiões de clima tropical e subtropical do planeta. No Brasil, eles se estendem da costa do Amapá até Santa Catarina. Os manguezais são ecossistemas litorâneos que se formam na região de entremarés sob a influência da salinidade da água marinha.

Os manguezais são encontrados ao longo de todo o litoral, sendo constituídos pelas principais espécies de mangue:

  • Rhizophora mangle (mangue vermelho),
  • Laguncularia racemosa (mangue branco),
  • Avicennia sp (mangue preto, canoé),
  • Conocarpus erectus (mangue de botão).

Somente três árvores constituem as florestas de mangue: o mangue vermelho, o mangue seriba e o mangue branco. As árvores são acompanhadas por um pequeno número de outras plantas, tais como a samambaia do mangue, o hibisco e a gramínea Spartina.

Rhizophora mangle L

Rhizophora mangle L. Características morfológicas: Árvore de 5-20 m de comprimento, com raízes aéreas e de ancoragem de 2-4,5 m de altura.

Quais são os tipos de solo?

  • O solo arenoso não é o ideal para a prática agrária.
  • O solo argiloso contém uma grande quantidade de nutrientes.
  • O solo humoso é rico em matéria orgânica.
  • O solo calcário apresenta pedras em sua composição.

Quais são os tipos de solo no mundo? De modo geral os tipos de solo presentes no mundo se dividem em 3 grandes grupos: arenoso, argiloso, humoso(orgânico).

Os principais tipos de solo são os argilosos, os arenosos, os humosos e os calcários. Eles apresentam diferenças significativas em termos estruturais e também de fertilidade.

- Raízes respiratórias, de aeração ou pneumatóforos: Essas raízes são muito comuns em plantas que vivem em manguezais, principalmente por realizar trocas gasosas com o meio ambiente. Possuem geotropismo negativo e por isso podem ser vistas saindo do solo.

O mangue é um ecossistema particular, que se estabelece nas regiões tropicais de todo o globo. Origina-se a partir do encontro das águas doce e salgada, formando a água salobra. Este ambiente apresenta água com salinidade variável, sendo exclusivo das regiões costeiras.

O manguezal é um ecossistema costeiro de regiões tropicais e subtropicais, de águas doce. Elas são normalmente definidas como zonas de transição entre o ambiente marinho e o terrestre. O sistema é formado por árvores, grande quantidade de matéria orgânica e outras espécies vegetais arbustivas.

As árvores de mangue apresentam uma série de adaptações à vida nesse ambiente inóspito, como as folhas duras, coriáceas, suculentas e dotadas de glândulas que eliminam o excesso de sal.

Quanto à fauna, destacam-se as várias espécies de caranguejos, formando enormes populações nos fundos lodosos. Nos troncos submersos, vários animais filtradores, tais como as ostras, alimentam-se de partículas suspensas na água.

Os manguezais localizam-se na faixa litorânea do Brasil, desde o Amapá até Santa Catarina, formando-se nos pontos onde há encontro das águas dos rios com as do oceano. Por isso, suas terras são alagadas e o solo é bastante rico em compostos orgânicos, trazidos pelos rios.

bioma costeiro

Encontrado em vários pontos do litoral brasileiro, o manguezal é um bioma costeiro de transição, que se localiza entre o ambiente terrestre e o ambiente marinho.

É no mangue que peixes, moluscos e crustáceos encontram as condições ideais para reprodução, berçário, criadouro e abrigo para várias espécies de fauna aquática e terrestre, de valor ecológico e econômico. Os mangues produzem mais de 95% do alimento que o homem captura do mar.

Os pesquisadores descobriram que a planta presente no mangue-branco, mangue-botão e nas algas marinhas contém flavonóides glicosilados que conseguem inibir essa enzima e impedir o aumento da concentração delas, evitando as doenças.

O termo mangue foi a forma encontrada por Chico Science para nomear as novas batidas e manifestações culturais propostas por ele. A palavra faz referência a um ecossistema muito presente em Pernambuco: o manguezal.

Peixes como sardinhas, garoupas, tainhas, manjubas, cavalos-marinhos e até tubarões também frequentam o mangue para reprodução e alimentação, e fazem parte deste cenário um dos maiores mamíferos brasileiros: o peixe- boi marinho e o curiosíssimo sagui, que andando em bandos, estes macaquinhos, opostos ao peixe-boi ...