Qual o tipo de sinal que o CLP envia?

Perguntado por: eassuncao . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.6 / 5 11 votos

Nele, o CLP envia o sinal analógico para o posicionador e este, por sua vez, manipula a posição da válvula de 0 a 100% de acordo com a amplitude do sinal recebido.

Atualmente, no CLP Altus Duo existem três tipos de entradas e saídas, sendo elas: Analógicas de tensão, Analógicas de corrente e Digital. Todas devem estar alimentadas a uma tensão de 24V se for necessário utilizá-la e aterradas.

Os sinais analógicos são sinais elétricos que permitem uma faixa de variação entre o nível baixo e o alto (fundo de escala), como por exemplo, a temperatura de um forno ou o volume de líquido dentro de um tanque.

Um sinal elétrico analógico é aquele que varia no tempo de forma contínua, enquanto que um sinal digital aparece sob a forma de dígitos, isto é, valores traduzidos por códigos ou números.

Resumindo, o analógico é um sinal que é caracterizado pela variação contínua de suas grandezas em um determinado espaço de tempo. Exemplos de sinais analógicos podem ser encontrados por toda natureza. Até mesmo o som de nossa própria voz pode ser representada como algo análogo a esse formato.

Esta programação obedece a cinco tipos diferentes, também chamadas de linguagens, são elas:

  • Lista de instruções;
  • Texto estruturado;
  • Diagrama Ladder;
  • Diagrama de blocos funcionais e.
  • Sequenciamento de gráficos de funções.

De forma geral podemos classificar os CLP's do seguinte modo:

  • Compacto;
  • Modular;
  • Soft-PLC.

Este equipamento é composto por três partes principais: entradas, saídas e dispositivo de programação.

Abreviação de Controlador Lógico Programável, o CLP é um dispositivo eletrônico com hardware e software que permite comandar aplicações industriais. Ou seja, é um produto similar a um computador onde se é possível inserir um comando para realizar atividades industriais específicas.

Entradas do CLP
São os pontos de conexão nos quais se ligam os sensores que enviam os sinais elétricos para serem processados pela CPU do CLP. Existem dois tipos de entradas: as digitais e as analógicas.

Transmissão de Sinais em Corrente
O cabo de transmissão do sinal possui alguma impedância. Essa corrente passando por uma impedância gera queda de tensão, a qual fará com que o sinal transmitido chegue atenuado ao seu destino.

O sinal de pagamento, também chamado de “entrada para reserva” ou arras, é um pagamento inicial que o comprador deve realizar a fim de assegurar a entrega de um produto ou a prestação de um serviço em transações de alto valor, como a compra de um imóvel.

Atualmente, os sinais mais comuns são os sinais elétricos e luminosos. Os sinais elétricos tipicamente usam como meios de transmissão os cabos metálicos tradicionais, condutores de corrente elétrica. Os sinais luminosos usam como meios de transmissão os cabos ópticos (fibras ópticas monomodo e multimodo).

Sinal finito: sinal não nulo durante um tempo T finito. Sinal periódico: sinal que se repete a cada intervalo de tempo T. Sinal aleatório: sinal de duração infinita que nunca se repete. Sinal pseudo-aleatório: sinal com intensa variação que se repete a cada longo intervalo de tempo T.

Os computadores são um exemplo de equipamento que utiliza sinal digital.

Sobretudo, o sinal digital é mais confiável e estável, é composto de uma tecnologia de transmissão mais avançada, oferecendo sinal de qualidade e acabando com os chuviscos na TV, muito comuns no formato analógico.

Amostragem – nesta etapa do processo de conversão, o sinal analógico é amostrado periodicamente (intervalos de tempo fixos) e convertido em um valor discreto de tensão (numérico). Quantificação – nesta fase do processo de conversão, o valor discreto de tensão (amostrado) é convertido na forma de um número digital.

Por exemplo, um sinal digital pode ser utilizado para representar o estado de uma lâmpada, ligada ou desligada. É comum dizermos que um sinal digital, ou seja, um sinal binário, pode assumir dois estados lógicos. Estes estados têm várias denominações, ligado e desligado, ou alto e baixo, ou ainda verdadeiro e falso.