Qual o tipo de seringa para lavagem nasal?

Perguntado por: uarruda . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

As seringas plásticas de bico são as mais indicadas para a higienização nasal. Atenção para as de rosca, elas podem machucar a narina das crianças; É importante evitar as soluções de soro fisiológico que contenham cloreto de benzalcônio, que é um conservante.

Dr. Fabiano, que é especialista em rinologia e otorrino pediatria, destaca ainda que a posição correta para realizar a lavagem nasal nas crianças é sentada ou em pé, com a cabeça um pouco levantada, podendo ser realizada com conta-gotas ou seringa de até 5ml.

Não existe uma regra padrão. Lavando bem a seringa você pode utilizá-la mais de uma vez, sem nenhum problema.

Se formos pensar na lavagem nasal como uma limpeza, uma higiene diária, fazer uma a duas vezes ao dia está bom, ajuda bastante no controle da poluição.

Quando faz a lavagem nasal e não sai do outro lado? Porque na lavagem com soro no nariz.

Para bebês e crianças, utilize 5 ml de soro em cada narina; já os adultos necessitam de 20 ml. Pode se fazer a lavagem até três vezes ao dia; Durante a lavagem, mantenha a boca aberta, não deixe a criança inspirar o líquido e nem permita que ele desça até a garganta.

Lavar o nariz com soro gelado:
Portanto, ao usar o soro fisiológico gelado na lavagem, estes cílios terão seus movimentos prejudicados. Além disso, o soro gelado traz dor e irritação dentro do nariz. Concluindo: Realize a lavagem nasal com soro em temperatura ambiente ou levemente morno.

Quando realizada a lavagem nasal, nem sempre a secreção sairá pelo outro lado, pois depende de como a técnica foi realizada e também pode acontecer de a pessoa engolir, por exemplo - e não há problema nisso.

posicione a seringa na entrada de uma narina. Pressione até que o soro seja eliminado pela outra narina. Se for necessário, ajuste a posição da cabeça até que o soro acesse uma narina e saia pela outra; termine o processo assoando o nariz.

O soro ou a água usados na lavagem nasal não vão para o pulmão, desde que a técnica seja realizada corretamente. Normalmente, o soro colocado numa narina durante a lavagem nasal sai pela outra narina ou escorre para a garganta.

O aconselhável é realizar o procedimento de manhã e de noite, podendo ser repetido caso a rinite alérgica se instale.

Essa é uma dúvida muito comum entre as mamães!! Por isso trouxe a especialista Carla Lôpo para te ajuda. a resolver essa duvida. Ou seja, lembre-se, primeiro deve fazer a lavagem.

O soro fisiológico é a opção mais indicada para a maioria das pessoas, pois é seguro, eficaz e fácil de encontrar.

Depois da lavagem, podemos assoar e com vigor e sentir o grande alívio que essa medida nos traz.

Existem diferentes métodos para realizar a lavagem nasal, mas será que pode realizar somente com água? A resposta para isso é: NÃO. A lavagem nasal deve ser feita sempre com soro fisiológico, preferencialmente morno.