Qual O tipo de sangue mais escuro?

Perguntado por: elacerda . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.1 / 5 16 votos

Isso significa que os glóbulos vermelhos não têm nenhum tipo de antígeno Rh. Esse tipo sanguíneo foi detectado pela primeira vez na década de 60 e desde então apenas 43 casos foram registrados no mundo.

vermelho-vivo

O pH médio do sangue é de 7,35 a 7,45. Enquanto isso, a sua temperatura é de 38 °C, um pouco mais alta ... Qual é a cor do sangue saudável? Sua cor é vermelho-vivo, como se fosse um sangue novo mesmo e sem cheiro.

Depois do sangue dourado, os tipos menos comuns são: AB- e B-. O sangue tipo O+ e o tipo A+ são os mais comuns tanto na população brasileira, como na maioria dos países.

Em sangue retirado da veia (sangue venoso) o nível de oxigênio cai para próximo de 60%, e os 40% da parte desoxigenada o deixa com a cor vermelho cornalina ou vermelho escuro. Porém, se a pessoa não bebe água adequadamente, ou está desidratada, o sangue se torna mais escuro ainda.

A cor do sangue parece mais escura porque ele reagiu com o oxigênio, e a maioria da água presente no sangue evaporou, o que faz a pigmentação ficar mais concentrada.

Há um tipo de sangue tão raro que menos de 50 pessoas no mundo são conhecidas por possuí-lo. Cientificamente conhecido como Rh nulo (Rhesus null), é muitas vezes referido como “sangue dourado” devido à sua extrema raridade — e ao seu valor para os outros.

Rh nulo: o “sangue dourado”
Se por um lado essa exclusividade pode soar “nobre” para alguns, na prática ele também pode ser considerado um risco: os portadores de Rh nulo podem doar sangue para pessoas de qualquer grupo sanguíneo, mas se precisarem de sangue, torna-se muito difícil obtê-lo.

O sangue Rh nulo pode ser um "tesouro" ou um risco, dependendo do ponto de vista. Por um lado, pode ser doado a qualquer pessoa com os tipos sanguíneos tradicionais dentro do sistema Rh e Rh negativo. Portanto, em tese, o "sangue dourado" tem alta capacidade de salvar vidas.

A hipercoagulabilidade, também conhecida como sangue grosso, é quando o sangue fica mais espesso (viscoso) que o normal, dificultando a passagem do sangue nos vasos sanguíneos. Apesar de não ser tratado como uma doença, o sangue grosso pode ocasionar diversos problemas de saúde, como trombose e até mesmo infarto.

Normalmente, as pessoas com sangue tipo A tendem a ser saudáveis, energéticas e resistentes a doenças. No entanto, elas também são mais suscetíveis à ansiedade e ao stress. Além disso, é importante saber que este tipo sanguíneo possui anticorpos contra o sangue do tipo B, o que significa que eles são incompatíveis.

O hemograma é um dos exames de sangue mais completos, sendo responsável por identificar as condições do organismo, em especial, das células que compõem o sangue.

Tipo B: flexíveis e menos vulneráveis a doenças, os indivíduos do tipo B apresentam uma atividade mental mais agitada e se harmonizam facilmente com todas as pessoas. São os profissionais do 'bem', que preferem a inteligência e a paz.

Mulheres que têm sangue do tipo O, A, AB ou B negativos precisam ficar atentas na hora de serem mães, alertam especialistas.

O que são um doador “universal” e um “receptor universal” de sangue? O tipo considerado “doador universal” é o O-, enquanto o AB+ pode receber de todos os outros tipos. A chamada compatibilidade sanguínea é sempre observada no processo de doação para evitar problemas de coagulação no receptor.

Vermelho, azul, verde, violeta, transparente

A cor vermelha do sangue vem das células chamadas de hemácias ou glóbulos vermelhos. E eles são vermelhos porque dentro deles existe uma proteína chamada hemoglobina, que tem átomos de ferro na sua estrutura.

O sangue venoso, por sua vez, é um sangue como uma alta concentração de gás carbônico e baixa de oxigênio. Sua coloração é vermelho escuro.

O sangue arterial é oxigenado pelos pulmões e distribuído pelo coração para o corpo; o sangue venoso, rico em gás carbônico, retorna ao coração pela veia cava superior e pela veia cava inferior e chega ao átrio direito.