Qual o tipo de sal para gado?

Perguntado por: aibrahim . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.4 / 5 13 votos

Sal mineral, por definição é uma mistura entre minerais inerentes a produção animal com o sal comum (sal branco ou NaCl). Naturamente, os bovinos possuem uma necessidade por sal branco inicialmente para balancear a bomba de sódio e potássio.

Sal protéico – é uma forma econômica de manter o peso do rebanho ou ganhos moderados de até 200 g/animal/dia, dependendo do pasto.

O sal oferecido aos bovinos tem micro e macronutrientes que auxiliam na saúde e manutenção do peso. Portanto, a resposta para a pergunta por que o boi lambe sal é que existe uma necessidade de substâncias que podem estar faltando na pastagem. Com isso, a necessidade de consumo de sal surge.

O sal mais interessante é o sal rosa do Himalaia, isso porque ele possui uma boa quantidade de ferro e de cobre. Este tipo de sal ainda possui mais de 80 tipos de minerais. Ele tem a metade da quantidade de sódio encontrada no sal comum.

Ele é feito e destinado ao consumo humano e não causa nenhum impacto na saúde nutricional dos bovinos. Mas é importante saber que o sal mineral precisa fazer parte do dia a dia da pecuária. Pois é um elemento complementar na alimentação, já que supre as necessidades nutricionais não encontradas na ração e na pastagem.

Sal comum ou sal branco é encontrado facilmente, já que se trata do mesmo produto consumido pelos humanos. É composto por sódio e cloro. Sua utilização no rebanho não traz benefício para os animais, pois não suplementam as deficiências de macro e microminerais, essenciais para funções produtivas e reprodutivas.

FOSBOVI® 40
PREPARO DE SUPLEMENTO MINERAL. PARA BOVINOS DE CORTE EM REGIME DE PASTO.

Uso da mistura mineral
O sal comum (NaCl), por ser palatável e bem aceito, é um importante veículo para ingestão de outros minerais, sendo então incorporado na proporção de 30% a 50% da mistura total.

Desde o início da pesquisa, há 20 anos, a Tortuga é a marca escolhida pelos leitores na categoria Sal Mineral. Em 2020, além desse reconhecimento, o Tour DSM de Confinamento foi premiado como o melhor programa nutricional para bovinos de corte com o Troféu Top Rural.

O proteinado tem maior custo que o sal com ureia, mas por ser fornecido em menor quantidade, torna-se mais vantajoso do ponto de vista econômico. – Sal mineral proteico energético: é uma mistura que atende a exigência mineral, e introduz fontes de proteína e energia.

Geralmente, a dosagem ideal é o produtor servir entre 60 gramas a 90 gramas por animal adulto por dia. E entre 20 a 30 gramas de sal mineral para os bezerros.

De maneira geral, as misturas minerais disponíveis no mercado são formuladas para um consumo entre 20 e 30 g para cada 100 kg de peso vivo. Assim, um bovino adulto com 450 kg de peso vivo, consumiria entre 90 e 135 g por dia.

Sal Mineral Cattle 80: Peso: 30 kg. R$ 88,00. Produto de excelente qualidade e preço justo.

O bezerro se adapta melhor com o milho quando ele está moído, além de ter a digestão facilitada. Ele pode ser introduzido na alimentação do gado na época da desmama, quando os bezerros têm, em média, oito semanas. Essa oferta do milho na fase de introdução alimentar, auxilia na engorda do boi e no seu desenvolvimento.

8 tipos de sal que você precisa conhecer

  1. Sal marinho. O sal marinho, como o próprio nome sugere, é o tipo de sal que resulta da evaporação da água do mar. ...
  2. Sal rosa do Himalaia. ...
  3. Flor de sal. ...
  4. Sal negro. ...
  5. Sal Maldon. ...
  6. Sal light. ...
  7. Sal grosso. ...
  8. Sal refinado.