Qual o tipo de retrovisor das motocicletas?

Perguntado por: ualvim . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

Motos podem ter espelhos retrovisores de diversos formatos: redondos, quadrados ou trapezoidais. Podem estar fixados nas extremidades do guidão, na carenagem ou mesmo nas proximidades do para-brisa.

Simples, esse espelho retrovisor do lado direito é convexo pra aumentar a visibilidade do motorista. Sendo convexo, ele tem uma visão mais panorâmica e percebe-se melhor os veículos vindo pela direita.

Área refletora dos espelhos
Segundo a norma, a área refletora não pode ser menor do que 69 cm². Nos espelhos circulares o diâmetro mínimo é de 94 mm, e nos modelos não circulares, deverá ser possível encaixar um retângulo medindo 120 mm por 200 mm. Tudo para melhorar o campo de visão do motociclista.

Um espelho côncavo é um espelho esférico em que a superfície refletiva e o centro da curvatura ficam do mesmo lado do espelho. Já um espelho convexo é um espelho esférico no qual a superfície refletora e o centro da curvatura estão em lados opostos do espelho.

Em uma motocicleta, apenas os dois retrovisores externos são exigidos, é claro. E quanto à multa por andar sem retrovisor? O CTB não estabelece uma infração para penalizar quem não está especificamente com esse equipamento.

O retrovisor fotocrômico, ou eletrocrômico, é um tipo de retrovisor que tem como principal característica ofuscar a luz que reflete em seu espelho. Nesse sentido, ele impede que a luz do sol ou do faróis de outros veículos, por exemplo, atrapalhem o motorista no trânsito.

O Código de Trânsito Brasileiro não estabelece especificamente a multa por andar sem retrovisor, também não diz que os espelhos são itens obrigatórios, apenas no caso das bicicletas: para elas, o espelho retrovisor é obrigatório (do lado esquerdo), conforme expõe o art. 105, inciso IV.

Espelho Convexo
Os espelhos convexos são utilizados nos espelhos retrovisores de carros e também em outras situações nas quais se deseje ter um campo maior de visibilidade do que nos espelhos planos.

O retrovisor convexo foi inventado no final do século XIX, mas só começou a se popularizar nos anos 1970, quando os Estados Unidos tornaram o equipamento obrigatório para o espelho do lado direito. Esse vidro tem a parte central mais elevada e aumenta o campo de visão do motorista.

O retrovisor original é preto fosco sem divisão no espelho e com imagem clara e limpa enquanto o retrovisor paralelo é na cor preto liso com divisão no espelho e ainda por cima com imagem distorcida.

Em hipótese alguma você deve conduzir um veículo com o retrovisor quebrado ou sem o espelho retrovisor. Por ser um item obrigatório, de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, o condutor que for flagrado com o item quebrado ou sem ele corre o risco de receber uma multa.

A Resolução 969/22 do CONTRAN proíbe o uso de placa lateral na moto- somente poderá ser fixada na extremidade traseira da moto.

O condutor pode modificar a pintura de 50% da motocicleta, caso ultrapasse essa medida, é preciso avisar ao Denatran. Outra alteração visual permitida é a troca das rodas, no entanto o condutor precisa estar atento ao tamanho da roda, que não pode ultrapassar o diâmetro externo dos pneus, nem a largura dos paralamas.

Os espelhos côncavos são utilizados na construção de alguns tipos de telescópios, projetores, refletores entre outros instrumentos ópticos. Outra aplicação comum, é nos consultórios odontológicos em que este tipo de espelho é utilizado para observar as características dos dentes.

Podem ser encontrados em alguns tipos de telescópios, projetores e também é comumente encontrado nos consultórios odontológicos, pois com ele é possível observar determinadas características dos dentes, e é comum o uso também da maquiagem.

As imagens virtuais são sempre direitas, isto é, têm a mesma orientação vertical dos seus objetos, e não podem ser projetadas, como ocorre no caso das imagens reais. As imagens formadas pelos espelhos planos são produzidas por prolongamentos de raios de luz.

No caso dos espelhos convexos, os raios de luz refletidos divergem de sua superfície e, por isso, são os prolongamentos dos raios de luz que se cruzam, em um ponto localizado “atrás” da superfície desses espelhos.

Definimos 3 tipos diferentes de espelhos:

  • Espelho plano – Possui superfície reflexiva plana.
  • Espelho esférico côncavo – Sua superfície corresponde a uma região semi-esférica cuja área interna é reflexiva.
  • Espelho esférico convexo – Sua superfície corresponde a uma região semi-esférica cuja área externa é reflexiva.

Um espelho esférico aumenta ou diminui a imagem formada. Isso pode ser calculado por meio do aumento linear transversal. Para isso, pode-se relacionar as grandezas do foco, distância objeto e distância imagem de três maneiras.