Qual o tipo de remédio para ansiedade?

Perguntado por: dhernandes5 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

Os mais utilizados são os ISRSs e os SNRIs, como alprazolam, diazepam, buspirona e o lorazepam. Esses remédios agem para bloquear a recaptação ou a reabsorção da serotonina e da norepinefrina, aumentando a atividade dessas substâncias no cérebro.

O que causa ansiedade, de modo geral, são momentos de grande estresse ou situações traumáticas. Contudo, as crises também podem acontecer quando a pessoa está calma e não passou por nenhum evento. Elas são reações extremas, em que o indivíduo se sente alarmado, como se algo muito ruim fosse acontecer.

A ansiedade pode provocar vários sintomas físicos como arritmia / taquicardia (alteração no ritmo cardíaco ou do coração), vertigens ou tonturas, boca seca, dificuldade respiratória (falta de ar), entre outros.

Fatores ambientais. Traumas e eventos estressantes podem contribuir para o aumento da ansiedade. O Transtorno de Ansiedade Generalizada também pode piorar durante os períodos de estresse.

ANSIEDADE: Veja 5 CHÁS para reduzir os sintomas de ansiedade

  1. Camomila. Além da ansiedade, o chá de camomila também pode ajudar no tratamento do estresse e da hiperatividade, porque contém apigenina, uma substância que acalma o sistema nervoso central. ...
  2. Capim limão. ...
  3. Cidreira brasileira. ...
  4. Lavanda. ...
  5. Folhas de maracujá

De acordo com Silva (2020), Freud dividiu a ansiedade em três categoria: Realista, Moral e Neurótica.

De acordo com uma pesquisa do Estudo Longitudinal de Saúde (Elsa-Brasil), dados mostraram que o aparecimento de distúrbios psiquiátricos como ansiedade e depressão estão associados ao risco de doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

Diferente da ansiedade, a depressão não é normal mesmo em dosagem baixa. Ela não é saudável em nenhum aspecto e só tem impactos negativos na vida do paciente. Tanto o transtorno de ansiedade quanto a depressão paralisam o indivíduo.

O tempo de crise é variável, mas a média é entre 30 e 40 minutos. Reação exagerada da amígdala cerebral, que provoca o desequilíbrio de serotonina e libera um alto nível de adrenalina no organismo – responsável por desencadear os demais sintomas físicos.

Os calmantes devem ser administrados no período noturno, porque eles provocar diminuição da ansiedade com diminuição do sistema nervoso central”, diz o médico.

Evangelho de Mateus, 6: 25-33-34 diz: “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?

A tensão muscular é uma das manifestações físicas da ansiedade. É comum que em meio a crises ansiosas, a pessoa tenha a sensação de mandíbula apertada, punho tensionado e músculos enrijecidos por todo corpo. Por vezes, a tensão é tão grande que pode gerar dores locais.

Crises de dor de cabeça são comuns em ansiosos pelo fato de o cérebro interpretar o momento de tensão como se fosse uma lesão física. Com isso, ocorre o aumento do ritmo cardíaco e do fluxo de sangue. Essas alterações explicam o surgimento do sintoma, que pode vir acompanhando de enjoo e náuseas.

A ansiedade é um transtorno psicológico, mas pode nos afetar tanto no aspecto emocional como no físico. Por isso, podemos perceber seus efeitos até mesmo em nosso rosto, olhos e ouvidos.

“Os transtornos ansiosos são condições crônicas. Se não forem tratados, a tendência é que se agravem com o passar do tempo. Os sintomas que, no início do quadro, quase não incomodam ou mal são notados pelo paciente e pelos familiares, passam a incapacitar o indivíduo”, afirma o psiquiatra Gustavo Faria.

Ansiedade
Uma crise de estresse e ansiedade pode provocar alterações na sensibilidade e sensação de formigamento em diversos locais do corpo. Também é comum que surja localizada no rosto, língua ou na cabeça.

Vitamina B6 contribui para redução de ansiedade e depressão, aponta estudo. O uso de vitamina B6 pode contribuir para a redução de sentimentos de ansiedade e depressão, de acordo com estudos recentes.

As frutas cítricas como laranja, limão, kiwi, abacaxi e acerola são ótimas opções para sucos. Elas possuem altas taxas de Flavonoides e Vitamina C, dois componentes importantes para combater a ansiedade. Diminuem a irritabilidade, a inquietação, regulam os hormônios e controlam a fadiga causada por esse problema.