Qual o tipo de receita para fluoxetina?

Perguntado por: usalgado9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

A receita de fluoxetina é do tipo C1 Branca, portanto, o remédio tem uma tarja vermelha no rótulo. O documento é intitulado “Receituário de Controle Especial” e tem duas vias.

O cloridrato de fluoxetina deve ser administrado por via oral e pode ser tomado independente das refeições. Depressão: A dose de 20 mg/dia é a recomendada. Bulimia Nervosa: A dose recomendada é de 60 mg/dia. Transtorno Obsessivo-Compulsivo: A dose recomendada é de 20 mg/dia a 60 mg/dia.

A principal contraindicação da fluoxetina é o seu uso em pacientes que estejam tomando, ou que tenham tomado nos últimos 14 dias, medicamentos que pertençam à classe dos inibidores da monoamina oxidase (IMAO) (ex: Isocarboxazida, Fenelzina ou Tranilcipromina).

Com efeito, o Prozac, do laboratório Eli Lilly, é o medicamento referência da fluoxetina. Mas atualmente é possível encontrar esse princípio ativo em sua versão genérica, além de outros nomes comerciais: Daforin. Depress.

O medicamento age no cérebro, aumentando os níveis de serotonina — neurotransmissor que regula o humor, o bem-estar, o sono, o apetite e a concentração, dentre outras funções.

Quando a fluoxetina começa a fazer efeito? O psiquiatra explica que o remédio não proporciona um efeito instantâneo e que o corpo do paciente passa por um processo de adaptação, podendo perceber uma piora discreta na ansiedade ou depressão. “O efeito vem em duas, três ou até quatro semanas.

Sintomas 1 de superdose incluem náusea 2, vômito 3, convulsões e sinais 4 de excitação do SNC 5. Relatos de morte por superdose somente com o Cloridrato de Fluoxetina têm sido extremamente raros.

INDICAÇÕES: A fluoxetina é indicada no tratamento da depressão maior, distúrbio obsessivo- compulsivo, desordem pré- menstrual e bulimia nervosa(17). CONTRA-INDICAÇÕES: É contra indicada na gravidez, lactação e hipersensibilidade a fluoxetina(16).

Medicamentos controlados: 30 dias
No segundo, antidepressivos e anticonvulsivantes. Em ambos os grupos, a validade máxima das receitas é de 30 dias.

Notificação de Receita tipo “B2” – Cor Azul Para medicamentos relacionados nas listas B2 (Psicotrópicas Anorexígenas) Validade após prescrição: 30 dias. Válida somente no estado emitente. Quantidade Máxima / Receita: 30 dias de tratamento.

Diferentes farmacêuticas produzem a fluoxetina. Ela também é vendida pelos nomes comerciais de Prozac, Daforin, Fluxene e Verotina. Uma medicação antiga, sua forma genérica é encontrada por cloridrato de fluoxetina.

Entre os medicamentos que podem interferir nas habilidades necessárias para uma direção e tráfego seguros no trânsito, estão os antidepressivos (fluoxetina, amitriptilina), ansiolíticos e sedativos (diazepam, lorazepam), antialérgicos (dexclorfeniramina), anticonvulsivantes (carbamazepina, fenobarbital), medicamentos ...

Além disso, este outro artigo científico (também em inglês) aponta que a sertralina tem vantagem sobre a fluoxetina em pacientes severamente deprimidos e os pacientes melancólicos com baixa ansiedade.

A abstinência pode surgir entre 24 e 72 horas após a interrupção do tratamento, apresentando efeitos como ansiedade, insônia, irritabilidade, explosões de choro, distúrbios de humor e sonhos vívidos, além de sintomas neurológicos e motores como tonturas, vertigens, cefaleia, falta de coordenação motora, alterações de ...

A dose máxima recomendada é 80 mg por dia. Na maioria dos casos, o paciente consegue controle dos seus sintomas com doses entre 20 e 40 mg por dia.