Qual o tipo de queijo que o diabético pode comer?

Perguntado por: rramires . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.2 / 5 20 votos

O ideal é sempre optar por queijos magros, que não são calóricos e não atrapalham a dieta.

Contudo, há recomendações sobre quais são mais saudáveis e ideais para a alimentação diária. A nutricionista Priscilla Primi sugere privilegiar os queijos frescos, aqueles com grande quantidade de água e pouca concentração de gordura, como o cottage, o minas frescal e a ricota, e que necessitam de refrigeração.

Carnes: podem comer uma variedade de carnes, exceto as processadas, como presunto, peito de peru, salsicha, linguiça, bacon, mortadela e salame; Leite e derivados: aqui deve-se preferir os iogurtes e outros derivados do leite sem adição de açúcar.

Recomendo substituir pães e massas em geral por versões INTEGRAIS. O pão refinado após digerido poderá se transformar em glicose mais rapidamente que o integral. Procure sempre por opções integrais.

Sim, todos podem comer queijo! Sempre lembrando que moderação é a palavra de chave para todas as pessoas, pois queijos são fontes de gordura animal que pode levar ao aumento do colesterol.

Para esses diabéticos, de acordo com a Carol, a gelatina diet é uma ótima opção para aquele lanchinho da noite. Vai saciar sua fome, não tem carboidrato e é bem gostosa! Outras opões, essas com mais carboidrato, são o leite, queijo ou o iogurte zero açúcar.

óleo de coco

O óleo de coco ajuda no combate à diabetes
Dietas ricas em Triglicerídeos de Cadeia Média, como os presentes no óleo de coco, protegem contra a resistência à insulina.

o melhor pão para você é o pão 100% integral e sempre adicionar um fonte de proteína junto, como queijo ou ovo. Para controle glicêmico é de grande importância consumir carboidratos integrais e sempre associar uma fonte de proteína junto.

As nutricionistas escolheram o Requeijão Cremoso Tradicional Danubio como o primeiro colocado por ser feito com fermento lácteo (entenda a vantagem abaixo) e ter um pouco menos de sódio do que os demais.

Queijos de búfala

Queijos de búfala e 5.
Ela, por natureza, é uma molécula menor e menos inflamatória”, explica a nutricionista. Esses tipos de queijo possuem diferentes tipos de apresentação, podendo ser comprados de corte, em pote ou até em pasta. A diferença, porém, é que o queijo de cabra é menos calórico que o de búfala.

“Assim, se o objetivo é perder peso, prefira consumir o queijo cottage ou a ricota, que são as opções com baixo teor de gordura”, completa. Contudo, o queijo branco (queijo minas frescal ou queijo minas meia cura), diferente do que muitos pensam, tem teor de gordura similar a outros queijos amarelos.

CUIDADO COM A QUANTIDADE!
O consumo da bolacha de água e sal pelo diabético está longe de ser proibido!

Mas, no geral, o leite desnatado costuma ser o mais indicado para quem tem diabetes. E é preciso priorizar o consumo da bebida pura, sem aditivos, uma vez que eles costumam ser açucarados ou conter substâncias (como a dextrose) que podem alterar os níveis de glicose no sangue.

Tortas, bolos, biscoitos e doces de forma geral possuem açúcar, e por isso estão proibidos.

Diabético pode comer ovo, mas com moderação!
Os ovos não devem ser consumidos em excesso por pacientes com diabetes e, por isso, as recomendações sugerem que um indivíduo com a doença e problemas de colesterol, por exemplo, não consuma mais de 200mg de colesterol por dia.

O que comer no lanche para diabético? Frutas, aveia, iogurte natural desnatado, sucos e vitaminas sem açúcar (ou com adoçante), queijos magros, cream craker e torrada. Também dá para incluir pães, bolos e tortas, desde que esses lanches para diabéticos passem longe do açúcar ou sejam preparados com adoçantes.

São maneiras de evitar que o carboidrato simples vire açúcar rapidamente. Mas isso significa que diabéticos podem comer pão francês? A resposta é SIM.

Mas, já esclarecemos logo no início deste artigo que a batata doce tem um baixo índice glicêmico, com valor de 44. É importante ressaltar ainda que esse índice pode ser considerado alto a partir de 69. Então, quem tem diabetes pode comer batata doce sim!

A resposta é sim. A tapioca pode fazer parte do cardápio de uma pessoa com diabetes, podendo inclusive substituir o pão em algumas refeições. A farinha de tapioca fornece uma parte do carboidrato em forma de amido resistente.

7 frutas que diabéticos podem comer

  • Pêssego. Essa fruta possui fibras e antioxidantes em abundância que permitem uma maior sensação de saciedade. ...
  • Limão. ...
  • Goiaba. ...
  • Mamão papaia. ...
  • Morango. ...
  • Abacate. ...
  • Abacaxi.