Qual o tipo de procuração que não se extingue pela morte?

Perguntado por: rgomes4 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

PROCURAÇÃO EM CAUSA PROPRIA. NÃO SE EXTINGUE COM A MORTE DO OUTORGANTE. EM RAZÃO DE SUA NATUREZA, NÃO SE LHE APLICA O DISPOSTO NO INCISO II DO ART. 1316 DO CÓDIGO CIVIL .

Como fazer uma procuração de plenos poderes no cartório? Para fazer uma procuração de plenos poderes no cartório, as partes devem comparecer ao local com os documentos exigidos, como CPF e RG, certidão de nascimento ou casamento e comprovante de residência do procurador, e levar a procuração impressa e assinada.

no caso de falecimento do outorgado, os direitos de compra do citado imóvel e constantes da procuração em causa própria serão inventariados e partilhados aos herdeiros do outorgado, em face de tratar-se de um direito e ação de um direito real que lhe pertencia".

A procuração pode ser classificada em dois tipos distintos:

  • Procuração pública: feita em cartório por um tabelionato de notas e válida juridicamente em todos os lugares. ...
  • Procuração particular: feita sem o registro em cartório, podendo ser redigida em próprio punho ou impressa.

A procuração pública é um documento feito no cartório, com auxílio de um tabelião. Isso reveste o documento de maior segurança jurídica, pois os atos do tabelião são presumidos como verdadeiros, até que se prove o contrário.

Existem também alguns tipos de procuração que têm prazo de validade determinado por lei, como a procuração em que se outorgam poderes para celebrar casamento que tem validade de 90 (noventa) dias (art. 1.542 e o seu § 3º, do Código Civil) e a procuração para divórcio tem validade de 30 (trinta) dias (art.

É inválido o instrumento de mandato firmado em nome de pessoa jurídica que não contenha, pelo menos, o nome da entidade outorgante e do signatário da procuração, pois estes dados constituem elementos que os individualizam.

No Brasil, praticamente todos os bancos exigem a procuração por instrumento público, ou seja, a que é realizada em cartório. Para fazer uma procuração para movimentação bancária é necessário que o outorgante especifique o banco, o número da agência, e o número da conta que outorgado poderá movimentar.

Passo a passo:

  1. acesse o portal ou aplicativo do Meu INSS;
  2. faça o login com Gov.BR ou crie uma conta caso você não tenha;
  3. na tela de início, procure pelo serviço em destaque “Agendamento/Solicitações” e crie um novo requerimento;
  4. na barra de pesquisar, digite “procuração” e escolha o serviço de atendimento à distância.

1 A procuração eletrônica é mais uma novidade do Banco do Brasil, disponibilizada através do Gerenciador Financeiro, para melhor atender ao segmento PJ. É a forma mais rápida, prática e segura para a sua empresa autorizar procuradores a praticarem atos ou administrar interesses perante o BB.

O ATESTADO DE ÓBITO é um documento atestando o falecimento e a causa da morte, fornecido por um médico, que será determinado pelas circunstâncias em que o falecimento ocorreu.

Documentos de identidade
Na maioria das vezes, o RG do falecido é cancelado automaticamente no momento em que um familiar entra com pedido da certidão de óbito. São os cartórios que avisam as Secretarias de Segurança dos Estados.

A procuração em causa própria é um negócio jurídico muito utilizado no âmbito do direito imobiliário. Nele, o vendedor dá ao comprador o poder de representá-lo em cartório quando da lavratura da escritura definitiva de compra e venda.

“Prazo de validade de uma procuração: Com exceção de procurações cujo prazo de validade é determinado por lei, em geral as procurações têm validade por tempo indeterminado, salvo quando é explícito em seu texto, a pedido do(s) outorgante(s), o seu prazo de validade.