Qual o tipo de pele que demorar mais a envelhecer?

Perguntado por: ebaptista . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 16 votos

Pessoas negras mostram menos sinais de envelhecimento, pois a pele negra tem maior produção de melanina, substância que não só dá cor, mas também protege a pele dos efeitos nocivos do sol (lembrando que o sol é um dos fatores externos mais envolvidos no envelhecimento)”, informa a dermatologista Gabriela Itimura.

A pele oleosa envelhece mais devagar
Mito! Todos os tipos de pele envelhecem da mesma forma. O que dá a impressão de que a pele oleosa é mais jovem em comparação às demais, é que seu rosto fica lustroso por conta do excesso de oleosidade, o que pode ser confundido com um aspecto hidratado e preenchido.

O termo científico para pele saudável é eudérmica. A zona T (testa, queixo e nariz) pode ser um pouco oleosa, mas o sebo total e a umidade são equilibrados e a pele nem é muito oleosa nem muito seca. Uma textura aveludada, macia e lisa é sinal de uma pele saudável e radiante.

Em geral, os rostos que têm uma estrutura óssea muito angulosa, com maçãs e o ângulo da mandíbula muito marcados, "tendem a envelhecer melhor, porque têm uma estrutura óssea mais forte".

As áreas próximas aos olhos, acima da sobrancelha e nos zigomas tendem a ser as primeiras a apresentar flacidez e deixam o semblante mais “caído”. Portanto, nem só a deficiência de colágeno vai ditar o envelhecimento do seu rosto, como a estrutura óssea pode fazer toda a diferença nesse processo.

Os antioxidantes são indispensáveis no tratamento e prevenção do envelhecimento da pele, dentre eles a Vitamina C é referência. Estes ativos retardam a oxidação das células e minimizam rugas, linhas de expressão e a flacidez.

Como evitar o envelhecimento da pele?

  1. Etapa 1: Higienização ajuda a prevenir o envelhecimento. Uma boa higienização da pele é essencial para deixá-la com aspecto saudável. ...
  2. Etapa 2: Aposte no colágeno contra o envelhecimento da pele do rosto. ...
  3. Etapa 3: Proteção solar para evitar envelhecimento precoce da pele.

São muitos os fatores que fazem com que nossa pele tenha um aspecto murcho com o passar do tempo: exposição ao sol, predisposição genética, consumo de álcool e tabaco, poluição e também a alimentação.

Utilizar cremes hidratantes também é uma boa alternativa para manter a pele jovem e longe do ressecamento. Também é ótimo para prevenir manchas e o envelhecimento precoce das células. Manter a hidratação deixa a pele mais luminosa e ainda equilibra a oleosidade.

O ideal é consumir 2 litros de água por dia. Utilize cremes hidratantes para manter a pele longe do ressecamento, prevenir manchas e o envelhecimento precoce das células. Escolha o creme mais adequado para a sua pele.

Mista

Mista. É o tipo de pele mais frequente. Apresenta aspecto oleoso e poros dilatados na “zona T” (testa, nariz e queixo), podendo apresentar acne nesta região e seco nas bochechas e extremidades.

mista

Sabia que a mista é o tipo de pele mais comum no Brasil? A pele mista tem características bem definidas, como o desequilíbrio na hidratação. Ela é oleosa na Zona T (área compreendida pela testa, nariz e queixo) e ressecada nas demais partes do rosto.

Quais são os tipos de pele e como cuidar de cada uma delas?

  • Normal. A textura da pele normal tem um aspecto saudável e aveludado, pois produz gordura de modo equilibrado. ...
  • Seca. ...
  • Oleosa. ...
  • Mista. ...
  • Pele normal. ...
  • Pele seca. ...
  • Pele oleosa. ...
  • Pele mista.

Por volta dos 25 anos de idade, os primeiros sinais de envelhecimento começam a ficar aparentes na superfície da pele. Primeiro surgem as linhas finas e, com o tempo, as rugas, a perda de volume e de densidade começam a ficar visíveis.

No rosto, o envelhecimento está ligado à perda do volume facial. Isso é resultado do reposicionamento e redução da gordura na face, assim como do remodelamento ósseo. Em faces mais envelhecidas, as maçãs do rosto, que dão o aspecto de juventude na aparência, se tornam mais achatadas e côncavas.

“O aspecto envelhecido da pele envolve perda do viço, surgimento de rugas, flacidez e manchas, principalmente”, afirma a dermatologista Bruna Fanton Gallo. “Não há uma idade específica, mas após os 30 ou 35 anos, quando a produção de colágeno diminui, já é possível observar alguns desses sinais”, completa a médica.

O processo de envelhecimento da pele é resultante de um conjunto de ações internas, como o histórico genético, e externas, como a exposição solar e a poluição. Por essa lógica, áreas mais expostas à radiações ultravioletas, como as mãos, tendem a envelhecer de forma mais intensa.

Uma hora ou outra você vai envelhecer, os sinais da idade chegam para alguns mais cedo e para outros demora um pouco mais, mas a verdade é que ele vai chegar. O envelhecimento da face começa aos 20 e poucos anos, com 20 anos você está no auge da beleza, saúde e forma física, é claro que você se cuidar.

vitamina C

A vitamina C é considerada um dos mais poderosos antioxidantes e, portanto, seu consumo é fundamental no combate ao envelhecimento precoce. Essa vitamina possui efeito anti-idade e de proteção contra os malefícios dos raios ultravioleta. A vitamina C trabalha junto da vitamina E na proteção contra o dano oxidativo [2].

Procure produtos que contenham ativos como o Retinol e alfa-hidroxiácidos. O Retinol Área Olhos, reduz até as rugas mais profundas, estimula a produção de colágeno, deixa a pele ao redor dos olhos mais firme e luminosa e proporciona um rejuvenescimento de dentro para fora.

Mas para acompanhar esta “mais conhecida”, a idade cronológica, temos também a idade biológica, a idade psicológica e a idade social.