Qual o tipo de pele mais comum?

Perguntado por: einfante6 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 8 votos

Mista

Mista. É o tipo de pele mais frequente.

O termo científico para pele saudável é eudérmica. A zona T (testa, queixo e nariz) pode ser um pouco oleosa, mas o sebo total e a umidade são equilibrados e a pele nem é muito oleosa nem muito seca. Uma textura aveludada, macia e lisa é sinal de uma pele saudável e radiante.

Tipos de pele

  • Pele Acneica.
  • Pele Oleosa.
  • Pele Normal.
  • Pele Seca.
  • Pele Sensível.
  • Pele Mista.

A pele do dorso das mãos é bem mais fina, tem poucos pelos e pouco tecido adiposo", apontou a Dra. Paola. Além disso, a pele das mãos possui pH menos ácido que outras partes do corpo, fazendo com que a acidez natural da pele fique prejudicada.

Existem basicamente 7 tipos de pele: normal, oleosa, seca, mista, com tendência a acne, sensível e madura.

Qual é o seu tipo de pele? Confira dicas para descobrir se seu rosto é oleoso, seco, misto ou normal

  • Brilho excessivo + sensação gordurosa no rosto inteiro: OLEOSA. ...
  • Sensibilidade + aspreza + coceira: SECA. ...
  • Poros abertos + brilho excessivo na zona "T": MISTA. ...
  • Textura lisa + sem poros aparentes + sensação confortável: NORMAL.

Pele normal: ela é, geralmente, mais saudável, pouco brilhosa ou ressecada, e costuma produzir sebo em quantidade adequada. Pele seca: é mais sensível às irritações, coceiras e vermelhidão. Por ter pouca oleosidade natural, ela tem um aspecto mais ressecado, áspero e com pouca luminosidade.

“A pele mista se caracteriza pelo aumento de oleosidade na zona T do rosto (testa, nariz e queixo), mas mantendo aspecto seco no restante (bochechas, maxilares e têmporas).

Qual é seu fototipo de pele?

  • Fototipo 1: extremamente branca. Caracteriza-se por uma pele clara e, não raro, com sardas. ...
  • Fototipo 2: branca. Neste caso é também uma pele clara, porém levemente mais escura que o primeiro. ...
  • Fototipo 3: morena clara. ...
  • Fototipo 4: média. ...
  • Fototipo 5: morena escura. ...
  • Fototipo 6: negra.

Sinais de que sua pele é fina
A pessoa sente a pele mais quebradiça, como um craquelê, ou a percebe descamando”, completa Drummond.

A pele oleosa apresenta poros dilatados e maior tendência à formação de acne, de cravos e de espinhas.

“Pegue um papel absorvente e o coloque por cima da face. Se o lenço ficar engordurado, sua pele é do tipo oleosa. Se apenas a Zona-T do rosto (testa, nariz e queixo) deixar o papel engordurado, sua pele é mista. E, se sua pele não apresentar gordura em lugar algum, ela é seca“, indica a especialista.

Para saber o tipo de pele é importante levar em consideração algumas características como sensibilidade, idade da pele, pigmentação, oleosidade e tendência para formar rugas, o que pode ser avaliado por meio de exames visuais, táteis ou por meio de aparelhos específicos utilizados por um dermatologista.

A pele do rosto é mais sensível e fina do que a do restante do corpo. A espessura da epiderme (camada mais superficial da pele) no rosto é, em média, de 0.12mm, sendo ainda mais fina na região próxima aos olhos.

A pele grossa (ou espessa) é a pele da palma das mãos e da planta dos pés. Ela sofre um atrito maior e, por isso, possui uma epiderme constituída por várias camadas celulares e por uma camada superficial de queratina bastante espessa. Não possui pelos e glândulas sebáceas, mas as glândulas sudoríparas são abundantes.

Pele negra é mais propensa a manchas
“Pessoas de maior pigmentação na pele são as que têm maior número de manchas, que são mais comuns na face, nas mãos e no tronco, em especial no colo das mulheres e nos ombros dos homens”, afirma a dermatologista Gabriella Albuquerque.

A pele seca é caracterizada por ser rugosa e descamativa, com textura áspera e baixa elasticidade, além de ser fina e opaca, com um aspecto desidratado. Este tipo de pele é muito susceptível às mudanças de temperatura e umidade, sendo facilmente irritável.