Qual o tipo de panela que não faz mal à saúde?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.7 / 5 5 votos

As melhores panelas para a saúde são aquelas feitas de aço cirúrgico, cerâmica, porcelana ou vidro, pois são atóxicas, ou seja, não possuem substâncias na sua composição, como níquel, chumbo ou alumínio, que podem causar intoxicação no organismo.

"As panelas de ligas metálicas e as revestidas danificadas podem prejudicar a saúde. Particularmente as antiaderentes que contêm PFOA (ácido perfluorooctanóico) e de alumínio também não são muito recomendáveis, devido à possibilidade de desprendimento do material nos alimentos", conta.

As Panelas de Alumínio são as mais comuns e ótimas condutoras de calor e possuem um preço excelente, além de cozinhar a comida de maneira uniforme.

As panelas de cerâmica têm uso parecido com as de inox. “Elas retêm bem o calor, embora um pouco menos do que as de inox”, explica Kay Gentile. Também são versáteis, desde que se controle bem as chamas.

Nesse quesito, a disputa é bem apertada. No entanto, a cerâmica leva a melhor, conseguindo um resultado impressionante mesmo sem o uso de uma gota de óleo. Claro, existem panelas de diferentes qualidades, o que impacta diretamente sua potência antiaderente.

Segundo Raphaella, as panelas de vidro, porcelana, cerâmica e aço cirúrgico são mais seguras e atóxicas.

Qual tipo de panela é mais resistente e libera menos resíduos?

  • Aço inox. As panelas de aço inox apresentam grande resistência e durabilidade. ...
  • Ferro. ...
  • Cerâmica. ...
  • Vidro. ...
  • Panelas a serem evitadas:
  • Antiaderentes. ...
  • Alumínio.

Alumínio
Pesquisadores da USP descobriram que panelas de alumínio e de aço inoxidável podem soltar metais pesados durante o preparo dos alimentos.

Os ácido perfluorooctanóico que revestem as panelas antiaderentes possui uma capacidade nociva à nossa saúde, já que a substância está relacionada a um maior risco de câncer”, afirma a nutricionista Raphaella Cordeiro. E tem mais.

Hoje em dia isso mudou, as panelas de teflon são revestidas com politetrafluoretileno (PTFE), que é considerado seguro para uso culinário. O PTFE forma uma camada protetora que evita que os alimentos grudem e permite cozinhar com menos gordura, o que é uma vantagem para quem busca uma alimentação mais saudável.

Acima de 280ºC, a panela antiaderente com Teflon começa a soltar pequenas quantidades de gases tóxicos. Quando o Teflon está riscado esse problema aumenta e o potencial de liberação de gases em temperaturas elevadas é maior.

As melhores panelas para a saúde são aquelas feitas de aço cirúrgico, cerâmica, porcelana ou vidro, pois são atóxicas, ou seja, não possuem substâncias na sua composição, como níquel, chumbo ou alumínio, que podem causar intoxicação no organismo.

Quais as melhores marcas de panelas?

  • Tramontina;
  • KitchenAid;
  • Rochedo;
  • Mônaco;
  • Brinox.

As panelas que são fabricadas 100% com cerâmica, podem apresentar pequenos elementos, como tampa e cabo, de outros materiais. Já as panelas revestidas de cerâmica apresentam apenas uma camada de revestimento cerâmico em seu interior ou exterior.

Pare de guardar panelas dentro da geladeira. Embora pareça prático, esse hábito compromete o utensílio e pode prejudicar a saúde.