Qual o tipo de organograma mais utilizados nas empresas?

Perguntado por: etavares2 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 13 votos

As caixas são estruturadas por grau de importância, indicando os fluxos de comunicação entre cada setor ou profissional. É o tipo de organograma mais utilizado em empresas mais tradicionais.

1 – ORGANOGRAMA CLÁSSICO
Este é o tipo de organograma mais popular. O modelo é construído em forma de retângulo e posicionado na vertical.

Organograma vertical (também chamado de clássico), é mais usado para representar claramente a hierarquia na empresa; Organograma circular (ou radial), é exatamente o contrário, usado quando se quer ressaltar o trabalho em grupo, não há a preocupação em representar a hierarquia.

5 tipos de modelo de organograma: prós e contras

  • 1- Organograma vertical. Esse tipo de organograma para empresas é um dos primeiros da história. ...
  • 2- Organograma horizontal. ...
  • 3- Organograma circular. ...
  • 4- Organograma linear de responsabilidade. ...
  • 5- Organograma matricial.

O organograma empresarial é um mapa que mostra as relações hierárquicas entre os diferentes departamentos e funções da empresa. Ele também pode incluir informações sobre quem é responsável por cada área e como as diferentes áreas da empresa estão interconectadas.

O sentido deve ser sempre da esquerda para direita, de dentro para fora. A divisão horizontal do trabalho mostra os cargos e as áreas em uma mesma linha. Isso mostra que esses profissionais ocupam um mesmo nível hierárquico. As unidades de trabalho representam os cargos ou as áreas ocupadas pelos profissionais.

O organograma funcional é uma representação gráfica da composição estrutural de uma organização. Na prática, essa representação exibe a divisão e conexão entre os departamentos, funções e especialidades profissionais internas.

A The Coca-Cola Company está estruturada de acordo com quatro divisões geográficas, não muito diferentes de outras empresas com alcance semelhante. Essas divisões, que a empresa chama de segmentos, são: Europa, Oriente Médio e África (EMEA).

Quais os cinco tipos de estrutura organizacional?

  1. Estrutura linear. Também conhecida como hierárquica, vertical ou piramidal, a estrutura linear é a mais clássica de todas, justamente por ser a mais antiga. ...
  2. Estrutura Funcional. ...
  3. Estrutura Matricial. ...
  4. Estrutura Divisional. ...
  5. Estrutura em Rede.

Os organogramas são a representação gráfica da estrutura organizacional. Ou seja, da forma como as relações hierárquicas devem acontecer durante atividades rotineiras. Assim, toda empresa reflete a maneira como os colaboradores estão colocados em relação às suas tarefas, cargos e setores.

Organograma circular ou radial
Esse tipo de organograma é o mais usado em empresas modernas, ressaltando a importância do trabalho em equipe e do contato de clientes com os setores da empresa ou com a direção.

Quais as vantagens do organograma circular?

  • Estímulo à integração de novos funcionários;
  • Menos peso na disposição da hierarquia;
  • Facilita o planejamento para a alocação de recursos e de equipe;
  • Demonstra melhor a posição dos colaboradores e quem contatar diante de cada situação.

Dica: Uma maneira alternativa de desenhar um organograma é com Visio, o aplicativo de diagramação da Microsoft. Se você tiver Visio, leia sobre como usá-lo para criar um organograma em Criar um organograma no Visio.

Quais os 7 principais modelos de organogramas existentes?

  • Organograma vertical/clássico. ...
  • Organograma horizontal. ...
  • Organograma circular. ...
  • Organograma linear. ...
  • Organograma em barras. ...
  • Organograma matricial. ...
  • Organograma setorial.

O que é um organograma horizontal? O uso do organograma horizontal é mais comum em empresas de menor porte, em que a linha hierárquica é mais “simples” e não há tantos cargos de liderança. Ou seja, a maioria dos colaboradores se retratam aos mesmos líderes, o que dá mais autonomia a eles.

No caso de uma organização horizontal, como os funcionários têm o poder de tomar suas próprias decisões, a colaboração tende a acontecer mais organicamente. Os funcionários têm contato aberto uns com os outros e estão mais disponíveis para criar soluções em conjunto.

Qual a diferença entre organograma e fluxograma? A principal diferença é que os organogramas são representações gráficas da forma como a empresa se divide hierarquicamente, já o fluxograma representa a divisão de etapas de um processo.

O organograma tradicional, como o próprio nome diz, remete à ideia de empresas cujas estruturas seguem uma linha mais tradicional, hierárquica e, de certa forma, rígida. Nele, quanto maior for a autonomia e a responsabilidade exigida por determinado cargo ou setor, maior será a altura da posição desses no organograma.

Na parte superior do gráfico ficam os cargos de liderança – com o proprietário ou presidente no topo. Abaixo destes, são dispostos os demais cargos ligados aos setores aos quais são subordinados. E assim segue até que, na base do gráfico, são apresentados os cargos mais simples da empresa.