Qual o tipo de linguagem registros que foram desenvolvidos pelos egípcios?

Perguntado por: tjesus . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 8 votos

A escrita do antigo Egito era chamada de hieroglífica (vem do grego “hieróglifo”, que significa sinal sagrado) e era primitivamente pictográfica, isto é, cada símbolo representava um objeto. Essa escrita era constituída de mais de seiscentos caracteres.

O uso da escrita hieroglífica surgiu a partir de sistemas de símbolos proto-letrados no início da Idade do Bronze, por volta do século 32 a.C (Naqada III), com a primeira frase decifrável escrita na língua egípcia que data da Segunda dinastia (século 28 a.C.).

A escrita hieroglífica foi decifrada pelo francês Jean-François Champollion, que, após anos de estudo, concluiu seu trabalho em 1822, decifrando a Pedra de Roseta, um pedaço de basalto negro onde estava gravado um texto em grego, hieróglifos e demótico. Quem realizava este trabalho de registro eram os escribas.

Os sumérios, que habitavam a Mesopotâmia (povos que viveram antes dos assírios e babilônios na mesma região), desenvolveram a escrita cuneiforme. O termo vem de cunha, que era uma pequena ferramenta de entalhe, a "caneta" da quele tempo, que gravava símbolos em plaquinhas de cerâmica.

Antigo Egito - Os Hieróglifos. Ainda de uma forma muito tímida, uma das mais antigas formas de escrita surge no Egito de 3100 a.C., dando origem aos primeiros tipos de hieróglifos.

Entre os principais estão os registros popular, familiar, corrente, cuidado e literário.

As primeiras formas de linguagem ou protolinguagem – eminentemente gestuais, mas já pontuadas pela vocalização – teriam aparecido há cerca de 2 milhões de anos, talvez já com o Homo rudolfensis, o primeiro membro do gênero humano.

A língua acádia é conhecida como o idioma mais antigo do mundo — seu registro data de 14 a.C.

A escrita cuneiforme é o nome dado a vários tipos de escrita feitos com uma ferramenta de cunha. Está equiparada aos hieróglifos egípcios como uma das línguas mais antigas conhecidas pela humanidade, surgindo aproximadamente 3000 a.C.

A função dos escribas era escrever hieroglífica e demótica, a escrita egípcia. Eles registravam os principais fatos da sociedade e principalmente da vida do faraó. Os escribas escreviam em um papel confeccionado de fibras da planta papiro, nas paredes das pirâmides e em placas de pedra.

Nesse mesmo momento, surgem os hieróglifos no Egito. Essa escrita era dominada apenas por pessoas poderosas da sociedade, como escribas e sacerdotes.

Sabe-se que a história da escrita começou na antiga civilização mesopotâmica (atual Iraque) por meio dos povos sumérios. Essas pessoas desenvolveram a escrita cuneiforme por volta de 4.000 a.C. Eles iniciaram o processo da escrita usando argila e a cunha (uma ferramenta de metal ou madeira dura, em forma de prisma).

Os hieróglifos são um dos primeiros sistemas de escrita do mundo, criados e utilizados por volta de 3000 A.C. pelos egípcios.

O grande feito dos sumérios foi a criação da primeira forma de escrita da humanidade, conhecida como cuneiforme. Ela consistia em uma escrita pictográfica, ou seja, símbolos que representavam palavras, e era registrada por um objeto pontiagudo em um bloco de argila.

Atribui-se aos sumérios a criação da primeira forma de escrita da humanidade, conhecida como escrita cuneiforme.

O papiro foi uma planta de grande importância para os egípcios, uma vez que era abundante em seu território. A planta era utilizada tanto para a confecção de cordas como para a construção de barcos. Também com ela os egípcios desenvolveram seu suporte para a escrita.

Os 5 tipos de estilos de escrita e por que você deve dominar cada um deles

  1. Escrita narrativa. A escrita narrativa é a forma mais simples de contar uma história: é simplesmente sobre compartilhar algo que acontece com um personagem. ...
  2. Escrita descritiva. ...
  3. Escrita persuasiva. ...
  4. Escrita expositiva. ...
  5. Escrita criativa.