Qual o tipo de iluminação ideal para cozinha?

Perguntado por: oamorim . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.6 / 5 2 votos

Para iluminar uma cozinha, o ideal é utilizar lâmpadas de tonalidade branca, com temperatura de 4000 K a 6000 K. Isso se deve ao fato de que esse tipo de lâmpada estimula a atenção e proporciona uma iluminação precisa nos espaços de trabalho.

Já na cozinha, recomenda-se instalar uma um plafon liso, o que facilita na hora da limpeza, afinal, nesses ambientes são comuns umidade e acúmulo de gordura. Nesse caso, opte por produtos fabricados com materiais que não oxidam, como PVC, alumínio e aço. Além disso, é recomendado utilizar plafon com luz direta.

4 Dicas para uma boa iluminação para cozinha: simples e práticas

  1. Escolha a lâmpada com a temperatura certa. É importante ter em mente que existem duas principais temperaturas de lâmpadas: quente ou fria. ...
  2. Opte por vários pontos de luz. ...
  3. Não se esqueça da luz natural. ...
  4. Lâmpadas certas nos locais certos.

A iluminação fluorescente, que de tão usada se fez regra por bastante tempo, atualmente dá lugar à luz clara, que pode alternar os diferentes tipos de lâmpadas, sem nunca sair da opção de maior claridade. Cores claras nas paredes, por exemplo, também ajudam a dar uma sensação de que o ambiente é mais iluminado.

A luz branca por trazer mais concentração é indicada para iluminação de cozinha, home office, áreas de estudo e trabalho. Já a luz amarela é recomendada para quartos, sala e varanda.

A luminária ideal é aquela que vai trazer conforto visual para o ambiente. Em espaços que demandam maior atenção e visibilidade como a cozinha e o ambiente de home office, invista em luzes brancas e estimulantes. Na sala e nos quartos, a luz amarela em luminárias de chão vão deixar o ambiente acolhedor e relaxante.

A diferença é que o branco frio deixa as cores mais contrastadas, passando a impressão de um local mais claro. Já a iluminação quente, além de um maior conforto visual, ela transmite uma sensação de aconchego e calma.

Para uma cozinha pequena, o diâmetro recomendado para o plafon de LED é de 30 a 40 cm. Para uma cozinha de tamanho médio, opte por uma largura de 40 a 45 cm para o seu plafon de LED quadrado ou redondo. Finalmente, para uma cozinha grande, você precisará de uma lâmpada de teto LED de pelo menos 50 cm.

A unidade de medida da temperatura de cor é Kelvin e, quanto mais baixa a unidade, mais quente a luz será. Já o tom frio está presente nas unidades mais altas. Assim, o branco frio é indicado por números acima dos 6000K e o branco quente por valores abaixo dos 4000K.

Sua luz amarela é indicada para ambientes de descanso e relaxamento, como salas e quartos, mas você pode utilizá-la onde sua imaginação permitir! Ela ilumina 1300 lumens com apenas 18W de consumo, sendo ideal para locais de até 12m² .

Existe uma iluminância mínima indicada para os ambientes mais utilizados da casa. Por exemplo: para uma sala de estar, a quantidade mínima de lux deve ser de 150 (geral) a 500 (local: leitura, escrita etc.); já na cozinha, essa variação vai de 150 (geral) a 300 (local: pia, mesa, fogão etc.).

O refletor LED 30W é intermediário e tem fluxo luminoso de 2000 lumens, iluminando cerca de 3 metros.

Para saber quantas lâmpadas a cozinha precisa, você deve descobrir quantos m² ela tem e multiplicar por 300 (lux). Uma cozinha com 18 m² precisaria de 5400 lumens. O número de lúmens que uma lâmpada atinge é informado na embalagem dessa lâmpada.

O ideal é utilizar um ponto de luz principal, que normalmente, fica localizado no centro da cozinha e é responsável por iluminar todo o ambiente de maneira uniforme. Você também pode adotar fontes complementares, que devem ser instaladas em pontos estratégicos do cômodo.

Prefira luzes quentes! Geralmente, luzes quentes são aquelas que têm a cor mais amarela. Além de clarear, esse tipo de lâmpada cria uma atmosfera aconchegante indispensável para a iluminação da área gourmet. As lâmpadas quentes forçam menos os nossos olhos, por isso, estimulam sensações como relaxamento e conforto.

Luz e sombra
Busque uma luz que venha de cima da sua área de trabalho. É sempre bom ter uma luz em cima da mesa. Preferencialmente um foco entre você e a área de uso da mesa. Se a luz fica atrás de você, ela pode ser o mais forte que for que sempre irá gerar sombra para sua área de trabalho.

E para quem precisa de mais luz, com o mesmo formato do bulbo normal, existem as lâmpadas de LED de 14 ou 15 Watts, que rendem cerca de 1.500 lúmens e são ótimas para espaços maiores, como galpões.

Toques de cores mais vivas podem ajudar a iluminar ambientes. Ainda mais, flores e plantas podem ajudar nessa tarefa e ainda ajudar a deixar o local mais claro. Nesse sentido, os nuances frias de verde e azul podem ajudar. Observe tons distintos e teste-os em conjunto, mesmo que as combinações pareçam improváveis.

Instale espelhos em pontos estratégicos
Dessa forma, são grandes aliados na hora de ampliar um espaço pequeno ou iluminar um ambiente fechado. Quando instalados na cabeceira da cama, por exemplo, eles ampliam a visão horizontal de todo o espaço, trazendo além de maior claridade, uma sensação de conforto e bem-estar.

Use sempre o branco ou outros tons neutros para tornar a cozinha um ambiente mais agradável para o seu dia a dia. Caso você goste de ambientes modernos, você também pode ter uma cozinha na cor marsala.