Qual o tipo de hérnia mais perigosa?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.2 / 5 3 votos

A hérnia inguinal encarcerada pode levar a uma situação muito mais grave, que se chama hérnia inguinal estrangulada. Neste caso o intestino ou outro órgão existente dentro da hérnia pode morrer, se o doente não for operado rapidamente.

Principais sintomas da hérnia inguinal
No caso da hérnia encarcerada ou estrangulada (estágio grave), os sintomas mais frequentes são: Dor intensa na região da hérnia; Inchaço na região inguinal; Endurecimento da protuberância com ou sem vermelhidão local.

O paciente que têm indicação cirúrgica e deixa de realizar o tratamento para hérnias abdominais pode sofrer complicações como o encarceramento e o estrangulamento. Nos casos dessas complicações o paciente geralmente tem a indicação de cirurgia de emergência, o que sempre está associado a maiores riscos.

Mas toda hérnia necessita de cirurgia? Sim, toda hérnia inguinal e incisional deve ser operada, a não ser que o paciente tenha menos de 5 anos de idade ou possua contraindicações para o procedimento. As hérnias não somem por conta própria. Todas as hérnias tendem a piorar com o passar do tempo e causar problemas.

As dores relacionadas às hérnias abdominais costumam ser piores durante esforços físicos, como levantar objetos pesados ou ficar durante muito tempo em pé, ou quando a parede do abdômen é contraída rapidamente durante o esforço para evacuar ou tossir.

As cirurgias de emergência estão relacionadas às complicações, segundo Gustavo Soares. “É o encarceramento e o estrangulamento da hérnia, sendo o segundo o mais perigoso podendo causar gangrena e até levar à morte”, alertou.

A cirurgia de hérnia inguinal, assim como qualquer intervenção cirúrgica, incide em riscos. Os mais comuns são: infecção, seromas, hematoma, dor e a recorrência ou recidiva da hérnia.
...
Possíveis complicações da cirurgia de hérnia na virilha

  • Hematomas;
  • Seromas;
  • Dor;
  • Recorrência ou recidiva da hérnia.

Atualmente a cirurgia pode ser feita de duas formas. Uma delas é feita com anestesia raquidiana (um bloqueio dos nervos) combinado com uma incisão na virilha ou no abdome com a colocação das telas especiais, para que haja o fechamento do defeito e o reforço dos tecidos. Outro método é utilizando a laparoscopia.

A hérnia com largura inferior a 5 cm é considerada pequena, entre 5 e 10 cm grande, de 10 a 15 cm muito grande e acima desse valor gigante14.

Para o correto tratamento de uma hérnia é recomendado ao paciente procurar um cirurgião do aparelho digestivo, denominado popularmente como um médico especialista em hérnia, ou cirurgião geral.

O paciente com hérnia deve estar atento a alguns sintomas. “Entre eles dor intensa e aumento de volume mais acentuado no local da hérnia. Ainda sintomas de obstrução do intestino, vômitos e distensão abdominal podem estar presentes.

Normalmente, as pessoas referem-se à hérnia toda vez que sentem dor no baixo abdômen após levantarem algum peso. Na maioria dos casos, porém, não se trata de hérnia já que sua principal característica é a ocorrência de inchaço. Se perceber inchaço no abdômen, acompanhado ou não de dor, procure assistência médica.

Ocorre na linha média do abdômen, acima do umbigo, e são, geralmente, pequenas. Alguns pacientes desenvolvem mais de uma hérnia epigástrica por vez. Essas hérnias geralmente não causam sintomas além de dor na parte superior da barriga.

A cirurgia dura em torno de 40-60 minutos se for unilateral tendo acréscimo de 30min se for bilateral.

hernia umbilical 1,2 cm tem que operar? Sim, as hérnias são doenças cirúrgicas, a princípio todas. À disposição!