Qual o tipo de fisioterapia para tenossinovite?

Perguntado por: emello4 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

Entre as terapias para tratamento da Tenossinovite de Quervain encontra-se a Fisioterapia com recurso a ultra-som, electroterapia, mobilização articular, alongamentos, massagem, exercícios de fortalecimento e agentes físicos (gelo).

A Fisioterapia tem como um dos recursos a eletroestimulação, onde essa intervenção atua diretamente como fator adjuvante nos tratamentos agudos. Um evento agudo que ocorre comumente, é a inflamação, um conjunto de reações geradas pelo organismo em resposta a uma agressão sustentada.

O tratamento fisioterapêutico para tendinite pode ser feito através de recursos, como ultrassom ou bolsas de gelo, massagens e exercícios de alongamento e fortalecimento muscular para aliviar a dor e a inflamação do tendão afetado e para manter o movimento e a força do membro afetado.

Para o diagnóstico e tratamento da tendinite o médico reumatologista é o mais indicado.

Gelo. Fazer compressa de gelo também pode ser indicado no tratamento da tendinite nas mãos. O objetivo principal é diminuir a dor e o inchaço, sintomas comuns da tendinite. As compressas podem ser feitas de três a quatro vezes por dia, conforme orientação médica.

A tenossinovite aguda geralmente dura alguns dias. Às vezes torna-se crónica e só cura após semanas ou meses.

A tendinite é a inflamação de um tendão. A tenossinovite é a tendinite acompanhada por uma inflamação da cobertura protetora sobre o tendão (bainha do tendão). Nem sempre se conhece a causa. Os tendões ficam doloridos, especialmente quando são movimentados, e algumas vezes inchados.

Quem tem Tendinite pode ter direito a receber o Auxílio-Acidente de até 50% a mais no salário. A L.E.R (lesão por esforço repetitivo), também conhecida como Tendinite, trata-se de uma doença que tem a sua origem no trabalho. Como o próprio nome sugere, é a inflamação dos tendões provocada pelo movimento repetitivo.

A fisioterapia motora deve ser realizada de 2 a 3 vezes na semana, em dias intercalados. O número de repetições, bem como a intensidade dos exercícios e duração da sessão, dependerá do quadro clínico do paciente. Exercícios domiciliares diários também são orientados pelo fisioterapeuta, principalmente os alongamentos.

Recursos em fisioterapia

  • Crioterapia. Utilização do frio para tratamento local ou geral do corpo. ...
  • Electroterapia. É um tratamento com um aparelho de electroterapia utilizando a corrente eléctrica. ...
  • Fototerapia. ...
  • Hidroterapia. ...
  • Massoterapia. ...
  • Mecanoterapia. ...
  • Cinesioterapia respiratória. ...
  • Termoterapia.

Técnicas da fisioterapia estética para auxiliar na qualidade de...

  1. Massoterapia. A massoterapia consiste em aplicar de forma manual ou por meio de aparelhos manobras e massagens no tecido corporal. ...
  2. Eletroterapia. ...
  3. Ultrassom. ...
  4. Drenagem Linfática. ...
  5. Peeling. ...
  6. Endermologia. ...
  7. Eletrolipólise.

Investir em exercícios excêntricos é a melhor saída para fortalecer os tendões. Há até um estudo apontam que agachamentos excêntricos em declive numa perna só podem até curar tendinite patelar, que atinge muitos atletas e quem pratica movimentos bruscos na hora do treino.

Por isso, para fortalecer os tendões e ligamentos, aposte em exercícios excêntricos, como rosca direta excêntrica, agachamento e qualquer outro exercício que coloque uma carga no complexo músculo-tendão durante a fase excêntrica.

A média de sessões necessárias para o paciente começar a sentir os efeitos do tratamento é de 3 sessões, dependendo da frequência utilizada, pode variar de 20 a 30 minutos.

Paracetamol ou medicamentos anti-inflamatórios (por exemplo, ibuprofeno) Injeção de corticoide no compartimento do tendão (a resposta varia, mas costuma ter bons resultados a longo prazo).

Diagnóstico da tendinite e tenossinovite
Pode-se fazer RM ou ultrassonografia para confirmar o diagnóstico, descartar outras doenças e detectar rupturas e inflamação dos tendões.

Sim, a tendinite pode dar direito ao afastamento pelo INSS, desde que o trabalhador esteja incapacitado para suas atividades. Essa incapacidade pode ser temporária ou permanente e será isso que irá definir o tipo de benefício que o INSS irá fornecer ao segurado.

Calor e frio
Essa é uma boa forma de aliviar os sintomas de dor e inchaço no local afetado. Trata-se da aplicação de uma bolsa de gelo ou de água quente na região. Vale ressaltar que, quando for fazer o uso do gelo, não aplicá-lo diretamente sobre a pele, pois isso pode ocasionar queimaduras.