Qual o tipo de exame para detectar meningite?

Perguntado por: emoraes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

Se o médico suspeita de meningite, solicita a coleta de amostras de sangue (Hemocultura e soro) e líquido cerebroespinhal (líquor). O laboratório, então, analisa as amostras para detectar o agente que está causando a infecção.

Sintomas da meningite bacteriana

  1. febre alta;
  2. rigidez da nuca;
  3. forte dor de cabeça;
  4. náuseas;
  5. dor no pescoço;
  6. manchas vermelhas na pele (característica apresentada na meningite meningocócica).

No exame de hemograma é possível observar uma leucocitose significativa, principalmente nas bacterianas, e nas virais sendo observado aumento em fase aguda, em alguns casos, lembrando que o diagnóstico definitivo é feito com a análise do líquor.

Sintomas: As meningites provocadas por vírus costumam ser mais leves e os sintomas se parecem com os das gripes e resfriados. A doença ocorre, principalmente, entre as crianças, que têm febre, dor de cabeça, um pouco de rigidez da nuca, falta de apetite, irritação.

A meningite é caracterizada por um processo inflamatório das meninges, membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal. É causada, principalmente, a partir da infecção por vírus ou bactérias; no entanto, outros agentes etiológicos também podem causar meningite, como fungos e parasitos.

Se o indivíduo é vacinado se protege e ainda protege outras pessoas, pois não se torna portador da doença e não transmite”, afirma Robério Leite, infectologista pediátrico do Hospital São José (HSJ), do Governo do Ceará.

O sinal mais comum de meningite é febre alta, presente em mais de 95% dos pacientes. Nos pacientes idosos, pode não haver febre, mas sim hipotermia, com temperatura axilar abaixo dos 36ºC. Outro sinal frequentemente presente é a rigidez de nuca, que ocorre em cerca de 90% dos casos.

Meningite é a inflamação das meninges, revestimento ao redor do cérebro e da medula espinhal. Os sintomas da meningite podem ser bastante característicos, como dor de cabeça intensa, febre, manchas vermelhas pelo corpo e vômitos.

Onde dói a cabeça na meningite? A dor de cabeça na meningite é caracterizada por uma dor intensa por todo o crânio. O que difere de uma dor comum é que na meningite a dor passa a ser mais forte e pode vir acompanhada de rigidez na nuca e dificuldade de abaixar a cabeça.

1ª escolha: Ceftriaxone 2g EV de 12/12h; 2ª escolha: Ampicilina 2g EV de 4/4h + Ceftriaxone 2g EV de 12/12h.

Meningite pode ser causada por vírus ou bactérias. A diferenciação só pode ser feita por exames, em especial a coleta de líquido da medula espinhal (punção lombar). MENINGITE VIRAL: é a forma mais comum e mais leve da doença e frequentemente acomete crianças pequenas e bebês, especialmente no primeiro ano de vida.

“Em casos raros, a sinusite, quando não tratada corretamente, pode evoluir para uma meningite bacteriana, que é uma inflamação aguda das membranas que recobrem a medula e o cérebro.

A meningite meningocócica, também chamada de doença meningocócica, é uma das formas mais graves da meningite bacteriana e pode levar à morte em menos de 24 horas.

Há três tipos de meningite, a meningite viral, a meningite bacteriana e a meningite fúngica.

As baixas temperaturas do inverno costumam ser um convite a aglomerações. Com frio, a tendência é de que as pessoas busquem refúgio em ambientes fechados e lotados. O problema é que alguns intrusos podem acabar dividindo o espaço.

Dor de cabeça intensa e dificuldade de encostar o queixo no peito pela rigidez no pescoço são sinais clássicos de meningite e a pessoa que apresentar esses sintomas deve apressar-se em buscar atendimento médico.

Geralmente, as bactérias que causam meningite bacteriana se espalham de uma pessoa para outra por meio das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. Já outras bactérias podem se espalhar por meio dos alimentos, como é o caso da Listeria monocytogenes e da Escherichia coli.

Em comparação, a rigidez na nuca devido à irritação meníngea afeta principalmente a flexão do pescoço; assim, o pescoço geralmente pode ser girado, mas não pode ser flexionado.

As meninges são as membranas que envolvem todo o sistema nervoso central. A meningite ocorre quando há alguma inflamação desse revestimento. A meningite é uma doença que pode ser confundida com a gripe, mas as sequelas são graves e ela pode até matar.