Qual o tipo de emulsão da maionese?

Perguntado por: esilva . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 5 votos

Assim como acontece no molho holandês e no vinagrete, a maionese é também uma emulsão de gordura (óleo) e água (ácido de vinagre ou limão).

Além da lecitina, na fabricação industrial da maionese também se adiciona mais emulsificante e energia (batendo no liquidificador). Dessa forma, a maionese fica cremosa e homogênea.

Alguns exemplos de emulsões são o leite, margarina, manteiga, cremes e loções hidratantes, medicamentos, protetor solar. A titulo de curiosidade, os produtos chamados oil free (livres de óleo) são emulsões formadas por polímeros emulsificantes.

Entre os ingredientes está o aditivo Butil Hidroxianisol (BHA), usado como antioxidante que ainda tem sua segurança discutida. Entre eles, está o aditivo Butil Hidroxitolueno (BHT), outro aditivo que também é usado para prevenir a decomposição de óleo e gordura.

O emulsificante atua como estabilizante, tornando duas substâncias que originalmente não se misturam como compatíveis, assim como água e azeite, fazendo com que a mistura se torne uniforme, lisa e agradável ao paladar. Já a liga neutra é um pó fino de cor pálida, e não traz nenhum aroma ou sabor a receita.

A maionese é classificada como emulsão cremosa. Emulsões são preparações obtidas pela dispersão de duas fases imiscíveis. Qualquer substância capaz de ajudar a formação de uma mistura estável de duas substâncias anteriormente imiscíveis é denominada emulsificante.

A emulsão cárnea, também chamada de “batter cárneo”, pode ser descrita como a mistura finamente fragmentada ou cominuída de proteínas musculares, partículas de gordura, água, sal e outros aditivos que resultam em massa homogênea.

Alguns importantes agentes emulsificantes são os sabões, detergentes, goma arábica, saponinas, óleos sulfonados, lecitinas, proteínas entre outros (JAMIESON, 1932; BASF, 2004). Em alimentos, as emulsões apresentam duas fases: óleo e água.

Lecitina – Do ponto de vista da tecnologia de alimentos, os fosfolipídios são uma das principais classes de emulsificantes e de maior funcionalidade e utilização na indústria.

  • LECITINA DE SOJA.
  • ÉSTER DE GLICEROL ALIMENTÍCIO.
  • GOMA-XANTANA.
  • GOMA-GUAR.
  • GOMA-CARRAGENA (carragena) (carragenina)
  • ALGINATO.

Uma verdadeira delícia! Andando sempre juntos, a liga neutra e o emulsificante se aliam para fazer o sorvete perfeito. Já foi falado neste artigo sobre o poder da liga neutra de evitar cristais de gelo e manter por mais tempo a estrutura da sobremesa.

Emulsificantes comuns na culinária incluem a gema de ovo (em que a proteína lecitina é o emulsionante), manteiga (a proteína caseína é o que faz funcionar a emulsão), queijo, mostarda, mel, extrato de tomate, ketchup, missô e pasta de alho.

As emulsões são classificadas pelo "tempo" de ruptura e são assim definidas, rápida, média ou lenta, sendo a nomenclatura obedecida: RR – emulsão de Ruptura Rápida; RM – emulsão de Ruptura Média; RL – emulsão de Ruptura Lenta.

Emulsão é um sistema heterogêneo que consiste em pelo menos um líquido imiscível disperso em outro na forma de gotículas.

Emulsão: coloide formado pela dispersão de um líquido em outro líquido. Exemplos: maionese, creme chantili. A maionese é uma emulsão: óleo disperso na gema de ovo. Espuma: esse tipo de coloide é formado por um gás disperso em meio sólido ou em meio líquido.

Continuar lendo Como criar uma emulsão?