Qual o tipo de empresa terceirizada?

Perguntado por: rgaspar . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

serviços de limpeza e conservação. recepção e portaria. jardinagem. segurança.

Desde 2017, qualquer atividade pode ser terceirizada, em qualquer setor, seja ela atividade-meio ou fim. Mas, há uma única exceção: as atividades de vigilância e transporte de valores não podem ser terceirizadas. Neste caso é obrigatória a contratação CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Quais são os serviços mais terceirizados?

  1. 1 - Limpeza. A limpeza é o serviço mais comum terceirizado pelas empresas, pois oferece diversas vantagens para a contratante. ...
  2. 2 - Segurança. ...
  3. 3 - Manutenção.

E é por isso que podemos dizer que o funcionário terceirizado possui os mesmos direitos garantidos pela CLT dos que trabalham com carteira assinada.

Enquanto no Trabalho Temporário a ETT disponibiliza trabalhadores para a empresa utilizadora, na Terceirização a intermediação é feita de empresa para empresa. Neste caso, trata-se de um tipo específico de serviço, executado por organizações e pessoas especializadas e com prazo indeterminado.

A terceirização acontece quando uma empresa passa a responsabilidade da realização de algum serviço para outra organização. Em um acordo como esse, está prevista a entrega de um trabalho em que os colaboradores não têm vínculo empregatício com a empresa contratante, apenas com a contratada.

Funciona assim: a contratante possui uma demanda por um serviço especializado, que pode ser de consultoria, manutenção, serviços, etc. O contrato é feito com base no serviço, entre duas pessoas jurídicas – a contratante e a prestadora.

Empresa prestadora de serviço é aquela que executa atividades contratadas por pessoas físicas ou jurídicas.
...
Exemplos de empresas prestadoras de serviços:

  • Marketing digital.
  • Conserto de computadores.
  • Reparos de eletrodomésticos.
  • Contabilidade.
  • Assessoria de imprensa.
  • Banho e tosa.
  • Limpeza e dedetização.

O salário e as verbas do trabalhador terceirizado são pagos pela empresa que o contrata seguindo o regime CLT. Assim também é a responsabilidade sobre o pagamento de 13º, férias, licença maternidade ou paternidade, aviso prévio, repouso remunerado, recolhimento de FGTS.

Hoje, qualquer atividade poderá ser terceirizada, incluindo a atividade-fim da empresa. Não há mais dúvida pois a própria Lei agora prevê essa possibilidade: “Art. 4o-A.

A terceirização nada mais é do que a contratação de empresas ou profissionais autônomos para a realização de atividades específicas. Na verdade, atribuir tarefas a um terceiro é uma forma de atender necessidades diversas sem se sobrecarregar. Dessa forma, você economiza tempo e dinheiro em contratações e treinamento.

O trabalhador que é contratado de forma terceirizada também tem direito a receber férias, 13º salário, aviso prévio, licença maternidade e paternidade, repouso semanal remunerado e depósitos do FGTS.

A Reforma Trabalhista entrou em vigor trazendo vários pequenos avanços, entre eles a autorização da terceirização da atividade-fim da empresa. Ou seja, agora é possível terceirizar a operação principal da empresa com todo amparo legal.

No caso de empregado terceirizado, as empresas tomadora e prestadora estariam ambas responsáveis pela reparação do dano. Já a responsabilidade subsidiária é aquela em que a lei impõe que seja seguida uma ordem de cobrança dos devedores.

Atualmente, o Código Civil prevê que o contrato de prestação de serviços não pode ter duração superior a quatro anos. Após esse prazo, o contrato é encerrado, ainda que seja para a execução de uma obra, por exemplo.

R$ 1.588,00

Hoje quem trabalha como Temporário ganha em média um salário de R$ 1.588,00.

Nesse caso, são feitos dois tipos de contratos: um entre o trabalhador e a empresa de trabalho temporário (que contrata o funcionário e o coloca à disposição para a organização que precisa do serviço) e outro entre a empresa de trabalho temporário e a tomadora do serviço.

Terceirizar atividades que não fazem parte dos seus processos principais de negócios é, em geral, mais econômico. Dessa maneira, você economizará recursos, evitará problemas e gastará sua energia trabalhando na estratégia e no planejamento de longo prazo da sua atividade-fim.

Diferença entre contratação direta e terceirização
Ao passo que a contratação direta é uma escolha mais estável e segura, a terceirização é mais flexível e menos custosa. Existem vantagens e desvantagens entre as duas opções e vamos expor cada uma delas agora.

Por exemplo, a empresa não tem custos de recrutamento e seleção de profissionais, pois a empresa terceirizada encaminha colaboradores para realizar o serviço. Também não há o custo de treinamento, pois a empresa de terceirização realiza a capacitação e/ou contrata profissionais experientes.

Empresa prestadora de serviço é aquela que oferece atividades que podem ser contratadas por pessoas físicas ou jurídicas.